De shampoo em barra a tênis feito com fibra de cogumelos: saiba como as empresas estão inovando para promover um impacto ambiental positivo no mundo.
(Foto: divulgação BOB)
, jornalista
8 min
•
15 jun 2021
•
Atualizado: 8 ago 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Sabrina Bezerra
Loja física feita de resíduos plásticos. Roupas confeccionadas com matéria-prima sustentável. Shampoo em barra. Esses são alguns exemplos de como empresas — pequenas, médias e grandes — estão inovando para promover um impacto ambiental positivo no mundo.
Esse movimento ficou aflorado após a chegada do Pacto Global das Nações Unidas (ONU) — iniciativa global que une empresas e organizações em todo o mundo para atuar em prol de boas práticas trabalhistas, combate à corrupção, direitos humanos e preservação do meio ambiente. Mas não apenas. As inovações vão ao encontro ao novo comportamento do consumidor — em especial a geração Z —, que busca consumir de empresas que apoiam causas como a sustentabilidade. É o que mostra uma pesquisa realizada pela McKinsey.
Além disso, as pessoas que valorizam o propósito de empresas estão dispostas a pagar 35% a mais em itens ecológicos e recicláveis, segundo outro levantamento sobre tendências globais de consumo feito pela IBM em parceria com a NRF (National Retail Federation). O tema também faz parte da pauta ESG. Mas afinal? Como as empresas estão investindo em tecnologia para inovar e oferecer produtos com menos impacto ambiental?
A marca de beleza O Boticário tem investido em loja sustentável. A empresa inaugurou, em dezembro de 2020, um espaço físico de 33m² construído com cerca de três toneladas de plástico reciclado — considerando paredes e piso. Dentro do local, além dos produtos, tem o Boti Recicla. Trata-se de um coletor de descarte de embalagens de cosméticos vazias. E para onde elas vão? Para a reciclagem e são reutilizadas em outros setores do Boticário em todo o Brasil, como por exemplo, em objetos de decoração.
A companhia também tem investido em produtos veganos (sem componentes de origem animal); cruelty free (sem testes em animais) são desenvolvidos em mais de cinquenta métodos alternativos, como a pele 3D, por exemplo; e a Fundação Grupo Boticário, que destina 1% da receita líquida anual para ações de cuidado ao meio ambiente.
No mundo da moda, a Adidas lançou o Mylo, tênis sustentável feito com couro de cogumelo. O material foi desenvolvido em parceria com o laboratório de biotecnologia Bolt Threads. “Trata-se de um grande passo em nosso objetivo em encerrar o uso de resíduos plásticos. Como Planeta, devemos aprender a trabalhar com a natureza, e não contra ela. E colocar todos os nossos esforços para encontrar soluções inovadoras”, diz em nota Amy Jones Vaterlaus, chefe global de futuro da Adidas.
O movimento também chama atenção de pequenas e médias empresas. É o caso da B.O.B (Bars Over Bottles), marca de cosmético nativa digital que oferece itens em barra — com o objetivo de reduzir o uso de plástico no meio ambiente. Fundada em 2019 por Andreia Quercia e Victor Falzoni, amigos de infância que decidiram empreender com o propósito de ajudar as pessoas a gerar menos impacto ao meio ambiente.
“Vimos que é um universo a ser explorado. Decidimos mergulhar nesse tema e criamos a marca”, conta Andreia em entrevista à StartSe. A empresa vende shampoo, condicionador e limpador facial. E, em exclusividade à StartSe, eles contaram que em breve será lançado o sabonete. “Mas teremos outros produtos”, conta a executiva em tom de suspense. Pergunto quais. Ela diz: “Imagine que é possível ter toda a sua rotina de higiene pessoal em barras ao invés de garrafas." No entanto, não pode contar (ainda). Vamos continuar acompanhando por aqui. Falzoni completa dizendo que a empresa faz parte “do movimento banheiro sem plástico."
No último ano, segundo Falzoni, a empresa faturou R$ 20 milhões. “E o tíquete-médio é de R$ 110”, diz ele. Tamanho sucesso veio da internet e o investimento de “horas sem dormir e muito trabalho”, afirma o empreendedor. Ele finaliza dizendo que o futuro do mercado de beleza será cada vez mais sustentável. “As novas gerações estão mais preocupadas com o consumo e com a cadeia de suprimentos. É uma geração diferente e traz o reflexo da mudança”, conta.
Sua concorrente não vai esperar você fazer um MBA de 2 anos. Você não tem tempo para perder e deixar de tomar decisões HOJE que vão definir o futuro do seu negócio. Conheça o StartSe Executive Program, uma Formação Executiva que te prepara para o Agora. Ele é indicado para você que precisa reconstruir novos modelos, e quer aprender e se preparar para reinventar sua empresa com mais velocidade rumo à inovação.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!