Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA
Ver todosCertificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação
Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo
NOVO
As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio
Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada
Emissora fez uma ação especial no Big Brother Brasil 2022, programa de maior audiência da rede de televisão, em que 2 participantes tiveram experiência no metaverso. Entenda!
, jornalista
7 min
•
25 abr 2022
•
Atualizado: 4 jan 2023
Por Sabrina Bezerra
Ser precoce, no mundo dos negócios, é quase um sinal de sucesso — e a Globo sabe disso. Na semana passada, enquanto você curtia o Carnaval, a emissora fez uma ação especial no Big Brother Brasil 2022, programa de maior audiência da rede de televisão, em que 2 participantes tiveram experiência no metaverso.
A inovação é uma das apostas para o futuro em todo o mundo, e depois do posicionamento de Mark Zuckerberg, uma onda de empresas passaram a adotar — ainda que de forma precoce — o metaverso no negócio.
Era de se esperar que a Globo fizesse o mesmo, já que a companhia teve um prejuízo de R$ 173 milhões em 2021 e, apesar de parecer ruim, o digital tem ajudado a empresa voltar a crescer. O Globoplay, por exemplo, registrou um crescimento de 33% de assinantes em 2021 em comparação com 2020 e um aumento de 74% na receita líquida (saiba mais no tópico “por que importa”).
Antes de aprofundar a aposta do BBB no metaverso, vamos lembrar o que a inovação significa? Trata-se de uma expressão que diz que a experiência na internet será imersiva e hiperrealista. Na prática, é um universo virtual em que as pessoas podem interagir como se estivessem fisicamente presentes. Como? Uma das formas é por meio de óculos de realidade virtual.
+ Caso você queira entender e dominar o metaverso e outras tecnologias emergentes, clique aqui.
Agora sim, vamos entender o que rolou no reality show em relação ao metaverso. Primeiro, é importante que você saiba que o BBB — seja você fã ou não — é um dos responsáveis pelo aumento de assinantes da plataforma de streaming.
Afinal, a audiência quer acompanhar cada passo e fala dos confinados sem edição. Nas redes sociais, por exemplo, internautas dizem que poderia haver uma inteligência artificial no Globoplay que permitisse rastrear individualmente cada participante. O apetite em vivenciar o reality é grande.
Agora, imagine só: e se o público pudesse acompanhar pelo metaverso — estar, de certa forma — lá dentro? Com certeza pagariam por isso. Tanto os fãs do programa como os inscritos não escolhidos que sonham em participar do BBB (apenas para a edição de 2022 foram 100 mil inscritos). Mas, ao menos, por enquanto isso não é possível. O fato é que a Globo mostrou que está de olho no metaverso para o BBB ao oferecer a experiência para os confinados.
Na quinta-feira (21/04), o diretor do programa José Bonifácio Brasil de Oliveira, mais conhecido como Boninho, comandou uma ação especial com os participantes para contar a programação da emissora em cinema, reality, novela e série.
O participante que escolhesse o tema reality ganharia uma experiência no metaverso, com direito a um acompanhante. Quem ganhou foi Arthur Aguiar, um dos participantes do reality show, e levou Paulo André.
“A gente vai te levar para um outro ambiente, e você vai viajar para um outro mundo completamente diferente. (...) É muito legal. Eu vi a experiência. É a coisa mais louca do mundo. É o futuro!, disse Boninho.
Eles, então, vivenciaram a experiência. Como? Em uma espécie de cidade do BBB no metaverso (veja o vídeo abaixo). Depois, em um bate-papo entre os brothers, Paulo André percebeu que a sua experiência apresentou “bug”. O que deixa ainda mais claro que a novidade da Globo se tratava de um MVP.
Apesar da Globoplay crescer em assinantes e receita, o lucro ainda não chegou. Mas ainda assim, é o investimento nas frentes do digital que tem diferenciado a emissora dos concorrentes — principalmente depois do contrato com a Fórmula 1 não ser renovado e perder os direitos exclusivos na transmissão de partidas de futebol.
No caso do metaverso no BBB, por exemplo, a Globo reforça a sua presença no futuro tecnológico. Já que o uso da inovação já tinha acontecido antes, em outros programas, como o Fantástico.
No reality, é uma forma de familiarizar a audiência com a tecnologia — e quem sabe usá-la nas próximas edições para que o público tenha seu próprio avatar e acompanhe a casa dentro do metaverso. Claro que ainda é cedo para falar se isso vai acontecer, mas seguimos acompanhando o desfecho desta história.
O que você pode aprender com isso? Analisar os dados e, por meio deles, implementar novas tecnologias que façam sentido para o negócio. Como? Fazendo um MVP.
Assuntos relacionados
, jornalista
Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo