Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Fim da conta de luz? Nova lei libera pagamento de empresas que usam fonte renovável

Os benefícios da energia renovável só aumentam; entenda o porquê

Fim da conta de luz? Nova lei libera pagamento de empresas que usam fonte renovável

Torres de rede de energia elétrica (foto: montagem/Getty)

, Produtora de Conteúdo

5 min

7 dez 2022

Atualizado: 5 jun 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (6), um projeto de lei (n° 2703/22) que estende por 18 meses o prazo final para que os micro e minigeradores de energia solicitem acesso às redes de distribuição para gerar a própria energia, deixando de pagar contas de transmissão e distribuição. 

Na prática, isso significa que pessoas físicas e pequenos empreendedores (que produzem de 75 kW até 10 MW) poderão se ausentar dos tributos, caso comecem a produzir energia através de fontes renováveis. Interessante, né?

MAS E AS GRANDES EMPRESAS? 

Elas ficaram de fora do projeto de lei, mas não devem escapar da tendência de investir em energia renovável. Isto porque, em um cenário de redução do nível de produção, queda das taxas de lucro e aumento do desemprego, a melhor saída para evitar maiores prejuízos é justamente através do corte de despesas

De acordo com a HCC Energia Solar:

“os retornos de uma utilização renovável de energia já se manifestam no mês seguinte à implementação - e em muitos casos, a conta de luz chega a ser reduzida de 80% a 90%.”.


Além disso, o movimento ESG garante essas 3 outras vantagens: 

1- FORTALECIMENTO DA IMAGEM 

Empresas que assumem responsabilidade socioambiental (além do discurso), se tornam muito mais atrativos para clientes e investidores interessados no ESG. 

2- CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE

A energia mais utilizada atualmente é gerada por meio de petróleo e derivados, xisto e carvão mineral - e todos esses combustíveis são extremamente prejudiciais. Algo que não acontece com as fontes alternativas, como a solar e eólica – que exigem menos interferência nos ecossistemas para ser adquirida. 

Mas vale ressaltar: é necessário investir em máquinas e equipamentos, para que não consumam mais energia do que o realmente necessário.

3- FONTE INESGOTÁVEL

Foto: Steve Cicero/Getty Images

Sua quantidade se renova constantemente ao ser usada. A energia limpa aproveita o movimento das águas, o sol e, até mesmo a força gravitacional para gerar eletricidade.

POR QUE IMPORTA?

Além da questão da redução de gastos, a produção de energia limpa se torna cada vez mais um diferencial. Como falamos acima, ela é necessária para o fortalecimento da imagem, cuidado com o meio ambiente e reaproveitamento - e isso com certeza deve ser levado como prioridade na sua empresa, mesmo que ela não se enquadre no novo incentivo do governo. 

PARA FINALIZAR, VEJA CASES DE EMPRESAS QUE JÁ SÃO REFERÊNCIAS NO ASSUNTO:

  • RENNER

já possui 7 lojas cariocas abastecidas por energia solar

  • AMBEV

Já investiu mais de R$50 milhões na instalação de usinas de energia solar e planeja que, até 2025, todo o seu consumo seja de energia limpa. 

  • BANCO DO BRASIL

Além das 100 agências que já são abastecidas por usina solar, o banco estuda lançar licitações em, pelo menos, mais cinco estados.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista. Possui experiência no mercado financeiro, social media e customer experience. Passou pela XP Inc.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!