Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


BBB no metaverso: entenda a estratégia da Globo

Emissora fez uma ação especial no Big Brother Brasil 2022, programa de maior audiência da rede de televisão, em que 2 participantes tiveram experiência no metaverso. Entenda!

BBB no metaverso: entenda a estratégia da Globo

, jornalista

7 min

25 abr 2022

Atualizado: 4 jan 2023

Por Sabrina Bezerra 

Ser precoce, no mundo dos negócios, é quase um sinal de sucesso — e a Globo sabe disso. Na semana passada, enquanto você curtia o Carnaval, a emissora fez uma ação especial no Big Brother Brasil 2022, programa de maior audiência da rede de televisão, em que 2 participantes tiveram experiência no metaverso.

A inovação é uma das apostas para o futuro em todo o mundo, e depois do posicionamento de Mark Zuckerberg, uma onda de empresas passaram a adotar — ainda que de forma precoce — o metaverso no negócio.

Era de se esperar que a Globo fizesse o mesmo, já que a companhia teve um prejuízo de R$ 173 milhões em 2021 e, apesar de parecer ruim, o digital tem ajudado a empresa voltar a crescer. O Globoplay, por exemplo, registrou um crescimento de 33% de assinantes em 2021 em comparação com 2020 e um aumento de 74% na receita líquida (saiba mais no tópico “por que importa”).

O QUE É METAVERSO?

Antes de aprofundar a aposta do BBB no metaverso, vamos lembrar o que a inovação significa? Trata-se de uma expressão que diz que a experiência na internet será imersiva e hiperrealista. Na prática, é um universo virtual em que as pessoas podem interagir como se estivessem fisicamente presentes. Como? Uma das formas é por meio de óculos de realidade virtual.

+ Caso você queira entender e dominar o metaverso e outras tecnologias emergentes, clique aqui.

BBB faz ação no Metaverso (foto: reprodução)

BIG BROTHER NO METAVERSO?

Agora sim, vamos entender o que rolou no reality show em relação ao metaverso. Primeiro, é importante que você saiba que o BBB — seja você fã ou não — é um dos responsáveis pelo aumento de assinantes da plataforma de streaming. 

Afinal, a audiência quer acompanhar cada passo e fala dos confinados sem edição. Nas redes sociais, por exemplo, internautas dizem que poderia haver uma inteligência artificial no Globoplay que permitisse rastrear individualmente cada participante. O apetite em vivenciar o reality é grande.

Agora, imagine só: e se o público pudesse acompanhar pelo metaverso — estar, de certa forma — lá dentro? Com certeza pagariam por isso. Tanto os fãs do programa como os inscritos não escolhidos que sonham em participar do BBB (apenas para a edição de 2022 foram 100 mil inscritos). Mas, ao menos, por enquanto isso não é possível. O fato é que a Globo mostrou que está de olho no metaverso para o BBB ao oferecer a experiência para os confinados.

COMO FOI A EXPERIÊNCIA DO METAVERSO COM PARTICIPANTES NO BBB

Na quinta-feira (21/04), o diretor do programa José Bonifácio Brasil de Oliveira, mais conhecido como Boninho, comandou uma ação especial com os participantes para contar a programação da emissora em cinema, reality, novela e série.

O participante que escolhesse o tema reality ganharia uma experiência no metaverso, com direito a um acompanhante. Quem ganhou foi Arthur Aguiar, um dos participantes do reality show, e levou Paulo André.

“A gente vai te levar para um outro ambiente, e você vai viajar para um outro mundo completamente diferente. (...) É muito legal. Eu vi a experiência. É a coisa mais louca do mundo. É o futuro!, disse Boninho.

Eles, então, vivenciaram a experiência. Como? Em uma espécie de cidade do BBB no metaverso (veja o vídeo abaixo). Depois, em um bate-papo entre os brothers, Paulo André percebeu que a sua experiência apresentou “bug”. O que deixa ainda mais claro que a novidade da Globo se tratava de um MVP.

Post no Twitter com ação da Globo no Metaverso (foto: reprodução)

POR QUE IMPORTA?

Apesar da Globoplay crescer em assinantes e receita, o lucro ainda não chegou. Mas ainda assim, é o investimento nas frentes do digital que tem diferenciado a emissora dos concorrentes — principalmente depois do contrato com a Fórmula 1 não ser renovado e perder os direitos exclusivos na transmissão de partidas de futebol.

No caso do metaverso no BBB, por exemplo, a Globo reforça a sua presença no futuro tecnológico. Já que o uso da inovação já tinha acontecido antes, em outros programas, como o Fantástico.

No reality, é uma forma de familiarizar a audiência com a tecnologia — e quem sabe usá-la nas próximas edições para que o público tenha seu próprio avatar e acompanhe a casa dentro do metaverso. Claro que ainda é cedo para falar se isso vai acontecer, mas seguimos acompanhando o desfecho desta história.

O que você pode aprender com isso? Analisar os dados e, por meio deles, implementar novas tecnologias que façam sentido para o negócio. Como? Fazendo um MVP.

Aqui, você aprende mais sobre domo preparar a sua empresa para disputar espaço com as que já nasceram ou se tornaram digitais.

Banner newsletter StartSe


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo