Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Retrospectiva: os negócios e as tecnologias que marcaram 2023 (e o que esperar em 2024)

ChatGPT termina mais uma vez em alta

Retrospectiva: os negócios e as tecnologias que marcaram 2023 (e o que esperar em 2024)

(Imagem: reprodução LuzIA)

, Jornalista

6 min

26 dez 2023

Atualizado: 26 dez 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Efervescência. Daria para definir os negócios de tecnologia em 2023 desta forma. Depois de um período de incubação, os projetos de tecnologia ganharam destaque internacional com ideias inovadoras, populares e de baixo custo de produção. 

Por isso, os especialistas garantem que o próximo ano vai superar em entregas inovadoras. 

“Se 2023 foi o ano da eficiência, 2024 será o ano da mudança, onde todos nós seremos obrigados a nos adaptar em um ritmo mais acelerado frente ao novo que irá chegar”, afirma Jorge Bosch, head de tecnologia da Startse.

ChatGPT da OpenAI (foto: Getty Images)

OpenAI

A bola de prata, o troféu de ouro e todas as outras medalhas ficaram com o ChatGPT, que modificou o pensamento geral da população mundial em perceber uma construção simples, mas igualmente potente para o suporte e relacionamento de qualquer empresa. 

Um chatbot, ou seja, uma página de interação de perguntas, que alcança soluções de treinamento, de conteúdo e até para outros cenários como bench. 

“O ChatGPT vai ser o precursor do movimento muito maior em inteligência artificial, a partir de agora, é o nome do jogo. Até porque é uma tecnologia horizontal, não é uma tecnologia vertical”, diz Sandro Magaldi, professor e palestrante do Executive Program, imersão para grandes executivos e executivas, realizada pela StartSe.


Realidade aumentada da Apple

Apple não ficou só no camarote. Arriscou-se mais uma vez e entrou para a história ao  construções de realidade ampliada. 

“Impressionou a todos com a apresentação da sua solução para realidade aumentada/virtual, o Apple Vision Pro. Sem citar a palavra metaverso, posicionou o produto como o primeiro spatial computer e deverá ter o início das suas entregas acontecendo no primeiro semestre do ano que vem”, garante Bosch. 

Prejuízos para as startups

Vimos também a 3ª maior quebra de um banco nos EUA com o colapso do Silicon Valley Bank (SVB), o que impactou o caixa de diversas startups que precisaram recorrer a investidores e até mesmo a empréstimos para manterem suas operações rodando enquanto as autoridades atuavam para normalizar a situação”, diz Bosch.

Nova logo do Twitter será apenas um X (Imagem: reprodução)

Fim do Twitter, e bem-vindo X

Polêmico e altamente engajado, se fosse uma pessoa, certamente seria alguém libertário, que precisa ter sempre algo a dizer. Neste ano, vimos o fim do Twitter, após a compra de Elon Musk, e as mudanças recentes do mercado. 

A nova marca coroou uma série de mudanças promovidas pelo Musk após a aquisição da plataforma, como por exemplo, alterações nas políticas da plataforma, a possibilidade dos criadores de conteúdo monetizarem suas publicações e claro, a reestruturação feita em todos os times da empresa”, diz Bosch

Sou LuzIA, Inteligência Artificial que pode ser usada no WhatsApp (Imagem: divulgação)

LuzIA

Ponto para a IA novamente, agora, em um contexto brasileiro. A tecnologia ganhou versão aplicada para o WhatsApp transcrevendo áudio, criando imagens e atuando no planejamento de tarefas. 

Outras iniciativas

Em 2023, vimos startups virarem unicórnios, tivemos mudanças políticas e financeiras no mundo, usos de QR Code de forma popularizada, a tecnologia nas empresas sempre mais democratizadas. 

“Acompanhamos o desenrolar da batalha entre Microsoft e Google pela soberania dos assistentes inteligentes tendo de um lado o Copilot e do outro o Duet, e, também, diferentes estratégias sendo exploradas pelas outras big techs, com a Meta apostando forte em soluções open source e a Amazon com o Q que é voltado especificamente para empresas” afirma Bosch.

Por que importa?

É importante relembrar as principais movimentações, não só no mercado da tecnologia, para criar planejamentos mais assertivos e conectados com outras áreas da empresa.

Entender para onde o mercado está indo, quais técnicas e ferramentas tem visto, auxilia na compreensão de que o futuro já começou.

“A minha expectativa é de um moderado otimismo. Eu creio que 2024 tende a ser um ano bem interessante de consolidação de muito do que foi desenvolvido num contexto um pouco mais estável”, afirma Magaldi.

Leitura recomendada

Faça 3 dias de imersão ao lado de grandes executivos para você dominar novos modelos de gestão, negócios e tecnologias que estão revolucionando o mercado. Saiba mais sobre o Executive Program!

Para empresas

Transforme conhecimento em resultado. Com os experts da StartSe você encontra o assunto certo  e o formato ideal para abrir o novo capítulo de aprendizado e prática na sua empresa. Saiba mais!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Simone Coelho é jornalista com especialização em roteiro e storytelling. Começou a sua carreria no mercado editorial escrevendo sobre temas variados, mas durante anos trabalhou também no mercado empresarial, com a construção de conteúdos segmentados e treinamentos. Hoje, divide o seu tempo entre os dois cenários e segue apaixonada pela escrita.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!