O Banco Central autorizou a fintech a operar como instituição de pagamento na modalidade emissor de moeda eletrônica. Entenda.
Fitbank (foto: divulgação)
, jornalista
4 min
•
5 mai 2021
•
Atualizado: 8 ago 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Sabrina Bezerra
O FitBank, startup de gestão e tecnologia de pagamentos, recebeu a autorização do Banco Central (BC) para operar como instituição de pagamento na modalidade emissor de moeda eletrônica.
“Com esta autorização do Banco Central conseguiremos colocar a nossa tecnologia para trabalhar conectados diretamente a fonte do ecossistema financeiro nacional. O acesso ao SPB/SPI e também as demais câmaras como a CIP, nos permitirá elevar o nível de serviços oferecidos ao mercado e desenvolver novos produtos, extraindo o melhor das capacidades deste ecossistema”, disse em comunicado Rodrigo Pina, CPO da empresa.
A empresa, que atua no segmento B2B (Business-to-business) — negócios entre empresas —, oferece serviços e produtos para controle e automação de gestão financeira. Como por exemplo: tesouraria online (controle e visibilidade nas aprovações e nas despesas da empresa, centralizado em uma única plataforma), contas digitais (permite autorizar, gerenciar e pagar transações financeiras de um só lugar), entre outros.
Para Guilherme Meibak, CCO do Fitbank, a autorização para operar como instituição de pagamento na modalidade emissor de moeda eletrônica “representa uma chancela para tudo o que a gente construiu até agora, não apenas em termos de evolução de nossa operação, que hoje está em R$ 3 bilhões por mês, mas também por critérios de sistemas, controles, tecnologia e escala, disse em comunicado.
De acordo com o Banco Central, a autorização de emissor de moeda eletrônica “gerencia conta de pagamento do tipo pré-paga, na qual os recursos devem ser depositados previamente. Exemplo: emissores dos cartões de vale-refeição e cartões pré-pagos em moeda nacional", diz a instituição. Atualmente, apenas algumas instituições financeiras, como Bexs Banco de Câmbio, Redecard, Parati Financeira, entre outras, são autorizadas pelo BC a oferecer esse tipo de serviço.
Quer conhecer a estratégia que levou as fintechs de brasileiros Warren, Brex e Fitbank a alcançarem o sucesso no mercado mais disputado do mundo? Inscreva-se gratuitamente no Follow The Money, nosso evento exclusivo, ao vivo e online com os fundadores dessas startups bilionárias!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!