Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Quais os impactos da Indústria 4.0 no cenário atual?

A próxima Revolução Industrial já está em cima de nós. É uma revolução alimentada pela inteligência artificial, grandes dados, e a Internet das Coisas. Chama-se Indústria 4.0 - e vai mudar fundamentalmente a forma como fazemos as coisas.

Quais os impactos da Indústria 4.0 no cenário atual?

Foto: Getty Images

, Produção de Conteúdo

7 min

29 set 2022

Atualizado: 13 dez 2022

O que aconteceria se nós pegássemos toda a tecnologia disponível no mundo e reiventássemos a manufatura e os ciclos de produção?

Este é um dos princípios básicos da Indústria 4.0. Os ganhos em tempo e eficiência são discutidos e aprofundados pela humanidade desde a primeira revolução industrial - o que acontece no cenário atual é uma transformação tecnológica muito mais veloz -, mas os anseios sempre estiveram presentes. 

A Indústria 4.0 é composta por 9 pilares, sendo o primeiro deles os robôs. É natural que, em algum momento da evolução humana, os robôs passassem a nos acompanhar nos meios de produção. O medo gerado pela possibilidade de robôs substituírem a força humana só existe, pois mesmo sabendo que esse momento chegaria, nunca se refletiu muito sobre seus impactos no mercado de trabalho.

Fato é, a tecnologia existe para agregar. Dependendo de como é empregada, pode acabar complicando nossa vida, por isso deve-se tomar cuidado com a utilização e empregabilidade dos resultados práticos e tecnológicos.

É interessante pontuar como várias revoluções tecnológicas existem no nosso dia a dia e são aplicadas no âmbito da manufatura. Diferente de outras revoluções industriais, onde as transformações focavam majoritariamente nas linhas de produção, na Indústria 4.0 encontramos discussões acerca de temas como cibersegurança e uso de dados, por exemplo.

CONFIRA TAMBÉM:

Tais temas nada mais são do que reflexos da utilização das tecnologias da Nova Economia. De alguma forma, questões que são levantadas em mais diversas áreas, como games, militarismo e educação, passam a ser incorporadas pela Indústria 4.0 como soluções para aumento de eficiência e produtividade.

Exemplo disso é que, quando falamos em segurança de dados de navegação, estamos indiretamente pensando em como utilizar os dados dos clientes de forma segura para oferecê-los uma experiência melhor.

Por sua vez, a simulação que veio para complementar as aulas de direção, ou maximizar a experiência do cliente com diversão e entretenimento, está cada vez mais sendo utilizada como técnica de venda, sobretudo nas áreas de engenharia, arquitetura e decoração e varejo, onde o cliente pode ter acesso ao resultado final do produto antes mesmo de adquiri-lo.

TRANSFORMANDO OS PADRÕES DE CONSUMO NA PRÁTICA

Tendo a servicilização como grande tendência das Organizações Infinitas, a Tesla é um grande modelo de empresa que se abastece dos serviços oferecidos, mais do que os produtos vendidos, gerando valor recorrente e fidelizando clientes.

Recentemente, a empresa de Elon Musk anunciou que fará um recall para consertar problemas como janelas de vidro que fecham muito rápido, podendo ocasionar acidentes; carros que não ligam no frio, portas que abrem sozinhas e computador de bordo que desconecta sozinho.

Musk anunciou que fará um recall de 1 milhão de carros, com quase todos os problemas corrigidos remotamente, através do serviço de conectividade embutido em seus paineis, bem como upgrades de novas ferramentas e funcionalidades.

Isso é apenas um pedacinho do que as transformações tecnológicas da Indústria 4.0 podem causar e impactar na vida das empresas e consumidores. 

No novo episódio do Podcast Organizações Infinitas, nossos professores deram uma aula sobre Indústria 4.0 e explicaram seus impactos na atualidade. Assista:

Thumbnail do vídeo

Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Produtora de conteúdo na StartSe, roteirista e organizadora do Podcast Organizações Infinitas.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo