Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Enquanto o Orkut não vem, monte comunidades no Spotify

O aplicativo está testando a funcionalidade Comunidades -- será que pega no Spotify?

Enquanto o Orkut não vem, monte comunidades no Spotify

App do Spotify no celular (Foto: Fixelgraphy/Unsplash)

, Jornalista

4 min

27 jun 2022

Atualizado: 16 nov 2022

Ao que tudo indica, em breve você poderá acompanhar o gosto musical dos seus amigos ainda mais de perto no Spotify. O serviço de streaming vai lançar o recurso Comunidades, que permitirá ver o que eles estão ouvindo em tempo real e as playlists atualizadas recentemente.

O recurso ainda está em teste iniciais, de acordo com a plataforma, mas para usuários do iOS existe um truque: para achar o novo recurso, basta digitar “spotify:community” no navegador Safari em seu dispositivo. A empresa hoje oferece um recurso semelhante de “Atividade de amigos” no desktop, mas limitou o acesso dos usuários nos dispositivos móveis. 

COMO VAI FUNCIONAR?

No hub da Comunidade, que aparece no aplicativo, você verá uma linha horizontal de atualizações da lista de reprodução na parte superior da página, depois uma lista de amigos com rolagem vertical e o que eles estão ouvindo agora, além de carimbos de data e hora de quando eles deram o play!

POR QUE IMPORTA?

As empresas estão priorizando movimentos que envolvam as pessoas para além da plataforma -- de fato, comunidades. Depois que o Facebook engatou sua estratégia em comunidades na plataforma, é a vez do Spotify ativar a tática. 

A questão é que em 2019 houve uma publicação solicitando para que houvesse um recurso no app mobile que permitisse o acompanhamento do que amigos, familiares e conhecidos estavam ouvindo. A demanda surgiu na seção Ideias, que a empresa disponibiliza para sugestões dos usuários. A proposta teve 7.456 votos no fórum, mas foi descartada a princípio. Agora, parece que o Spotify voltou atrás e resolveu reconsiderar o pedido do público. 

Cada vez mais social, a rede anda competindo com players tipo o TikTok, que virou o espaço para o lançamento de músicas para as gerações mais jovens. Além disso, o Spotify ainda conta com sua parceria com o Facebook para cadastros -- sendo que cada vez menos pessoas da geração Z têm conta por lá. Será que as Comunidades vão ajudar a empresa a conquistar novos públicos? 


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo