Gigante tech revela sua Inteligência Artificial que promete transformar drasticamente a experiência de busca na plataforma
Logo do Google em Luminoso (foto: Mitchell Luo/Unsplash)
, jornalista
5 min
•
6 fev 2023
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
O Google acaba de fazer um dos maiores anúncios da sua história. Depois de passar um bom tempo assistindo a OpenAI conquistar o mercado de buscas com sua ferramenta de Inteligência Artificial ChatGPT, a gigante de tecnologia decidiu reagir: anunciou o lançamento do Bard, seu modelo de linguagem de aplicação por IA.
E isso não é pouca coisa. Na prévia revelada pelo CEO da Alphabet, Sundar Pichai, a promessa é de uma mudança drástica no comportamento de busca na internet.
"Dar um Google" vai virar uma experiência muito mais completa, com impacto direto nos negócios e na maneira como as pessoas encontram informações na internet.
Trata-se de uma Inteligência Artificial baseada na linguagem da empresa LaMDA (Language Model for Dialogue Applications), chatbot do Google que ficou famoso no ano passado. No entanto, segundo a big tech, o Bard terá uma versão mais leve do LaMDA para torná-lo mais acessível ao público.
Em uma de suas funcionalidades adiantadas pelo CEO do Google em um post, o Bard será capaz de dar respostas para dúvidas complexas que serão feitas na caixa de busca. Ao procurar por “o que é mais fácil de aprender, violão ou piano?”, o usuário recebe um texto com uma análise, acompanhada de links para vídeos para aprender um instrumento e links para aulas de música. Tudo contextualizado pela experiência.
O Bard traz uma nova fase para Google. Agora, muito mais interativo. Isso porque ele poderá responder perguntas como as "novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb da NASA para uma criança de 9 anos, ou aprender mais sobre os melhores atacantes do futebol do momento”, diz a empresa. Além disso, a Inteligência Artificial terá a capacidade de criar exercícios para testar as habilidades adquiridas pelos usuários.
A empresa também afirma que as buscas serão mais inteligentes. “Quando as pessoas pensam no Google, muitas vezes pensam em nos procurar para obter respostas factuais rápidas, como ‘quantas teclas tem um piano?’ Mas, cada vez mais, as pessoas estão recorrendo ao Google para obter insights e entendimentos mais profundos - como ‘é mais fácil de aprender piano ou violão e quanta prática cada um precisa?’ Aprender sobre um tópico como esse pode exigir mais esforço para descobrir o que você realmente precisa saber, e as pessoas geralmente desejam explorar uma gama diversificada de opiniões ou perspectivas”, diz o executivo em comunicado.
Com a nova atualização, o Google vai mudar totalmente a experiência de busca. Isso significa, por exemplo, que vai impactar todos os negócios que hoje dependem do Google (alô SEO) para alcançar os resultados. Este é só o primeiro passo de uma jornada que promete transformar profundamente todo o mercado de internet. E vamos seguir acompanhando aqui as novidades e estratégias para navegar em meio a essas mudanças. Para não perder nada, baixe o app StartSe para ficar um passo à frente: Android | iPhone
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!