Sobre NósPara Você
Para EmpresasConteúdos
Eventos
Game Changers

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Eventos

Jornadas de conhecimento fomentando o aprendizado dinâmico e inovador em diversos formatos e intensidades

Ver todos

Ainda não temos eventos programados. Mas estamos preparando encontros repletos de inovação para você!

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Artigos
Inovação

Conheça as marcas que investem em sustentabilidade

De shampoo em barra a tênis feito com fibra de cogumelos: saiba como as empresas estão inovando para promover um impacto ambiental positivo no mundo.

Conheça as marcas que investem em sustentabilidade

(Foto: divulgação BOB)

8 min

15 jun 2021

Atualizado: 30 nov 2022

Por Sabrina Bezerra

Loja física feita de resíduos plásticos. Roupas confeccionadas com matéria-prima sustentável. Shampoo em barra. Esses são alguns exemplos de como empresas — pequenas, médias e grandes — estão inovando para promover um impacto ambiental positivo no mundo. 

Esse movimento ficou aflorado após a chegada do Pacto Global das Nações Unidas (ONU) — iniciativa global que une empresas e organizações em todo o mundo para atuar em prol de boas práticas trabalhistas, combate à corrupção, direitos humanos e preservação do meio ambiente. Mas não apenas. As inovações vão ao encontro ao novo comportamento do consumidor — em especial a geração Z —, que busca consumir de empresas que apoiam causas como a sustentabilidade. É o que mostra uma pesquisa realizada pela McKinsey. 

Além disso, as pessoas que valorizam o propósito de empresas estão dispostas a pagar 35% a mais em itens ecológicos e recicláveis, segundo outro levantamento sobre tendências globais de consumo feito pela IBM em parceria com a NRF (National Retail Federation). O tema também faz parte da pauta ESG. Mas afinal? Como as empresas estão investindo em tecnologia para inovar e oferecer produtos com menos impacto ambiental?

Loja sustentável Boticário (Foto: Divulgação Blog Boticário)

A marca de beleza O Boticário tem investido em loja sustentável. A empresa inaugurou, em dezembro de 2020, um espaço físico de 33m² construído com cerca de três toneladas de plástico reciclado — considerando paredes e piso. Dentro do local, além dos produtos, tem o Boti Recicla. Trata-se de um coletor de descarte de embalagens de cosméticos vazias. E para onde elas vão? Para a reciclagem e são reutilizadas em outros setores do Boticário em todo o Brasil, como por exemplo, em objetos de decoração. 

A companhia também tem investido em produtos veganos (sem componentes de origem animal); cruelty free (sem testes em animais) são desenvolvidos em mais de cinquenta métodos alternativos, como a pele 3D, por exemplo; e a Fundação Grupo Boticário, que destina 1% da receita líquida anual para ações de cuidado ao meio ambiente

No mundo da moda, a Adidas lançou o Mylo, tênis sustentável feito com couro de cogumelo. O material foi desenvolvido em parceria com o laboratório de biotecnologia Bolt Threads. “Trata-se de um grande passo em nosso objetivo em encerrar o uso de resíduos plásticos. Como Planeta, devemos aprender a trabalhar com a natureza, e não contra ela. E colocar todos os nossos esforços para encontrar soluções inovadoras”, diz em nota Amy Jones Vaterlaus, chefe global de futuro da Adidas.

Mylo, tênis sustentável feito com couro de cogumelo da Adidas (Foto: divulgação blog Adidas)

O movimento também chama atenção de pequenas e médias empresas. É o caso da B.O.B (Bars Over Bottles), marca de cosmético nativa digital que oferece itens em barra — com o objetivo de reduzir o uso de plástico no meio ambiente. Fundada em 2019 por Andreia Quercia e Victor Falzoni, amigos de infância que decidiram empreender com o propósito de ajudar as pessoas a gerar menos impacto ao meio ambiente. 

“Vimos que é um universo a ser explorado. Decidimos mergulhar nesse tema e criamos a marca”, conta Andreia em entrevista à StartSe. A empresa vende shampoo, condicionador e limpador facial. E, em exclusividade à StartSe, eles contaram que em breve será lançado o sabonete. “Mas teremos outros produtos”, conta a executiva em tom de suspense. Pergunto quais. Ela diz: “Imagine que é possível ter toda a sua rotina de higiene pessoal em barras ao invés de garrafas." No entanto, não pode contar (ainda). Vamos continuar acompanhando por aqui. Falzoni completa dizendo que a empresa faz parte “do movimento banheiro sem plástico."

No último ano, segundo Falzoni, a empresa faturou R$ 20 milhões. “E o tíquete-médio é de R$ 110”, diz ele. Tamanho sucesso veio da internet e o investimento de “horas sem dormir e muito trabalho”, afirma o empreendedor. Ele finaliza dizendo que o futuro do mercado de beleza será cada vez mais sustentável. “As novas gerações estão mais preocupadas com o consumo e com a cadeia de suprimentos. É uma geração diferente e traz o reflexo da mudança”, conta.

Shampoo B.O.B (Divulgação B.O.B)

Sua concorrente não vai esperar você fazer um MBA de 2 anos. Você não tem tempo para perder e deixar de tomar decisões HOJE que vão definir o futuro do seu negócio. Conheça o StartSe Executive Program, uma Formação Executiva que te prepara para o Agora. Ele é indicado para você que precisa reconstruir novos modelos, e quer aprender e se preparar para reinventar sua empresa com mais velocidade rumo à inovação.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo