Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

De olho no ESG, iFood neutraliza emissões de carbono

A empresa anunciou que compensou toda a poluição causada por suas entregas de forma antecipada; entenda.

De olho no ESG, iFood neutraliza emissões de carbono

Entregador do iFood (foto: divulgação/iFood)

, jornalista

4 min

13 jul 2021

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Sabrina Bezerra

O iFood anunciou que, a partir deste mês, todas as entregas realizadas no Brasil serão neutras em emissão de carbono de forma antecipada. Como? Por meio da compra de crédito de carbono e apoiando projetos de preservação ambiental da Floresta Amazônica. 

A iniciativa foi feita em parceria com a Moss.Earth, fintech ambiental, responsável por fazer o inventário das emissões diretas e indiretas da empresa. “Com isso, a empresa sabe quanto emite de CO2 em cada entrega e consegue neutralizá-las de antemão”, diz a companhia em comunicado enviado à StartSe. Ou seja, ao invés de compensar o carbono já emitido, o iFood antecipa essa compensação.

Com essa iniciativa — que faz parte do iFood Regenera —, o objetivo é preservar até o final deste ano uma área de 1.250.000 metros quadrados na Floresta Amazônica, o equivalente a 125 campos de futebol.

“Estamos promovendo soluções transformadoras que revertam os impactos socioambientais típicos de uma operação de delivery. Queremos devolver para o meio ambiente mais do que consumimos dele. A partir de 1º de julho nossas entregas já estarão compensadas antes de chegarem na casa dos nossos clientes”, afirma Gustavo Vitti, vice-presidente de pessoas e soluções sustentáveis do iFood.

+ Aula gratuita: saiba a importância do propósito para sua empresa e equipe.

O QUE É O IFOOD REGENERA?

Trata-se de um programa de metas ambientais da empresa, anunciado em março de 2021. O objetivo é encontrar soluções para zerar a poluição plástica e neutralizar as emissões de CO2 das operações de delivery até 2025. “Atuamos em diversas frentes, como o desenvolvimento de features no app, estímulo ao uso de embalagens sustentáveis e investimentos em sistemas de reciclagem e em economia circular”, diz em comunicado o iFood. […] “Vamos mensurar, reduzir e neutralizar todas as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) do nosso negócio.”

Algumas das iniciativas são o investimento em veículos elétricos (como motos e bicicletas elétricos – a meta é que 50% dos pedidos sejam entregues em modais não poluentes até 2025), pesquisa e desenvolvimento, embalagens sustentáveis e em cooperativas de reciclagem. “A pandemia nos apresentou novas responsabilidades. Precisávamos usar ainda mais nossas ferramentas, nosso potencial de inovação, e promover soluções transformadoras que revertam os impactos socioambientais típicos de uma operação de delivery”, afirma em nota Vitti.

POR QUE IMPORTA?

Cuidar do meio ambiente se tornou responsabilidade de empresas em todo o mundo. E não é à toa. O assunto está atrelado ao Pacto Global das Nações Unidas (ONU) — iniciativa que une empresas e organizações para atuar em prol de boas práticas trabalhistas, combate à corrupção, direitos humanos e preservação do meio ambiente — e também a pauta ESG. Os consumidores e os investidores, por sua vez, estão, cada vez mais, cobrando das companhias posicionamento e iniciativas de impacto positivo. Isso significa que, se antes apenas a qualidade do serviço e o preço eram fatores competitivos, hoje, sai na frente as marcas — de startups a grandes companhias — que lançam iniciativas em prol do meio ambiente e dos outros pilares do ESG.

O Planejamento Estratégico Tradicional se tornou um mecanismo "ingênuo" para acompanhar o ritmo da Nova Economia. Conheça o programa S4D - Strategy for Disruption e veja o inédito Planejamento Estratégico 4D StartSe, único no mundo e capaz de gerar Poder Competitivo e Adaptativo Real para seu negócio.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!