Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Metade dos brasileiros teme ser substituído por IA no trabalho

Metade dos brasileiros teme ser substituído por IA no trabalho

Foto: Pexels

, conteúdo exclusivo

4 min

12 jun 2024

Atualizado: 13 jun 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Cerca de 50% dos brasileiros já acreditam que serão substituídos pela inteligência artificial no ambiente de trabalho nos próximos anos. Pelo menos, é o que diz o Monitor de Inteligência Artificial 2024, estudo da Ipsos realizado em 32 países entre 19 de abril e 3 de maio de 2024. 

O resultado coloca o Brasil acima da média global, de 36%, e também no Top 10 do ranking de países, atrás da Tailândia (69%), Indonésia (66%) e Turquia (63%).

Os profissionais já antecipam mudanças relevantes em seus trabalhos: para mais de 60% dos brasileiros, a IA pode mudar sua atual profissão nos próximos cinco anos.

 Embora 56% acredite que o uso da IA em produtos e serviços traz mais benefícios do que desvantagens, quase metade (47%) dos brasileiros admite que o uso desta tecnologia em produtos e serviços os deixa nervosos.

Os países com maior índice de nervosismo com relação ao uso de IA são Irlanda (67%), Nova Zelândia (66%) e Grã Bretanha (64%). Por outro lado, Polônia, China e Japão ocupam as últimas posições da lista, com uma porcentagem de 37%, 34% e 25%, respectivamente. Já os países que melhor avaliam como positivo o uso de IA em produtos e serviços são China (83%), Indonésia (80%) e Tailândia (77%), opostos aos Estados Unidos (39%), Bélgica (38%) e Holanda (36%).

Quanto à compreensão sobre a tecnologia, seis em cada 10 brasileiros asseguram ter um bom entendimento sobre o que é a IA. 

A Ipsos ressalta que o estudo foi realizado em regiões mais urbanas do país. Já os países com menor entendimento sobre o tema são Suiça (57%), Itália (51%) e Japão (44%). 

Quando questionados se sabem quais tipos de produtos e serviços usam inteligência artificial, 57% dos brasileiros afirmaram que sim. China (81%), Indonésia (80%) e Tailândia (69%) lideram o ranking, e o índice global é 52%.

Leitura recomendada

Aprender sobre IA pode diminuir esse receio e te preparar para o futuro. Conheça a formação executiva com foco em implementação de inteligência artificial para líderes extraírem o potencial máximo da maior revolução de gestão e eficiência do século XXI. Saiba mais! 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

O mais conceituado portal sobre startups do Brasil. Veja mais em www.startups.com.br.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!