Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


G do ESG: startup automatiza rotina fiscal e traz mais transparência para empresas

A Dootax possui um RPA fiscal que automatiza o pagamento de impostos e traz mais análise de dados aos departamentos fiscais

G do ESG: startup automatiza rotina fiscal e traz mais transparência para empresas

Thiago Souza, Yvon Gaillard e Luis Pessoto, fundadores da Dootax (foto: divulgação/Dootax)

, jornalista da StartSe

5 min

25 nov 2022

Atualizado: 23 jan 2023

Embora os pilares do ESG sejam, respectivamente, o meio ambiente, sociedade e governança, há um foco maior para o “E” e “S” em comparação ao G. Isso porque as problemáticas dos dois primeiros pilares já são mais conhecidas do que os de governança – que geralmente requer mudanças estruturais profundas dentro das empresas.

Um dos setores que requer mais transparência e agilidade das empresas é o fiscal – e esta é a questão que a Dootax pretende resolver. A startup foi fundada em 2018 pelos empreendedores Luis Pessoto, Yvon Gaillard e Thiago Souza (alumni da StartSe University e Game Changer). 

“Nós automatizamos a emissão e pagamento dos tributos. Antes, esse trabalho era manual e poderia levar três dias nas empresas”, conta Souza em entrevista à StartSe. A expectativa é que os funcionários possam ficar mais focados na parte estratégica fiscal e na análise de dados sobre o pagamento dos próprios impostos.

Um dos setores mais impactados pela questão fiscal é o e-commerce. Desde 2019, 100% do imposto da compra de produtos deve ser pago ao Estado de destino das mercadorias – e os caminhões de entrega só podem deixar as empresas depois que essa etapa foi paga. “Com a análise de dados, o cliente pode observar para quais Estados paga mais impostos e criar estratégias, como abrir uma planta no local, entre outros”, explica.


Atenção aos fornecedores

Outra questão em que a empresa busca auxiliar outras é na transparência com os fornecedores. A Dootax criou um gestor de certidões positivas e negativas de débito, centralizando-as em um só local e fortalecendo o compliance.

A fundação da empresa

Antes de fundar a Dootax, os empreendedores criaram em 2012 a FluxIT, uma consultoria de tecnologia para o setor fiscal das empresas. Até que, com o passar do tempo, eles entenderam que os softwares existentes estavam ficando ultrapassados – e então criaram o próprio.

A divisão oficial das companhias aconteceu em 2018, quando a Dootax recebeu um aporte de um dos concorrentes. A FluxIT continua existindo como consultoria.

Atualmente, a Dootax possui cerca de 80 funcionários divididos entre São Paulo, São Bernardo do Campo, Recife e Porto Alegre. A abertura de novos escritórios ao Sul e Nordeste do país foi uma virada de chave para a companhia e a ajudou a adquirir novos clientes nesses locais.

“Ao analisarmos dados de inteligência do mercado, entendemos que São Paulo representava apenas 70% dos nossos potenciais clientes, mas quase todo nosso público era da região. Então decidimos expandir e conquistar locais em que tínhamos pouca penetração”, explicou o fundador e líder de marketing. Se antes a empresa tinha 5 clientes no Nordeste, agora possui mais de 30. Ele comenta que a estratégia foi na contramão da pandemia, mas que funcionou em um mercado mais tradicional, como é o tributário.

Aprenda com quem está transformando o mercado. Game Changers é a nossa Comunidade Global de Negócios para Empresários, Executivos e Decisores que fazem a diferença.  Venha fazer parte de um network criado para aqueles que, de fato, querem mudar o jogo! 


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo