Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


IA e saúde mental: como padrões de voz podem ajudar no diagnóstico

Pesquisa mostra que é possível analisar padrões de saúde mental em medições simples como um termômetro: analisando a voz

IA e saúde mental: como padrões de voz podem ajudar no diagnóstico

, Jornalista

5 min

13 jun 2022

Atualizado: 16 nov 2022

Por Camila Petry Feiler

A discussão sobre saúde mental vem se ampliando na sociedade e nas empresa, muito catalisado pelos movimentos gerados pela pandemia -- claro, a gente sabe que não começou aí. A questão é que agora é possível contar com uma mãozinha da Inteligência Artificial no monitoramento da saúde mental de forma simples. A perspectiva é contar com esse meio para diagnósticos mais certeiros e também encaminhamentos melhores -- assim o paciente encontra um caminho com menos sofrimento para lidar com as questões. 

MAS POR QUE ISSO PARECE PROMISSOR?

Primeiro, porque o uso de IA hoje está ainda muito voltado a aplicações mais práticas, como no uso de chatbots, automações, onde os computadores podem ser treinados para realizar tarefas específicas, processando grandes quantidades de dados e reconhecendo padrões nesses dados.

Agora, um aplicativo desenvolvido por universidades da Califórnia acertou em 78% os diagnósticos clínicos de saúde mental e tudo isso só de ouvir a voz da pessoa. A partir de gravações de voz curtas, o uso de algoritmos de aprendizagem profunda pode descobrir padrões e características adicionais que não são evidentes nem mesmo para especialistas capacitados.

(Foto: Cecilie_Arcurs via Getty Images)

Os pesquisadores indicam que as formas de análise e diagnóstico hoje são muito subjetivas, então seguem rastreando também variações nos níveis de atividade, padrões de sono e dados de rede social -- tudo possivelmente mensurável. 

A proposta dos cientistas da Califórnia é que a IA possa aumentar a capacidade de análise de trajetórias individuais para apoiar um tratamento clínico mais proativo, além de melhorar o entendimento dos processos biológicos que provocam os padrões temporais.

UM NOVO CAMINHO PARA SAÚDE MENTAL DENTRO DAS EMPRESAS

Saúde mental virou termo de praxe também dentro das organizações e não é à toa: segundo a Organização Mundial de Saúde, os transtornos mentais comuns acometem 30% dos trabalhadores ocupados e serão a principal causa de incapacidade até 2020. Além disso, são a terceira causa de benefício previdenciário auxílio-doença no Brasil.

+ Vale a pena desistir do emprego por causa da saúde mental?

E é aí que entra a inteligência artificial, sabe porque? Um estudo da Oracle e Workplace Intelligence apontou que quando se trata de IA, 87% dos brasileiros afirmam que as soluções de inteligência artificial são imprescindíveis para o monitoramento de bem-estar e 64% preferem interagir com um robô ao superior imediato quando o assunto é estresse e ansiedade. 

Um exemplo é o aplicativo Ivi, desenvolvido pela healthtech Hisnek, que usa IA com foco na prevenção, agindo antes mesmo dos transtornos emocionais se agravarem. A solução já impacta mais de 1,7 milhão de vidas, em diversas organizações nacionais. Além de apoiar os colaboradores, o aplicativo também envolve o RH, enviando relatórios com os monitoramentos. 

+ O papel do RH na saúde mental dos colaboradores

Também existem aplicativos como o Mental Fitness, da Sonde Health, que diz se os sentimentos de mal-estar são sinal de algo sério ou se é um desânimo passageiro, e o StressWaves Test, uma ferramenta online gratuita, desenvolvida em colaboração com a especialista em IA Ellipsis Health, para avaliar os níveis de estresse usando amostras de 60 segundos de fala gravada.

Banner newsletter StartSe


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo