Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Mark Zuckerberg aposta em avatar e NFT no Instagram para futuro da Internet

Durante o SXSW 2022, tradicional festival de inovação e tecnologia, o CEO da Meta disse que o metaverso é o futuro – e será construído por mais de uma empresa. Veja os principais pontos da apresentação do executivo!

Mark Zuckerberg aposta em avatar e NFT no Instagram para futuro da Internet

(Foto: Samantha Burkardt / Colaborador via Getty Images)

, jornalista

6 min

16 mar 2022

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Sabrina Bezerra

Mark Zuckerberg não era uma figura esperada no SXSW (South by Southwest), tradicional festival de inovação e tecnologia que acontece em Austin, no Texas. O anúncio foi feito quase que do nada: cerca de um dia antes de sua apresentação – que aconteceu de forma online na última terça-feira (15/03).

A pauta, como era de se esperar, foi focada no metaverso. Sim, o CEO da Meta – antigo Facebook Inc. – ignorou as críticas à empresa e reforçou por que estava ali: para falar sobre o futuro da internet.

E afinal, quais são as visões do executivo sobre o tema? Confira abaixo.

METAVERSO: UMA CONSTRUÇÃO DE VÁRIAS EMPRESAS

Se durante o anúncio da aposta da big tech no metaverso deu a entender que a empresa apostaria todas as fichas para criar e ser líder no novo universo, com a nova fala de Zuckerberg durante o SXSW mostra que não é bem assim. Isso porque, o executivo disse que o metaverso não é algo que será construído apenas por uma única empresa, e sim por várias. “Nosso objetivo é basicamente ajudar a construir algumas das tecnologias de base para dar vida ao metaverso. No entanto, outras companhias também vão ajudar com diferentes experiências”, afirma ele.

Metaverso em proposta da Meta (foto: divulgação)

AVATARES

Para Zuckerberg, os avatares usados atualmente em plataformas de videochamada ainda são simples. Para o futuro ele espera que, por meio do uso de óculos especiais, os avatares sejam ainda mais reais a ponto de reproduzir o mesmo comportamento das pessoas.  Também será possível, por exemplo, “que você vire para o lado durante um encontro no metaverso e sussurre algo para a pessoa ao seu lado – o que hoje não é possível fazer em uma videochamada”, diz. 

Além disso, as pessoas terão mais de um avatar. O que faz sentido com a vida fora do metaverso. Afinal, você com certeza escolhe roupas para diferentes encontros, né? Será assim com os seus avatares.

+ Nova startup Biobots cria influenciadores virtuais e NFT

Avatar de Mark Zuckerberg no Metaverso (foto: reprodução/Meta)

ROUPA VIRTUAL E NFT

E se o assunto é roupa, se prepare: no metaverso – ao menos no longo prazo – Zuckerberg conta que será cunhada como um NFT.  Ele também aproveitou o momento para anunciar que, em breve, os tokens não fungíveis serão parte do Instagram. A ideia é que a rede social permita que os usuários exibam seus NFTs. “Mas ainda existem algumas barreiras técnicas que precisam ser resolvidas antes que isso realmente aconteça”, afirma. A data de lançamento e mais detalhes sobre a novidade não foram anunciados. Mas uma coisa não há de se negar: o executivo está de olho na Web 3.

+ Gucci lança tênis virtual por US$ 12; conheça a tendência de vender roupas digitais

Banner CTA eBook NFT

POR QUE IMPORTA?

As previsões de Mark Zuckerberg reforçam a importância de ficar de olho nas tendências e reinventar (sem apego) o negócio – algo típico de uma Organização Infinita. E, sim, eu sei que o metaverso, por ser algo muito novo, pode assustar você, mas o começo da internet também assustou muitas pessoas e trouxe uma baita revolução. 

Em termos de números, segundo um levantamento do Kantar Ibope Media, 6% dos brasileiros – cerca de 5 milhões de pessoas – que usam a internet já acessam alguma versão do metaverso.

Dito isso, caso você queira aprender mais sobre o assunto, conheça o programa da StartSe “Business Tech Now”. Ele foi desenhado para preparar "líderes não-tech" e aborda sobre inteligência artificial, NFT, metaverso e Web 3. Está demais! E é só clicar aqui para fazer parte da próxima turma.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!