Sobre NósPara Você
Para EmpresasConteúdos
Eventos
Game Changers

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Eventos

Jornadas de conhecimento fomentando o aprendizado dinâmico e inovador em diversos formatos e intensidades

Ver todos

Ainda não temos eventos programados. Mas estamos preparando encontros repletos de inovação para você!

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Artigos
Inovação

Embraer vai fabricar drones para passageiros. E já tem clientes

Serão 200 unidades do eVTOL entregues para transformar a mobilidade urbana nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Embraer vai fabricar drones para passageiros. E já tem clientes

Aeronave eVTOL da Eve (foto: divulgação)

8 min

1 jun 2021

Atualizado: 16 nov 2022

Por Alberto Cataldi

Não é de hoje que o setor de mobilidade avança para um futuro onde o transporte pelo ar seja mais acessível, barato e prático para o dia a dia. Mas agora a Embraer deu um passo que tornará esse futuro em realidade atual. A Eve Urban Air Mobility Solutions, divisão criada pela companhia aérea, anunciou uma parceria com a Halo, líder de distribuição de helicópteros premium nos Estados Unidos e Reino Unido, para fornecer 200 unidades de sua aeronave eVTOL. As vendas começam já em 2026.

Aeronave eVTOL da Eve (foto: divulgação/Embraer)

O QUE É EVTOL

O nome eVTOL é uma sigla para Electric Vertical Takeoff and Landing, ou decolagem e aterrisagem elétrica vertical. É um termo utilizado para todos os veículos que, na prática, funcionam como drones tripulados. Eles são mais limpos, silenciosos, práticos e tecnológicos que os helicópteros e são tidos como a chave para o mercado UAM (Urban Air Mobility) se difundir pelas capitais do mundo.

“Nós acreditamos que a Eve desenhou uma aeronave que é bem preparada não apenas para uma certificação inicial, mas também tem um histórico provado de produção”, afirmou Kenneth C. Ricci, Principal of Directional Aviation do fundo de investimentos do qual a Halo faz parte. "A excelente linhagem do design, certificação e produção que a Embraer traz para esta aeronave posiciona a Eve com vantagens significativas sobre os concorrentes˜, avaliou.

CONCORRENTES

Quando fala em concorrentes, o executivo se refere a uma série de iniciativas de startups e grandes empresas que também estão investindo pesado na criação de “carros voadores”. A Volocopter, por exemplo, já existe há 10 anos e  desenvolve veículos eVTOL para fazerem vezes de táxis. O VoloConnect é um projeto de aeronave com 100 quilômetros de autonomia de vôo que deve ser revelada oficialmente já em 2022.

Volocopter VoloConnect (foto: Volocopter)

Já a startup Lilium investe em uma tecnologia que mescla o conceito eVTOL com os tradicionais jatos e promete que a operação comercial começará já em 2024. A Uber foi outra empresa que investiu no desenvolvimento de táxis voadores, mas em 2018 abandonou os planos e colocou a Uber Air à venda.

A colaboração entre Embraer/Eve e Halo é a primeira internacional para o desenvolvimento de uma aeronave eVTOL. Uma das vantagens da Eve sobre as concorrentes é que ela já está certificada para operar no Reino Unido, o que deve facilitar o avanço para uma fase de testes e, posteriormente, operação em Londres.

A Eve também possui um sistema de monitoramento de tráfego aéreo, que será fundamental para a viabilidade da operação do eVTOL. Ao unir essa técnica com a experiência de longa data da Halo, a expectativa é que as aeronaves já possam começar a funcionar em breve.

POR QUE IMPORTA?

Os carros voadores são um sonho antigo da humanidade. E agora, estão virando realidade. Não bem ao estilo dos filmes de ficção científica, mas como uma evolução de conceitos tecnológicos mais atuais, como drones, inteligência artificial e sensores avançados. A Eve foi uma iniciativa criada pela Embraer justamente para acelerar projetos de UAM em todo o mundo e esta parceria deve acelerar ainda mais o desenvolvimento de outros produtos que tornem o vôo uma alternativa viável e real para a mobilidade urbana. Em uma realidade onde o mercado automotivo já enfrenta grandes problemas, essa é mais uma transformação que se aproxima cada vez mais do retrovisor das marcas tradicionais.

 

O Planejamento Estratégico Tradicional se tornou um mecanismo "ingênuo" para acompanhar o ritmo da Nova Economia. Conheça o programa S4D - Strategy for Disruption e veja o inédito Planejamento Estratégico 4D StartSe, único no mundo e capaz de gerar Poder Competitivo e Adaptativo Real para seu negócio.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Head de Conteúdo e Partner na Startse. Mais de 20 anos de experiência na coordenação e produção de conteúdo editorial e para marcas. Fala sobre estratégia, inovação, tecnologia e comunicação.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo