Após um século ditando o ritmo da indústria automobilística, a Ford abandona sua clássica linha de montagem para apostar em um novo modelo e disputar o mercado de elétricos de baixo custo.
Reprodução
, Founder da StartSe
3 min
•
13 ago 2025
•
Atualizado: 13 ago 2025
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
A Ford Motor Company está dando um passo ousado: mudar seu modelo de fabricação. O "Fordismo", como ficou conhecido, surgiu com o objetivo de sistematizar a produção em massa de veículos, lá em 1914.
Criado por Henry Ford, o sistema foi um marco no mercado automobilístico, pois reduziu o tempo de produção e o custo dos veículos. Foi então instituída a "linha de montagem móvel", uma revolução que durou 100 anos.
Depois, principalmente com a Tesla, vieram as novas formas de produção, com as prensas gigantes e montagens de partes isoladas. Contudo, o movimento da Ford é simbólico pela mensagem que carrega consigo.
Para continuar competitiva, a Ford está lançando o que chama de "sistema universal de produção", que se parece mais com uma árvore (e suas ramificações) do que com uma linha de montagem.
Tudo isso para produzir veículos elétricos de baixo custo, ao preço de US$ 30 mil. O investimento nessa nova empreitada será de US$ 2 bilhões e o CEO da companhia disse que "não temos certeza se vai funcionar".
A Ford inventou a indústria automotiva, mas essa frase de Henri resume tudo: "o passado serve para evidenciar as nossas falhas e dar-nos indicações para o progresso do futuro".
Vamos ver onde tudo isso termina!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Founder da StartSe
Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!