Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Customization as a service: conheça a tendência que vai moldar o mercado financeiro nos próximos anos, segundo a CEO da Aarin

Hub Tech-fin especializada em Pix e Embedded Finance, que integra o grupo Bradesco, abordou as tendências das finanças embarcadas

Customization as a service: conheça a tendência que vai moldar o mercado financeiro nos próximos anos, segundo a CEO da Aarin

Reprodução Aarin

, Redator

6 min

7 jun 2024

Atualizado: 7 jun 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

POWERED BY AARIN

“O futuro do Embedded Finance é a integração do produto financeiro dentro da jornada do cliente. A partir do momento que a digitalização nos coloca como protagonistas da ação, toda a questão de pagamentos deve estar atrelada ao seller, e não mais ao banco ou app do banco”. A recomendação foi feita pela CEO e Founder da Aarin, Ticiana Amorim, durante o Fintech Revolution Xperience 2024, ao apresentar as principais tendências do Embedded Finance.

Em sua palestra, a CEO falou sobre como as gigantes do varejo estão moldando o futuro financeiro com o ‘Everything as a Service’ da Aarin Techfin. O evento organizado pela Startse levou ao público as transformações digitais do mercado financeiro, novidades sobre o Real Digital, o Drex, mudanças que virão com os avanços da Inteligência Artificial, entre outros. 

Para Ticiana, o futuro do Embedded Finance está na completa integração dos serviços financeiros pelos sellers. Ela explica que retirar o cliente da jornada e deslocá-lo até uma instituição financeira para o envio de documentos, aprovação de um empréstimo ou uma venda parcelada, seja na via física ou digital, é algo que deve ser evitado, e que as grandes marcas varejistas já colocam em prática.

“O mercado brasileiro já vive o Embedded Finance e o ‘by now, pay later’ com as empresas do varejo há muito tempo, o que vemos hoje é a evolução conceitual do crediário. As finanças já estavam embarcadas e essa nova forma das empresas se relacionarem com seus clientes independem de conta bancária, ela depende apenas de uma compra. O mercado financeiro é um meio para a concretização da venda”, destaca.

Além de dar mais conforto ao cliente, o Embedded Finance confere maior poder de capital de giro ao empreendedor, que não precisa esperar as compensações bancárias para o controle financeiro. 

Outro fator que é facilitado neste processo é a segurança. “Quem sabe todas as informações sobre as lojas melhor do que os marketplaces? Nenhum banco possui esse conjunto de dados de forma tão acurada, o que torna a checagem de dados como avaliação de crédito, quantidade de vendas, tempo em operação, entre outros, mais segura. E tudo isso, feito em segundos e sem nenhum touchpoint com ninguém”, reforça.

Outro diferencial é que as transações são apartadas do ‘ledger’. “Isso garante que ele consiga consultar o gestor do limite, o antifraude e outros microsserviços, retornando para o hub de transações em tempo real”, diz.

Customization as a Service

Hoje, os consumidores estão muito menos passivos, mais imediatistas e extremamente digitalizados. Com esse cenário, é preciso que as empresas pensem em novos formatos que atendam essa demanda de forma efetiva. Uma das mudanças propostas pela CEO e que vai moldar o mercado financeiro nos próximos anos é o ‘Customization as a Service’.

Esse novo conceito vem para suprir as necessidades dos sellers que demandam tecnologias que se conectem a qualquer sistema, sejam assíncronas e que não precisem estar rodando nos seus computadores. Essa é a proposta da Aarin. “Aqui, nós somos agnósticos, ou seja, podemos nos conectar com qualquer sistema operacional, porque nossas APIs foram feitas com a premissa de comunicação entre instituições diferentes. Oferecemos velocidade para implementar, flexibilidade para configurar e liberdade para operar. Com nosso core, a fintech pode plugar os parceiros que quiser. A Aarin não é modular, ela é flexível”, explica Ticiana Amorim. 

Se hoje os consumidores já apresentam características diferentes das que tinham há 10 anos, o futuro nos reserva ainda mais transformações. “Temos que olhar para a população economicamente ativa se quisermos que nossos negócios permaneçam, principalmente, a geração Z que já é nativa digital e exige serviços em tempo real”, finaliza a CEO.

Sobre a Aarin

A Aarin é o primeiro hub tech-fin especializado em Pix e Embedded Finance no Brasil. Atualmente faz parte do grupo Bradesco e fornece serviços com enfoque financeiro incluso na experiência do usuário, possibilitando que qualquer empresa possa prestar serviços financeiros para sua base de clientes. Através do Smart Core, os negócios podem ofertar seus próprios serviços financeiros sem que precisem ser um banco. Nascida em Salvador (BA), a Aarin passou por M & A multimilionário com o grupo Bradesco em agosto de 2022.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!