Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Google CALM: conheça o rival do ChatGPT criado pela big tech

Ferramenta de inteligência artificial do Google promete gerar textos de forma ágil e eficiente. Conheça

Google CALM: conheça o rival do ChatGPT criado pela big tech

Google (Fonte: Getty Images)

, Repórter

5 min

21 dez 2022

Atualizado: 30 jan 2023

O ChatGPT, ferramenta de Inteligência Artificial da OpenAI, virou uma grande febre ao oferecer um ótimo desempenho em várias funções diferentes - como responder perguntas, resolver equações matemáticas, traduzir idiomas (veja mais aqui). E ele continua deixando as pessoas impressionadas.

Esse avanço repentino da tecnologia está sendo um motivo de preocupação aos concorrentes - inclusive ao Google, que acabou ficando para trás na corrida de lançamento de chatbots sofisticados. De acordo com a CNBC, alguns funcionários da big tech estão com medo e até consideram a estreia do chatbot da OpenAI como uma “oportunidade perdida”.

Mas em resposta a esse incômodo, o CEO da Alphabet, Sundar Pichai, o o chefe da divisão de Inteligência Artificial da empresa, Jeff Dean, disseram que o Google já possui recursos semelhantes, e que só não foram lançados ainda porque as pessoas precisam confiar 100% nas respostas que recebem. 


CALM: O CHATBOT DO GOOGLE

O Google tem sim um projeto de chatbot para chamar de seu. O modelo de inteligência artificial desenvolvido pelo Google recebeu o nome CALM, uma sigla para Confident Adaptive Language Modeling (ou Modelagem de Linguagem Adaptativa por Confiança). Ele foi feito em parceria com o MIT e apresentado na conferência NeurIPS 2022.

A grande promessa do Google CALM é gerar textos de forma ágil e eficiente através de uma tecnologia que economiza processamento. 

Como assim? As principais inteligências artificiais de linguagem utilizam a mesma quantidade de energia de processamento em todas as previsões de palavras - o que é desnecessário. De acordo com a big tech: 

 "Ao escrever uma frase, algumas continuações são triviais, enquanto outras exigem mais esforço"

O CALM economiza quando o próximo termo é mais fácil de acertar. Veja abaixo:

Comparativo do Calm (fonte: divulgação)

COMO FUNCIONA O GOOGLE CALM

O Google CALM ainda não está disponível para o público em geral – ao contrário do ChatGPT da OpenAI. Por enquanto, a empresa tem usado o modelo em testes internos que envolvem criação de linhas de código e melhorias nos processos de previsão de busca. 

A empresa diz que não terá pressa em colocar o CALM no mundo, uma vez que quer garantir que todas as informações oferecidas pelo sistema sejam confiáveis.

“Estamos absolutamente vendo como colocar isso em nossos produtos reais e em coisas que tenham o modelo de linguagem de forma mais proeminente ao invés de nos bastidores, que é como temos usado. Mas é super importante que façamos isso corretamente”, afirmou Jeff Dean, chefe do departamento de IA do Google, em conversa interna com funcionários.

OS RISCOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O GOOGLE

ChatGPT da OpenAI (foto: Getty Images)

Segundo a CNBC, em uma sessão de perguntas e respostas interna, Jeff Dean disse que a big tech ainda não pretende lançar seu concorrente do ChatGPT pois a empresa precisa “tomar decisões mais conservadoras do que uma pequena startup”.

Uma das preocupações do Google? Hoje, ferramentas como o ChatGPT são capazes de dar respostas mentirosas que parecem convincentes, além de transmitir instruções danosas, segundo avaliação da própria OpenAI.

O CEO da OpenAI, Sam Altman, inclusive já afirmou em um post que “o ChatGPT é incrivelmente limitado, mas bom o suficiente em algumas coisas a ponto de criar a impressão enganosa de grandeza. É um erro depender dele para qualquer coisa importante agora. É uma prévia do progresso; nós temos muito trabalho a fazer em termos de robustez e veracidade”

POR QUE IMPORTA?

Se antes a preocupação de perder o emprego para um “robô” era algo que incomodava as pessoas – agora, amedronta até mesmo as grandes empresas, como o Google. A inteligência artificial está ganhando escala, e por ter como objetivo facilitar a vida das pessoas, já se tornou “caminho sem volta”.  Se eu fosse você, aproveitaria esse hype e investiria em trazer essa tecnologia para os negócios…

Aqui na StartSe, nós já fizemos isso! Nós lançamos uma ferramenta de copywriting automatizado para empresas. A ideia é oferecer sugestões completas de textos de divulgação criadas por inteligência artificial. O “ChatGPT da StartSe” pode ser acessado de forma gratuita no aplicativo StartSe, disponível nas principais lojas virtuais. Aqui você confere o passo a passo para testar. 


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista. Possui experiência no mercado financeiro, social media e customer experience. Passou pela XP Inc.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo