StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões Internacionais
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas
Consultoria

Hambúrguer em pó, feito de plantas, ganha as prateleiras no Brasil

Adeus, congelados? Praticidade é mote de empresas de produtos plant-based que vendem mistura em pó para hambúrguer

Hambúrguer em pó, feito de plantas, ganha as prateleiras no Brasil

, jornalista da StartSe

4 min

1 jul 2022

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Esqueça o congelador. Agora, para comer uma carne de hambúrguer feito de plantas, você precisará apenas de água, azeite ou óleo e a mistura do sabor específico. O mercado plant-based continua a crescer no Brasil – e a novidade da vez são os produtos em pó.

Alimentos deste tipo chegaram nas prateleiras dos supermercados e e-commerces através da N.ovo, que criou misturas para ovos e omeletes veganos. Agora, no entanto, também é possível fazer o próprio hambúrguer plant-based em casa, contando com as misturas prontas da Custom Culinary ou WVegan.

Até o momento, as principais marcas de hambúrguer do setor vendem os produtos apenas congelados, a exemplo da Fazenda Futuro, NotCo, The New, entre outras. Mas as marcas com versões em pó esperam se diferenciar pela praticidade.

LOGÍSTICA

Se a ideia de um hambúrguer em pó pode ser estranha inicialmente, uma coisa não pode ser ignorada: alimentos assim não possuem as mesmas dificuldades logísticas de consumo e conservação que os produtos congelados – e isso impacta não apenas as próprias empresas, mas também os consumidores. No anúncio do site da WVegan (onde o produto pode ser comprado), por exemplo, o mote é que a mistura está “pronta para viajar com você”. 

O produto leva proteína de ervilha, fibra de bambu, cloreto de sódio, cebola em flocos, farinha de arroz, alho moído, beterraba em pó desidratada e extrato de cacau.

Na versão da Custom Culinary, o ingrediente principal também é a ervilha -- legume é muito presente nas receitas de empresas plant-based por conta da concentração de proteína. No entanto, o principal argumento da Custom Culinary é de que os consumidores podem escolher as misturas e preparar os alimentos da forma que desejarem. A empresa também possui mistura para queijo vegano, e ambos os produtos estão à venda online.

POR QUE IMPORTA?

Porque é mais uma vertical surgindo na alimentação plant-based – que vem crescendo e muito. De acordo com uma pesquisa do IBOPE, coordenada pelo The Good Food Institute (GFI), 49% dos brasileiros já reduziram o consumo de carne nos últimos 12 meses. Deste número, 12% passou a consumir carne plant-based e 47% substituiu apenas por vegetais, como legumes e grãos.

As empresas do setor geralmente trazem alguns objetivos em comum: oferecer alternativas saudáveis, mas sem origem animal e com menor impacto ao meio ambiente. Agora, vale acompanhar o comportamento dos consumidores para entender a forma preferida de consumo – convencional, congelada e mais próxima às alternativas tradicionais, ou as que são em pó. Seguiremos acompanhando…

Banner newsletter StartSe

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!