Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

É o fim do Twitter? Entenda os planos de Elon Musk com a X e a disputa com a Microsoft

Após criticar o ChatGPT, Elon Musk está criando sua própria inteligência artificial -- e isso pode mudar o futuro do Twitter

É o fim do Twitter? Entenda os planos de Elon Musk com a X e a disputa com a Microsoft

, jornalista da StartSe

4 min

21 abr 2023

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Desde que adquiriu o Twitter, Elon Musk já demitiu metade da companhia, mudou temporariamente o logo para o cachorro/meme/criptomoeda Doge e muito mais. Algumas mudanças aconteceram e geraram um boom de atenção. Já outras, as mais importantes, estão acontecendo de forma muito mais sutil.

Na última semana, o Twitter deixou de existir oficialmente como uma empresa independente e foi incorporado à X Corp, companhia criada por Elon Musk. Ele já havia afirmado, no passado, que gostaria de criar a rede social X, nome que já havia utilizado em outro negócio. 

Agora a expectativa é que ele crie um super aplicativo que pode conter a tecnologia do momento: a inteligência artificial. Mesmo após assinar uma carta de especialistas que pede uma pausa no avanço da I.A, o Wall Street Journal reportou que ele criou a empresa X.AI, uma nova empresa voltada à tecnologia.

 

Confira a história completa no episódio abaixo do nosso podcast Agora em 10

Além disso, confira os fatos mais relevantes da semana no ecossistema de inovação e startups em menos de dez minutos

Elon Musk x OpenAI x Microsoft

Vamos retornar um pouquinho ao passado: Elon Musk foi um dos fundadores da OpenAI láááá em 2015, mas acabou deixando o projeto em 2018 por supostas discordâncias com Sam Altman, CEO da startup.

Musk acabou se tornando um dos maiores críticos do ChatGPT, mas agora ele quer criar a própria inteligência artificial generativa. Em uma entrevista à Fox News, ele disse que quer criar o “Truth GPT”, o “Verdade GPT”, uma I.A que quer entender “a natureza do universo”.

E, bom, não acaba por aqui. A questão da I.A já está impactando no Twitter de outra forma – e é nos negócios. A Microsoft, uma das principais investidoras da OpenAI, anunciou que deixará de fornecer suporte ao Twitter em sua plataforma de anúncios. Isso porque o Twitter planeja cobrar de US$ 42 mil a US$ 210 mil por mês para as empresas que quiserem usar sua API.

O próprio Musk respondeu à notícia com este tweet: “Eles treinaram ilegalmente usando os dados do Twitter. É hora do processo”. 

Ele não deixou explícito na mensagem, mas ele está falando sobre treinar a inteligência artificial – e, no caso, provavelmente a da OpenAI. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos…

 

Ainda neste episódio…

Ok, Ok: Banco Inter cria "Guia de Estilo"

Agora na StartSe: dia da criatividade! Veja 4 livros que vão te ajudar a ser mais criativo

 

Termômetro:

Quente: a Apple virou banco?

Morno: Shein irá produzir no Brasil?

Frio: clima pós-demissões na Meta

LEITURA RECOMENDADA

Quer aprender com especialistas como o ChatGPT e outras inteligências artificiais podem impactar no seu negócio? Conheça o A.I For Leaders, curso da StartSe que te ensina a usar I.A para atingir sua máxima potência em performance e tomadas de decisão estratégicas.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!