Sobre NósPara Você
Para EmpresasConteúdos
Eventos
Game Changers

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Eventos

Jornadas de conhecimento fomentando o aprendizado dinâmico e inovador em diversos formatos e intensidades

Ver todos

Ainda não temos eventos programados. Mas estamos preparando encontros repletos de inovação para você!

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Artigos
Gestão de Pessoas

Pode receber menos? O cenário atual do home office no Brasil

Entenda como está sendo o retorno aos escritórios no país

Pode receber menos? O cenário atual do home office no Brasil

Foto: Vlada Karpovich no Pexels

11 min

25 ago 2021

Atualizado: 24 nov 2022

Por Tainá Freitas

Com a vacinação em massa avançando em diversos países, o mercado agora vive um novo cenário: o retorno aos escritórios (ou o planejamento dele). No entanto, os empregadores e funcionários não irão voltar a rotina que tinham antes da pandemia – eles querem levar as experiências que tiveram em 2020.

Segundo a pesquisa Edelman Data x Intelligence, de janeiro de 2021, 73% dos funcionários querem que a flexibilidade do trabalho remoto continue, ao mesmo tempo em que 67% deseja mais colaboração presencial após a pandemia. O levantamento foi realizado com 31 mil pessoas empregadas. Por isso, o trabalho híbrido tem sido uma aposta cada vez maior no mercado.

 

O QUE QUEREM AS EMPRESAS?

Companhias como a XP Investimentos, Heineken e Petrobrás já definiram, no passado, home office definitivo para algumas áreas. No entanto, indo na contramão desse movimento, também há grandes empresas de tecnologia que já estão planejando a volta aos escritórios -- ainda que no modelo híbrido.

A Apple, por exemplo, planejava o retorno para setembro deste ano, mas adiou para outubro devido ao avanço da variante delta da COVID-19. O home office deve continuar em vigor na companhia até janeiro de 2022. Depois, a empresa deve adotar o trabalho híbrido, em regimes de três dias de trabalho remoto para algumas equipes e, para quem precisa estar presencialmente, de quatro a cinco dias por semana.

Funcionários em home office podem receber menos?


Essa polêmica ascendeu após rumores de que os funcionários do Google nos Estados Unidos poderiam ter os salários calculados de acordo com o local que moram. Nesta lógica, os que vivem em locais com custo de vida mais baixo poderiam ter o salário reduzido. Entenda o desfecho dessa história.

No Brasil, a legislação brasileira não permite que isso aconteça, com algumas exceções. Há, inclusive, uma grande oferta de vagas no regime home office -- a OLX, por exemplo, possui mais de 100 vagas abertas.

 

ENTENDA O CENÁRIO ATUAL DO HOME OFFICE NO MERCADO:

Thumbnail do vídeo

O RH sempre foi um setor importante nas empresas. Mas agora, com a mudança de comportamento das pessoas, a introdução de novas tecnologias e a criação de novas profissões, seu papel fica ainda mais relevante. Conheça o Gestão Inovadora para RHs e aprenda as técnicas que estão transformando os RHs na área mais Estratégica dentro das empresas.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo