Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Mais um unicórnio demitindo: Betterfly corta 30

O movimento das startups grandes de “enxugar” suas operações continua rolando

Mais um unicórnio demitindo: Betterfly corta 30

Fonte/Divulgação: Betterfly

Conteúdo exclusivo Startups 

E a mais nova empresa a fazer cortes em seu quadro de funcionários é a Betterfly, unicórnio chileno do segmento de benefícios corporativos. O Startups apurou que cerca de 30 das 100 pessoas da operação foram demitidas – incluindo o country manager, Caio Ribeiro.

Os cortes se concentraram nas áreas de marketing, comercial e no time que estava responsável pelo Xerpay, produto de adiantamento salarial que a Betterfly comprou no ano passado após levantar US$ 60 milhões em uma rodada de série B. Em fevereiro deste ano, a empresa fez a sua série C, na qual foi alçada ao patamar de unicórnio ao captar US$ 125 milhões.

O Startups apurou que a empresa tinha planos de chegar a 150 funcionários no Brasil até o fim do ano, mas vinha enfrentando problemas para se firmar no mercado local. “A empresa investiu bastante no Brasil, fez um evento fechado bem caro [em maio] e uma campanha milionária na Globo, mas mesmo assim não atingiu as metas comerciais. Tudo bem estranho”, disse um ex-funcionário sob condição de anonimato. Um executivo que foi ao evento de lançamento da companhia relatou ter ouvido de funcionários da área comercial que eles não entendiam muito bem o que estavam vendendo.

A Betterfly é uma hrtech com uma pegada de impacto social. O aplicativo tem recursos como telemedicina, psicologia e nutrição, com recompensas pelos hábitos saudáveis ​​dos funcionários das empresas clientes. Os bons hábitos, como caminhar ou meditar, são transformados em doações para causas sociais e ambientais, e no aumento do prêmio de um seguro de vida. No Brasil, a companhia tem acordos de distribuição com a Icatu e a Chubb.

O Startups apurou que,o corte dos funcionários acontecido na quinta-feira da semana passada, mas se deu de uma forma pouco condizente com a linha de negócios da Betterfly. “O problema não é o layoff, talvez este seja só mais um. Mas a maneira como foi. As pessoas foram perdendo seus acessos antes de serem comunicadas e começaram pelo WhatsApp a perguntar se tinha algo errado com seus logins até que começaram a vir as notícias de desligamentos. Foi bem duro para uma empresa de RH. Esperávamos mais profissionalismo”, disse um dispensado.

Não há relatos de corte em outras operações da companhia. A Betterfly está presente no México, Colômbia, Argentina, Peru, Equador, Panamá e Costa Rica. Em julho, anunciou a compra da Flexoh para desembarcar na Europa e disse que planejava estrear nos EUA em 2023.

Saída do Country Manager

Possivelmente o anúncio mais curioso do corte seja a saída do country manager Caio Ribeiro, que foi contratado pela companhia em fevereiro para coordenar a estratégia de expansão da marca no país. Entramos em contato com o executivo para falar sobre o assunto, mas não obtivemos retorno até o fechamento desta matéria. Em seu perfil no LinkedIn, ele não alterou o status e mantém sua ligação com a hrtech.

Outros funcionários já mudaram seus status, acusando a saída da companhia. O Startups apurou que os profissinais estão impedidos de divulgar detalhes da movimentação em função de uma cláusula de confidencialidade (NDA) assinada por eles.

Contatada pela reportagem, a Betterfly confirmou a reestruturação de sua operação no Brasil. Segundo a empresa, a ação faz parte de uma redefinição estratégica para ampliar o alcance de seu produto e adaptar novas ofertas.

“As mudanças buscam fortalecer a estrutura para a eficiência e a especialização do primeiro unicórnio social da América Latina. A empresa visa uma operação mais eficiente e ágil e, por isso, reestrutura a equipe”, afirmou a empresa ao Startups em uma nota em que não deu mais detalhes sobre números, nem mencionou a saída do country manager.

Confira abaixo o comunicado da Betterfly na íntegra.

A Betterfly Brasil informa que iniciou um processo de reestruturação de suas equipes. A ação faz parte de uma redefinição estratégica para levar o seu produto – que alia proteção, prevenção e propósito – a milhões de famílias do país e, ainda, para adaptação de novas ofertas que vai trazer ao mercado.

Desde o momento em que decidiu expandir suas operações, o Brasil tem sido um pilar dentro da estratégia global de atingir a meta de proteger 100 milhões de pessoas até 2025. As mudanças buscam fortalecer a estrutura para a eficiência e a especialização do primeiro unicórnio social da América Latina.

A empresa visa uma operação mais eficiente e ágil e, por isso, reestrutura a equipe. Na Betterfly, as pessoas estão no centro do negócio e, neste processo, o respeito e a dignidade do ser humano é essencial, assim como o cuidado com as pessoas, não apenas no início da experiência de trabalho, mas também no fim da jornada.

Unicorn down

Com a Betterfly, a lista de unicórnios sofrendo cortes só aumenta. Nesta semana, já reportamos aqui o enxugamento que rolou na Loggi, que dispensou 15% de sua força de trabalho – algo em torno de 500 colaboradores – de áreas como tecnologia, design e recrutamento. Outro corte aconteceu na MadeiraMadeira, que demitiu 60 pessoas – cerca de 3% de seu quadro.

Nos últimos meses, nomes como QuintoAndar, Loft, Facily, Kavak também enxugaram. E a lista não parece ter chegado ao fim.


Assuntos relacionados

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo

Mapa do site

Sobre Nós

CaptableDigitaliza.aiMorseSnaqStartSe UniversityStartups

Eventos

A StartSe é a plataforma de conhecimento do AGORA. Nossa missão é educar, informar e transformar lideranças e empresas do Brasil através do acesso às experiências mais bem sucedidas de negócios dos principais polos de inovação do mundo.

BAIXE O APP STARTSE!

Google Play BadgeApp Store Badge
Baixe o App Startse!

Cadastre-se e receba diariamente o resumo do que importa AGORA com a análise do time StartSe!


SIGA A STARTSE NAS REDES!

Fale Conosco

Horário de atendimento:
De segunda a sexta, das 10h às 18h

Atendimento exclusivo telefônico

+55 (11) 5039-5602


Atendimento exclusivo WhatsApp
Compras:

+55 (11) 97558-6880


Alunos e Ex-alunos:

+55 (11) 97244-8378

E-mails:
atendimento@startse.com
comercial@startse.com
dpo@startse.com

É um veículo de comunicação e quer receber nossos releases ou agendar uma entrevista conosco?
assessoria@startse.com

STARTSE TURISMO DE NEGOCIOS LTDA CPNJ: 32.291.526/0001-64 | STARTSE INFORMACOES E SISTEMAS S/A CNPJ: 24.554.736/0002-50

Política de Privacidade e Termos
Política Geral de Cancelamento e Remarcação

Todos os direitos reservados © startse.com
São Paulo, Brasil | Palo Alto, EUA | Shanghai, China