Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Meta cria seu próprio ChatGPT e passa a apostar em metaverso de forma diferente

A empresa criou a Meta I.A, sua própria inteligência artificial generativa, e irá trazê-la para o Instagram e WhatsApp; apps também poderão ter chatbots de famosos, como Tom Brady

Meta cria seu próprio ChatGPT e passa a apostar em metaverso de forma diferente

Mark Zuckerbeg durante o Meta Connect (Foto: reprodução Meta)

, jornalista da StartSe

4 min

29 set 2023

Atualizado: 30 set 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A inteligência artificial generativa está chegando ao WhatsApp e Instagram. A Meta anunciou a novidade durante o evento Meta Connect 2023. E não para por aí: a empresa também está criando seu próprio estúdio de I.A para que outras companhias desenvolvam seus chatbots. Confira todas as novidades aqui.

A Meta AI, a I.A generativa da Meta, concorrerá diretamente com o ChatGPT da OpenAI e o Bard do Google, por exemplo. Ela será baseada no modelo de linguagem Llama 2 e está em fase de testes. A novidade chegará primeiro aos Estados Unidos.

O que a inteligência artificial mudará no Instagram e WhatsApp? 

Para começar, os bots chegarão com força nas plataformas. Mas não serão bots aleatórios: alguns serão bots de celebridades, que poderão responder rapidamente a perguntas e dar sugestões. Um dos avatares disponíveis será de Tom Brady – e ele falará principalmente sobre esportes.

Outros bots disponíveis serão de criadores de conteúdo – pelo menos os que escolherem criá-los. As I.As serão sancionadas e controladas diretamente por eles.

E a lista de novidades ainda não acabou. A empresa também anunciou o Emu, um algoritmo de geração de imagens para suas plataformas. Os usuários poderão pedir que o Emu crie figurinhas específicas para o WhatsApp, por exemplo.

Metaverso, sim! Mas com inteligência artificial

Vale lembrar que foi no mesmo evento, há dois anos, que Zuckerberg anunciou a mudança do nome do Facebook para Meta e que este seria o novo grande objetivo da companhia.

Agora já sabemos o que rolou: a inteligência artificial substituiu o interesse no metaverso do mercado, mas isso não significa que ele morreu dentro da Meta…

Zuckerberg acredita que a I.A irá ajudar a termos experiências ainda mais realísticas no metaverso – e que o metaverso não será necessariamente um local para ficarmos 100% imersos, mas uma maneira de trazer o mundo digital (incluindo pessoas que estão remotas) para dentro do mundo físico. 

Agora, este novo metaverso parece muito com uma realidade mista… Será que essa nova abordagem fará mais sucesso?

Este texto foi retirado do nosso podcast Agora em 10. Ouça na íntegra:

Leitura recomendada
Se você precisa aprender na prática como usar a Inteligência Artificial, vale participar da mais atualizada Imersão em AI para Negócios do Brasil e aprender estratégias, ferramentas e soluções que vão impulsionar sua empresa e tornar você uma liderança AI de verdade. Confira!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!