Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Como estes empresários de sucesso destruíram seus próprios negócios?

Eles tinham tudo para dar certo, mas viram seus sonhos desmoronarem diante de seus próprios olhos.

Como estes empresários de sucesso destruíram seus próprios negócios?

Foto: Reprodução / Yichuan Cao/NurPhoto via Getty Images

, Produção de Conteúdo

9 min

15 dez 2022

Atualizado: 4 jan 2023

Todo empresário sabe que correr risco é intrínseco à profissão. Se pudéssemos analisar o “DNA” de homens e mulheres de negócios, a maioria testaria positivo para a habilidade de abraçar o risco, e torná-lo combustível para negócios incríveis.

Mas o limiar entre enxergar nos riscos uma grande oportunidade de reinvenção ou ser irresponsável com seu próprio negócio, é uma linha bem tênue. 

E, certamente, ninguém começa uma empresa pensando no fracasso. Em algum momento, mesmo em meio às eventuais dificuldades, alguém acreditou naquela ideia. Alguns vão com mais sede ao pote, e acreditam que seu negócio pode mudar o mundo.

No Vale do Silício, por exemplo, o tempo todo provoca-se novos começos. Isso porque o Vale é tido como um dos maiores - senão o maior - ecossistema de inovação do mundo, e estes polos estimulam o pensamento fora da caixa em pessoas com veias empreendedoras e desafiadoras. 

Muitos empresários, ou futuros empresários, passam por lá para se “contaminarem” com este ambiente propício ao surgimento de ideias e negócios brilhantes, além de trocarem experiências criativas. 

Aqui na StartSe, uma de nossas missões internacionais mais famosas é a imersão ao Vale do Silício, inclusive.


Um destes empresários é o Jack Ma, fundador do Alibaba e Aliexpress, um dos homens mais ricos e inspiradores do mundo. Depois de uma sucessão de fracassos, o senhor Ma conseguiu construir seu império quando passou uma temporada no Vale do Silício e aprendeu muito com outros empresários de sucesso. 

Foto: Jovem Pan

Contudo, há outras personalidades que estiveram imersas no Vale ou em outros ecossistemas externos, um tanto quanto polêmicas. É o caso da Elizabeth Holmes, uma das mulheres mais bem sucedidas do mundo, que viu seu sonho desmoronar, recentemente, ao pegar 11 anos de prisão. Holmes foi condenada por fraude, após vender uma ideia brilhante com apenas 40% de testes em aprovação. 

Outro empresário de sucesso que teve um triste fim ao ser forçado a deixar seu próprio negócio foi Adam Neumann, fundador do WeWork. Neumann veio de outro grande polo de inovação, Israel, onde foi influenciado a criar um negócio pensando já em níveis globais.

O fracasso de Adam Neumann, Elizabeth Holmes, e outros empresários que chegaram no auge de sua relevância e, infelizmente, recuaram para o declínio, certamente não tem a ver com os hubs de inovação dos quais fizeram parte.

Muito pelo contrário. O ambiente pode ter impulsionado características positivas que já eram inerentes a eles; a ousadia e tentativa de provocar novos começos com negócios de impacto foram, evidentemente, estimuladas.

No entanto, a execução de planos fundamentados em vantagem pessoal, sem frugalidade, ou na base da enganação, revela muito mais um problema de governança do que outras coisas.

O ego faz com que algumas mentes brilhantes articulem situações para que o sucesso seja seu próprio sucesso, não necessariamente o sucesso da organização ou produto. O pensamento de que, em algum momento, esta pessoa irá se dar bem, mesmo que seu negócio afunde. 

QUAL O MAIOR PROBLEMA DESTA LINHA DE PENSAMENTO?

Infelizmente, há figuras do negócio que pensam desta forma e saem impunes. Nem todos os egoístas sairão derrotados. Mas é aí que mora o problema… um dos pilares das Organizações Infinitas que gostamos de reforçar é o propósito

Um grande negócio não vai para frente nem produz bons frutos se as pessoas por trás dele não estiverem alinhadas ao mesmo propósito. Ainda que um ou outro empresário possa se safar e continuar tirando vantagem própria, uma organização que não tem uma boa liderança voltada para a construção de algo maior está fadada ao fracasso. 

Se você é dono ou líder de uma organização, ou pretende se tornar um, você precisa - além do propósito - conhecer e adotar as estratégias das Organizações Infinitas, para garantir que seu negócio continue relevante rumo à perpetuidade.

No último episódio do Podcast Organizações Infinitas, nossos professores e autores do best-seller Organizações Infinitas, nos contam, em uma análise mais profunda, sobre empresários que pensaram demais em si próprios e como isso levou seus negócios ao declínio. Assista na íntegra: 

Thumbnail do vídeo

Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Produtora de conteúdo na StartSe, roteirista e organizadora do Podcast Organizações Infinitas.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo

Mapa do site

Sobre Nós

CaptableDigitaliza.aiMorseSnaqStartSe UniversityStartups

Eventos

A StartSe é a plataforma de conhecimento do AGORA. Nossa missão é educar, informar e transformar lideranças e empresas do Brasil através do acesso às experiências mais bem sucedidas de negócios dos principais polos de inovação do mundo.

BAIXE O APP STARTSE!

Google Play BadgeApp Store Badge
Baixe o App Startse!

Cadastre-se e receba diariamente o resumo do que importa AGORA com a análise do time StartSe!


SIGA A STARTSE NAS REDES!

Fale Conosco

Horário de atendimento:
De segunda a sexta, das 10h às 18h

Atendimento exclusivo telefônico

+55 (11) 5039-5602


Atendimento exclusivo WhatsApp
Compras:

+55 (11) 97558-6880


Alunos e Ex-alunos:

+55 (11) 97244-8378

E-mails:
atendimento@startse.com
comercial@startse.com
dpo@startse.com

É um veículo de comunicação e quer receber nossos releases ou agendar uma entrevista conosco?
assessoria@startse.com

STARTSE TURISMO DE NEGOCIOS LTDA CPNJ: 32.291.526/0001-64 | STARTSE INFORMACOES E SISTEMAS S/A CNPJ: 24.554.736/0002-50

Política de Privacidade e Termos
Política Geral de Cancelamento e Remarcação

Todos os direitos reservados © startse.com
São Paulo, Brasil | Palo Alto, EUA | Shanghai, China