Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Por que a Magazine Luiza está investindo em games?

A varejista vai atuar como publisher, financiando projetos e títulos que ainda não foram lançados por estúdios nacionais

Por que a Magazine Luiza está investindo em games?

Expo Magalu 2021 (foto: divulgação)

, jornalista

6 min

24 nov 2021

Atualizado: 13 dez 2022

Por Sabrina Bezerra

Você deve saber que a Amazon e a Netflix são algumas empresas que apostam no mercado de desenvolvimento de games — mas esta lista não para de crescer. A mais nova a ingressar no time é a Magazine Luiza

A varejista vai atuar como publisher, financiando projetos e títulos que ainda não foram lançados por estúdios nacionais. Na prática, vai destinar R$ 100 mil no desenvolvimento de 3 projetos de jogos hipercasuais — no estilo passatempo, que é fácil e rápido de desenvolver e jogar.

O objetivo? Marcar território no gigante mercado gamer (continue lendo para entender a importância disso).

O QUE É O MAGALU GAMES?

Escritório da Luizalabs (foto: divulgação)

Trata-se de um braço da Magazine Luiza no setor de gamer que será liderado pelo Luizalabs, laboratório de inovação e tecnologia da empresa. Inicialmente, a varejista abriu uma chamada pública para apoiar financeiramente e por meio de mentorias 3 projetos de desenvolvimento de jogos eletrônicos feitos por estúdios desenvolvedores.

Além disso, as companhias selecionadas terão acesso ao ecossistema de empresas e plataformas como o Magalu Ads, de marketing digital, e o Jovem Nerd, canal de produção de conteúdo. A iniciativa acontece em parceria com o BIG Festival, evento de games da América Latina.

Os clientes, por sua vez, ao jogarem, receberão benefícios “por meio da integração com programas e produtos já existentes no ecossistema Magalu, como programas de cashback dentro dos games, entre outros”, conta a marca.

E POR QUE APOSTAR EM GAMES?

“O mercado gamer é enorme e cresce muito ano após ano, no Brasil e no mundo”, diz em comunicado Thiago Catoto, diretor do Luizalabs. "Acreditamos que o país tem grande potencial não só como consumidor, mas como indústria produtora de games. Queremos impulsionar esses negócios e aproveitar as várias congruências que eles têm com o ecossistema Magalu.”

POR QUE IMPORTA?

O movimento da Magazine Luiza obviamente mira um mercado que tem se mostrado promissor, o de games. Veja só: hoje, cerca de 95 milhões de brasileiros jogam games online, de acordo com dados da consultoria e-sports BBL – apesar do sucesso agora, o eSports já existe desde os anos 70 e a Atari foi responsável por inaugurar o conceito no Vale do Silício.

Outro dado é que o Brasil ocupa o 12º lugar de maior mercado de games do mundo, segundo a Abragames. E a expectativa é que a indústria mundial alcance US$ 300 bilhões até o final de 2021, estima a Accenture. 

Ok. Mas qual seria a estratégia para a varejista? Primeiro, se as pessoas estão jogando mais, logo, oferecer o segmento para o público pode ser uma boa sacada. Isso porque pode aumentar o alcance e o tempo de uso dentro do app. 

Em outras palavras, funciona como uma espécie de vitrine online da empresa para fisgar o consumidor — e a estratégia de gamificação (que oferece recompensas para quem jogar) ajuda a potencializar essa ideia. Para aprender como usar a modalidade no seu negócio, assista esta aula gratuita.

Além disso, a ação segue a tendência de outras empresas — dos mais variados segmentos, como Amazon, Netflix, Tencent — que estão ingressando no mercado.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a Magazine Luiza aposta no mercado gamer. Em julho de 2021, fez a maior compra da sua história ao adquirir a KaBum, plataforma que é o maior player de vendas online de tecnologia e games do Brasil.

Banner newsletter StartSe


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo