Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Inovação na construção civil: conheça a estratégia da Trutec

Lançado pela Vedacit, líder em impermeabilização, o hub de tecnologia reúne startups para inovar no ecossistema de obras e varejo. Entenda!

Inovação na construção civil: conheça a estratégia da Trutec

(Foto: Arctic-Images via Getty Images)

, jornalista

10 min

23 set 2021

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Sabrina Bezerra

A história da Trutec

Em 2020, em meio à pandemia de coronavírus, o Grupo Vedacit — tradicional empresa de impermeabilização — lançou a Trutec, hub de tecnologias para o mercado de construção civil.

A companhia foi fundada por meio do Vedacit Labs, programa de inovação aberta do conglomerado. O objetivo? Transformar o mercado de construção civil "com o desenvolvimento de soluções tecnológicas”, diz a empresa.

O hub escolhe startups que foram aceleradas pelo Vedacit Labs. Até agora 4 fazem parte do portfólio: a Construcode, a Elixir.Ai e a ConstructIn e Construflow (saiba mais abaixo).

Apesar da Trutec ser nova, mais de 2 mil obras usam as soluções do hub — que atende os segmentos b2b e b2c. Com o uso das inovações, “cerca de 314 árvores deixaram de ser cortadas e 24 milhões de litros de água economizados”, conta

“Trabalhamos pela sustentabilidade da cadeia de valor, com o uso eficiente e sustentável de recursos, resíduo zero e redução da pegada de carbono. Desenvolvemos produtos e serviços que promovem ambientes saudáveis para as pessoas”, completa.

O que a Trutec faz?

O hub de tecnologia é dividido em dois segmentos: obra e varejo. Do lado da construção, são oferecidos serviços que ajudam a aumentar a produtividade, a reduzir custos e os desperdícios nos canteiros de obras, gestão a distância e boas tomadas de decisão por meio do armazenamento de dados. Já no varejo, a empresa oferece soluções de inteligência de mercado, giro de produto e visibilidade de estoque.

Quais são as startups da Trutec?

  • ConstruCode: a startup foi a primeira a fazer parte do hub de tecnologia. Trata-se de uma plataforma de inteligência integrada para obras. Os usuários podem controlar projetos via QR Code, tomar decisões por meio do mapeamento de algoritmos e visualizar um diário online com as informações do andamento da obra.
  • Elixir.Ai: na segunda edição do Vedacit Labs, a Elixir.Ai chegou ao portfólio da Trutec. A companhia é voltada para o varejo da construção. “Usamos inteligência artificial para mapeamento do mercado, gerando previsibilidade de demanda e conectando a indústria com o Ponto de Venda”, diz a empresa.
  • ConstructIn: em 2021, a startup entrou para o ecossistema, “oferecendo um sistema que permite o acompanhamento remoto das obras, gerando imagens 360º e interligando o escritório com os canteiros por meio de uma experiência visual e imersiva”, conta.
  • Construflow: para ampliar a carteira de tecnologia do hub, chegou a Construflow. A startup é uma plataforma de coordenação e inteligência que “integra as equipes durante as fases de elaboração e compatibilização de projetos”, diz a companhia.

Aprenda a criar uma startup do setor de construção com Diego Mendes, co-fundador da ConstruCode. Ele vai participar do SVWC 2021. Faça a sua inscrição!

Painel de visualização da ConstruCode (Foto: divulgação ConstruCode)

Como a Trutec inovou?

Como parte do Grupo Vedacit, a Trutec inovou trazendo startups para superar a falta de tecnologia no mercado de construção civil. Os serviços oferecidos pelas construtechs do hub são vendidos para outras companhias do setor — e com apólice de seguro embutida no pacote para não ‘dar dor de cabeça’ aos clientes. O custo-benefício, segundo a Trutec, é compatível com o mercado.

Outro ponto de inovação é o foco na sustentabilidade. É possível notar que a empresa faz o investimento nas startups que oferecem — além de redução de custo e de tempo — soluções em prol do meio ambiente.

+ Aula gratuita: Diálogo e Engenharia: a transformação digital no setor de construção

Time Trutec (Foto: divulgação)

O que a Trutec pode te ensinar?

A curar a do mercado. Veja: a Trutec nasceu em um ano marcado pela crise sanitária. Poderia ser arriscado investir em um novo projeto? Talvez. Mas o Grupo Vedacit apostou na ideia. E deu certo. Graças ao hub de tecnologia e uma gestão humanizada, o conglomerado cresceu 10% no ano passado.

Isso porque, por muito tempo, o mercado de construção civil usava métodos tradicionais, com pouca tecnologia. Contudo, o ano passado forçou muita empresa a acelerar a transformação digital e contratar serviços de startups foi a solução mais rápida.

Não à toa que o setor de construtechs e proptechs cresceu 23% em comparação com 2019, de acordo com o Mapa das Construtechs & Proptechs Brasil 2021, realizado pela Terracotta Ventures, gestora de investimentos em empresas de tecnologia.

“Um dos maiores desafios do mercado de construção civil no Brasil é encarar o ritmo da retomada de crescimento, necessário para alcançar os patamares de desenvolvimento esperados. (…) Portanto, é imperativo atentar para as dores que envolvem o setor e buscar inserir a sustentabilidade nas práticas das empresas, a adesão à tecnologia e empreender com iniciativas inovadoras”, escreveu Marcos Bicudo, CEO da Vedacit.

Você também pode aprender no quesito meio ambiente. À medida que cresce a agenda ESG, se torna indispensável encontrar alternativas que causem menos impacto ambiental — e a Trutec está de olho nisso ao escolher startups que ajudam a melhorar a sustentabilidade.

Quer aprender mais com a Trutec? Dia 28 de outubro, Alexandre Quinze, CEO da startup, vai participar do SVWX 2021. Faça a sua inscrição!

Ficha

Nome: Trutec

Ano de fundação: 2020

Origem: fundada pelo Grupo Vedacit

CEO: Alexandre Quinze

Banner SVWC Construtech & Proptech Day

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!