Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Hyperloop: transporte supersônico futurista avança no Brasil

Entenda o que é o hyperloop e quais são os planos deste meio de transporte no Sul do país

Hyperloop: transporte supersônico futurista avança no Brasil

Foto: divulgação/Hyperloop

, jornalista da StartSe

7 min

3 set 2021

Atualizado: 23 jan 2023

Por Tainá Freitas

Menos de 20 minutos: essa é a previsão de uma viagem de hyperloop de Porto Alegre a Caxias do Sul, de acordo com a HyperloopTT, empresa que busca viabilizar este meio de transporte ultrarrápido. Atualmente, esse trajeto é feito em cerca de duas horas de carro.

A previsão faz parte de um estudo de viabilidade feito em parceria com o Governo do Rio Grande do Sul e a UFRGS. Juntas, as instituições analisaram como seriam os 30 anos de operação do transporte, incluindo um período de cinco anos para construção e implementação.

COMO FUNCIONA O HYPERLOOP?

O trajeto entre Caxias do Sul e Rio Grande do Sul poderia ser feito em 20 minutos seguindo a velocidade máxima de 835 km/h. O hyperloop é um transporte que carrega pessoas e/ou cargas em cápsulas, favorecidas pela levitação magnética.

A expectativa é que imãs presentes em túneis subterrâneos permitam a levitação das cápsulas e que, sem a interferência do vento, seja alcançada a velocidade supersônica. A iniciativa ainda não está em vigor e está em fase de ideação e prototipação ao redor do mundo.

 

QUEM ESTÁ INTERESSADO?

A HyperloopTT foi criada em 2013 e é uma das empresas líderes em pesquisas do setor. No entanto, há concorrentes: a Virgin Hyperloop, por exemplo. A companhia, antes chamada de “Hyperloop Technologies”, mudou de nome após receber aportes da Virgin Galactic, empresa de viagens espaciais de Richard Branson (que recentemente viajou ao espaço).

Elon Musk (Foto: Pool / Equipe via Getty Images)

Elon Musk é um outro nome que está de olho no Hyperloop. O CEO da Tesla e SpaceX publicou um artigo em 2013 sobre a tecnologia. Entretanto, ele decidiu focar primeiro na The Boring Company, empresa de transporte em túneis, mas sem as cápsulas.

 

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

O hyperloop nasce com a promessa de ter eficiência energética, atendendo à tendência mundial de eletrificação dos veículos de transporte. A iniciativa prevê a instalação de painéis solares para captura de luz solar, gerando energia renovável. A expectativa, no entanto, é que o projeto gere 3,6 vezes mais energia do que consome, de acordo com o estudo.

Ainda segundo o estudo feito com o Governo do Rio Grande do Sul e a UFRGS, o veículo poderá diminuir a emissão de carbono em 95 toneladas ao longo de 30 anos.

Foto: divulgação/Hyperloop

QUANTO CUSTA?

A projeção de custo de implementação e operação do sistema no período analisado é de US$ 7,71 bilhões. O projeto se tornaria lucrativo em 14 anos sem subsídio do governo e com geração de 50 mil empregos voltados à construção.

 

QUANDO SE TORNARÁ UMA REALIDADE?

Essa é uma das perguntas mais relevantes sobre o assunto. Isso porque o hyperloop é um projeto estudado há alguns anos, mas que ainda não tem previsão de operação em pequena ou larga escala, devido a complexidade do projeto.

A HyperloopTT abriu, em 2017, um centro de pesquisa e desenvolvimento em Toulouse, na França. Atualmente, a companhia está realizando testes de segurança e viabilidade do sistema. 

Já existem, no entanto, parceiros interessados em tornar a expectativa uma realidade: a empresa fez, em 2018, um acordo com a Aldar Properties para construção do primeiro sistema comercial de hyperloop, previsto para Abu Dhabi.

O Planejamento Estratégico Tradicional se tornou um mecanismo "ingênuo" para acompanhar o ritmo da Nova Economia. Conheça o programa S4D - Strategy for Disruption e veja o inédito Planejamento Estratégico 4D StartSe, único no mundo e capaz de gerar Poder Competitivo e Adaptativo Real para seu negócio.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo