Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Empresa lança coleira que monitora a saúde de cachorros

Lançada pela empresa francesa Invoxia, o item tem sensores que coletam dados como localização, frequência cardíaca e respiratória do pet. Entenda!

Empresa lança coleira que monitora a saúde de cachorros

Coleira inteligente da Invoxia (Foto: divulgação Invoxia)

, jornalista

3 min

12 jan 2022

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Sabrina Bezerra

Wearables para pet. A empresa francesa Invoxia — que faz produtos inteligentes — lançou uma coleira que monitora os sinais vitais e rastreia cachorros.

Como funciona? O acessório tem sensores que coletam dados como localização, frequência cardíaca e respiratória do pet. 

Na prática, os dados são enviados para o aplicativo (que funciona em Android e iOs) e avisa o dono quando é necessário ter atenção com a saúde do animal e quando ele sai da área definida. Ou seja, o dog fugiu? O GPS mostra a localização dele. Isso é possível, por meio de IoT (Internet das Coisas).

E o veterinário? O gadget não substitui a ida ao médico de animais; e sim, trabalha em conjunto. Por exemplo, as informações ajudam o profissional a identificar doenças precoces e, durante o pós-operatório, contribui para entender como o pet está respondendo à medicação.

Coleira inteligente da Invoxia (Foto: divulgação Invoxia)

POR QUE IMPORTA?

INTERNET DAS COISAS NO MUNDO PET

Primeiro, é importante que você saiba que a Internet das Coisas tem revolucionado a área da saúde. Falamos aqui, por exemplo, como o médico conhece seu paciente com a IoT; e essa inovação tem feito barulho também no mundo pet. 

O motivo? Muitas pessoas têm cães em casa — como consequência impacta positivamente o mercado pet. Para você ter uma ideia, os Estados Unidos e o Brasil são dois dos maiores mercados de produtos pet, segundo a Euromonitor International. 

Em terra nacional, em 2020 movimentou cerca de R$ 40,1 bilhões de faturamento e a expectativa é crescer 42,7% até 2025, segundo projeção do Instituto Pet Brasil.

Ok. E quantas residências têm cachorro no Brasil? Cerca de 46,1%, segundo dados de 2019 da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quase a metade. 

GPS PARA CÃES

E você já ouviu falar de algum bichinho que fugiu de casa, certo? É aí que entra a sacada da coleira com GPS: o dono consegue encontrá-lo quando isso acontecer, já que o monitoramento é em tempo real.

Quer aprender mais sobre o mercado pet? Assista esta aula gratuita com a Petlove sobre como inovar por meio da tecnologia

Banner newsletter StartSe

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!