Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

KPTL lança fundo milionário para projetos de bioeconomia da Amazônia; saiba mais

KPTL lança fundo milionário para projetos de bioeconomia da Amazônia; saiba mais

Foto Freepik

, conteúdo exclusivo

4 min

12 jun 2024

Atualizado: 13 jun 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A gestora KPTL acaba de anunciar o lançamento de um novo fundo, com o objetivo de fomentar a bioeconomia em sete países de influência da floresta amazônica - Brasil, Equador, Bolívia, Peru, Colômbia, Guiana e Suriname. 

Batizado de Amazonia Regenerate Accelerator and Investment Fund, o veículo de investimentos destinará até US$ 30 milhões a empresas em estágio inicial focadas na bioeconomia da região - US$ 11 milhões já estão disponíveis para aporte.

O objetivo é apoiar negócios que tenham um MVP (Produto Viável Mínimo) testado e estejam legalmente estabelecidos, com potencial de escalabilidade regional. 

Com a missão de explorar o potencial de um ecossistema de bioeconomia sustentável na Amazônia, promovendo inovações locais e gerando altos retornos, a iniciativa conta com apoio do BID Lab, laboratório de inovação e empreendimento do Grupo BID, e será apoiada por uma ampla rede de conexões no ecossistema de inovação, incluindo hubs, aceleradoras e VCs.

"Esse fundo captado e ancorado pelo BID, sem dúvida, vai reforçar a vertical de Clima e Floresta da KPTL", afirma Otávio Ottoni, venture partner na gestora e fundador da Kaeté Investimentos, parceira da KPTL nesta iniciativa. 

O veículo de investimentos já nasce com parcerias estratégicas com todo o ecossistema da KPTL, incluindo empreendedores, investidores-anjo e corporações nacionais e internacionais, além de universidades e institutos de pesquisa para fortalecer a capacidade do fundo de escalar soluções locais e promover um desenvolvimento econômico sustentável na Amazônia.

"Continuamos a acreditar que podemos consolidar dentro de KPTL outras competências coerentes com as teses que acreditamos. O histórico reforça a construção de uma das principais casas de investimentos em inovação do Brasil, agora se expandido para Latam", destaca Renato Ramalho, CEO da KPTL.

Em comunicado enviado à imprensa, a gestora ressalta que há um enorme potencial a partir da biodiversidade na região, somada ao rápido incremento em direção aos biofármacos e bioagricultura. "Tudo isso ancorado em um desenvolvimento ainda não explorado da região, quando se olha cadeia de valor e comunidades. O momento, portanto, é de um novo olhar para os potenciais amazônicos", diz a gestora.

Leitura recomendada
Agora, aprenda o jeito de se fazer negócios, pensar estratégias, escalar empresas e gerar impacto mudou completamente nos últimos anos com o xBA, formação internacional da StartSe em parceria com a Nova SBE. Confira!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

O mais conceituado portal sobre startups do Brasil. Veja mais em www.startups.com.br.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!