Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Como exercer influência no ambiente de trabalho?

Veja 5 dicas práticas que te ajudam a criar essa habilidade de comportamento (aos poucos)

Como exercer influência no ambiente de trabalho?

Pessoas conversando no trabalho (Fonte: Getty Images)

, Repórter

5 min

29 nov 2022

Atualizado: 17 jan 2023

A arte da persuasão não é só responsabilidade do marqueteiro! Profissionais que querem subir na carreira também devem ser capazes de utilizar o seu repertório para engajar e convencer seus colegas de trabalho a seguir um determinado caminho, sabe por quê? 

Você pode ser o melhor profissional do mundo e ter uma ideia genial, se não souber mostrar que isso de fato importa ao negócio da empresa, não adianta nada: ninguém vai acreditar em você, muito menos investir no seu planejamento (e eu tenho certeza que não é isso o que você quer!)

A influência é mais uma habilidade de relacionamento que leva em consideração o quanto as pessoas estão dispostas a agir de acordo com a sua perspectiva - e isso não é tão simples assim. Para conquistá-la, é necessário ter embasamento, pensamento crítico, inteligência emocional, e muito mais.  

“Eu me recuso a aceitar a ideia de que o homem não consegue influenciar o desenrolar dos eventos à sua volta”, disse Martin Luther King

MAS AFINAL, QUAL A IMPORTÂNCIA DE SER INFLUENTE?

Homem segurando uma câmera (Fonte: Getty Images)

Bom… O mundo já está vendo a importância dessa palavra através das redes sociais. As marcas não procuram mais veículos de informação para divulgar os seus produtos, e sim pessoas que possuem engajamento suficiente para convencer esse público, os famosos influenciadores digitais. 

E no ambiente corporativo da Nova Economia, não é muito diferente disso. Entre o profissional mais maduro da empresa e o estagiário, ganha a ideia que gerar mais engajamento também. É como se fosse uma fórmula: boas ideias + dados + influência = sucesso. 

COMO INFLUENCIAR NA PRÁTICA? 

Antes de mais nada, saiba: isso não acontece de uma hora para outra. Você precisa adotar novos hábitos de relacionamento aos poucos. E de forma ética. 

VEJA 5 DICAS QUE VÃO TE AJUDAR DURANTE ESSE PROCESSO:

 

1- CRIE VÍNCULOS

Três mulheres trabalhando no escritório (Fonte: Getty Images)

Reflita: a empresa que você trabalha está conectada com os seus objetivos pessoais? Se a resposta for sim, que bom, você está no lugar certo. Logo, trabalhando com pessoas certas também. Isso facilita o processo! 

Que tal chamar os colegas do seu time para uma reunião para contar um pouquinho de onde veio, qual o seu background e quais são as suas metas para o futuro? Essa é uma ótima forma de reconhecer afinidades, discutir planos e fazer networking. 

2- APRIMORE A SUA COMUNICAÇÃO

Você lembra quando eu disse sobre não adiantar de nada ser um bom profissional e não conseguir influenciar com a sua ideia? A comunicação tem tudo a ver com isso, afinal, é ela quem transmite o que passa na sua cabeça para os outros. Como você tem se expressado? Será que as pessoas sentem credibilidade na sua fala? 

Para responder essas perguntas, é simples: basta ver se as pessoas se mostram interessadas ou não… Vale repensar! E para te ajudar com isso, aqui temos algumas dicas de oratória, confira. 


3- TENHA REPERTÓRIO

Ter um repertório significa que você tem mais perspectivas sobre as muitas formas de realidade, expressões culturais e possibilidades de posicionamento. Algo que facilita o processo de pensamento crítico, ajuda a criar conversas e a oferecer opiniões que de fato importam ao negócio. 

Como conseguir isso? Através de muita leitura, estudo, viagens, visitas a museus, e tudo que te tira da sua bolha social. 

4- ELOGIE 

Pessoas batendo palmas no escritório (Fonte: Getty Images)

Além de trazer mais leveza ao ambiente de trabalho, o ato de elogiar quando um colega faz um trabalho bem feito mostra que você se importa. Além, claro, de fortalecer o que foi a nossa dica 1: o fortalecimento do vínculo, sabe por quê? Eu tenho certeza que essa pessoa passará a priorizar com a sua opinião quando for lançar algum novo projeto. 

5- APRENDA A TRABALHAR EM EQUIPE

Essa vai para quem ama ficar no seu cantinho do home office: saia da sua zona de conforto. Provoque-se com projetos em equipe, metas complementares e projetos fora de casa. Isso torna o ambiente mais produtivo, criativo e aberto ao diálogo. 

E lembre-se: lidar com pessoas ainda é o maior pilar dentro de um negócio.  

AGORA, VAMOS TE AJUDAR COM O QUE, NA NOSSA VISÃO, É O HÁBITO MAIS DIFÍCIL DE SE DESENVOLVER

Acreditamos que você já tenha algumas dessas habilidades para aumentar sua influência, mas, sem dúvida, a mais difícil é a de aumentar repertório.

Com tantos terabytes de informação, notícias, novidades surgindo a todo momento, fica cada vez mais difícil se atualizar agora e se manter relevante ao mesmo tempo.

Quais as melhores fontes para desenvolver sua carreira? Quais as informações e tendências mais relevantes para aumentar sua influência e relevância onde você atua?

Por isso, estamos liberando 3 aulas totalmente gratuitas para você aumentar seu repertório com o que está acontecendo de mais relevante dentro e fora das maiores empresas de inovação do mundo.

As maiores mentes do Vale do Silício já formaram mais de 6.000 executivos e profissionais através do xBA, eleito o programa executivo mais inovador do mundo. E você tem acesso a 3 dessas aulas sem nenhum tipo de custo.
 

Se essas 3 aulas não ampliarem (e muito) seu repertório e visão de mundo no ambiente corporativo, nada mais o fará.
Aqui você pode liberar as 3 aulas escolhidas a dedo para aumentar seu poder de influência. Corre lá!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista. Possui experiência no mercado financeiro, social media e customer experience. Passou pela XP Inc.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo