Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Compre um NFT, colabore com um projeto social: a estratégia da I2S

A startup I2S planeja ser uma tokenizadora de impacto — ou seja, utilizar ferramentas da web3 para impactar em projetos sociais. Entenda como funciona

Compre um NFT, colabore com um projeto social: a estratégia da I2S

Foto: VladSt/Getty Images

, jornalista da StartSe

4 min

14 out 2022

Atualizado: 23 jan 2023

Por Tainá Freitas

Ao ler ou escutar sobre NFT, você provavelmente pensa nas imagens dos famosos macacos Bored Ape Yatch Club – e o quanto eles foram (e continuam sendo) vendidos por siglas milionárias.

Este é o momento de dissociar essa imagem, pois o mercado de NFT mudou. Segundo dados do CryptoSlam, o volume de transações de NFTs caiu cerca de 90% em quase todos os setores, em comparação ao mesmo período do ano passado.

As pessoas não estão mais comprando NFT apenas para entrar para uma comunidade ou ter o direito autoral sobre uma arte na internet: elas querem mais do que isso. E é justamente por isso que, enquanto as vendas de NFTs caem, novos usos para os tokens não fungíveis surgem.

Há diversos caminhos. Em sua turnê de despedida, Milton Nascimento ofereceu ingressos em NFTs. Junto ao token não fungível, o comprador tinha experiências exclusivas e até a possibilidade de revender o ingresso – algo que sempre aconteceu, mas sempre foi feito por canais não oficiais.

Além do uso em ingressos de eventos, o NFT também pode ser um aliado das causas sociais. E esse é o objetivo da I2S, startup fundada pelo empreendedor Eduardo Genton.

NFT NAS CAUSAS SOCIAIS

Comprar um NFT e fazer uma doação: esse é o mote da I2S Digital. A ideia do negócio surgiu quando Genton quis empreender com foco em causas sociais, mas esbarrou na burocracia. 

“Na ideia inicial, a tecnologia não ajudaria muito. Até que escutei a Michele Messina falando sobre NFT, blockchain e web3 e vi um caminho. Olhando para a bolha que vivemos, o NFT era algo sem propósito”, explicou em entrevista à StartSe.

Michele Messina é uma das professoras da imersão internacional da StartSe no Vale do Silício, onde o projeto começou a ser desenhado.

 

COMO FUNCIONA?

Cada coleção de NFT da I2S é desenvolvida com um projeto social parceiro e tem 50% do valor de venda de cada NFT direcionado à instituição. O primeiro projeto escolhido é a Biblioteca Comunitária - Espaço Literário Livro Livre, localizada em Canindé, município do Ceará.

“Uma das atividades do projeto são oficinas de arte e selecionamos algumas dessas artes produzidas pelos participantes para criarmos os NFTs”, explica Genton. Além da contribuição com o projeto em si, o empreendedor também planeja viabilizar parte da doação originária da venda do NFT à família da criança que produziu a arte original.

Atualmente, os NFTs da coleção com o Espaço Literário Livro Livre estão disponíveis à venda e leilão no InspireIP, marketplace especializado em NFTs. Clique para conferir. Os valores das peças vão de R$ 70 a R$ 2.800.

TOKENIZAÇÃO DE IMPACTO

Embora a I2S esteja dando seus primeiros passos, Genton já adianta: o objetivo é torná-la uma startup de tokenização de impacto. “Não nos limitamos a um marketplace de NFT, queremos trabalhar com geração de recursos para o terceiro setor em geral. Também estamos olhando para o setor de crédito de carbono, por exemplo”, contou.


Aprenda com quem está transformando o mercado. Game Changers é a nossa Comunidade Global de Negócios para Empresários, Executivos e Decisores que fazem a diferença.  Venha fazer parte de um network criado para aqueles que, de fato, querem mudar o jogo! 


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo