Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


China cria moeda digital: entenda como ela funciona

Entenda como a versão digital do Yuan funciona e como esse movimento vai transformar a economia mundial.

China cria moeda digital: entenda como ela funciona

Nota de Yuan chinês (foto: Getty)

, Head de Conteúdo

6 min

6 abr 2021

Atualizado: 27 jan 2023

Por Alberto Cataldi

Enquanto muitas pessoas ainda não entenderam que a digitalização do dinheiro é realidade, a China deu o passo para se tornar a primeira grande economia mundial a ter uma moeda digital. O Yuan chinês eletrônico já começou a ser testado nas grandes cidades do país, como Xangai, Pequim, Shenzhen e Suzhou e promete ser uma rápida revolução na maneira como os chineses lidam com o dinheiro, criando mais acessibilidade, praticidade e segurança.

O QUE É O YUAN DIGITAL

O Yuan digital, ou eCNY, é uma moeda virtual que substitui a versão em papel do dinheiro que já circula na China. Ao contrário de criptomoedas como Bitcoin e Ethereum, ela não é descentralizada, ou seja, o controle de emissão dela é feito inteiramente pelo Banco do Povo da China. 

Para usar, os chineses contam com um aplicativo que funciona como carteira digital, onde todos os depósitos e pagamento são feitos. Vale lembrar que a cultura de apps de pagamento já está bem enraizada no país, o que facilita a adoção de transformações como esta.

QUAIS AS VANTAGENS DO YUAN DIGITAL?

A criação de uma moeda virtual estatal trará muitas vantagens para o governo chinês, como evitar falsificações, dar mais agilidade na aplicação de políticas monetárias e permitir uma visão mais aprofundada dos dados de circulação financeira no país. Vale explicar que o Yuan digital garante anonimidade para algumas informações das transações, mas permite que o governo tenha mais visibilidade de atividades ilegais.

Para a população, a expectativa é de facilitar o acesso ao dinheiro, especialmente para pessoas que ainda sejam dependentes de bancos, mas morem em regiões pouco atendidas. O estímulo ao comércio também será um benefício direto, já que vai facilitar o pagamento e torná-lo instantâneo.

COMO ELE ESTÁ VIRANDO REALIDADE?

A distribuição do Yuan digital está sendo feita através dos bancos, que recebem a moeda do Banco do Povo da China e transferem para seus clientes, contando com campanhas de incentivo e educativas sobre as vantagens e usos da moeda virtual. Uma vez que o cliente aceite o uso, o dinheiro físico pode ser trocado por uma versão virtual disponível no app eCNY.

QUEM JÁ ESTÁ NESSA?

O projeto da moeda digital chinesa está em curso desde 2014. Um dos motivos para todo esse investimento é criar estabilidade no mercado financeiro do país, que já conta com iniciativas como o Alipay, da Alibaba, e o WeChatPay, da Tencent, que atualmente detém grande parte da circulação do dinheiro digital do país. Um projeto mantido pelo governo garante mais estabilidade para a economia.

Não muito atrás, o Japão também anunciou que fará um teste de um ano com uma nova moeda virtual, chamada de Central Bank Digital Currency (CBDC). O “experimento”, como é chamado pelo governo, entrou na fase 1 neste mês e envolve a avaliação de funções básicas para um Yen digital, como a garantia de pagamento, distribuição e recebimento. Ela deverá durar até março de 2022, quando será avaliada a possibilidade de uma segunda fase.

POR QUE TUDO ISSO IMPORTA?

Com esse movimento, a China não deixa dúvidas: o dinheiro do futuro será digital. E não estamos falando de um futuro distante, mas de algo que já está se tornando realidade ao longo de 2021 e que deverá ser imitado por outros países em breve. Muita gente já tem começado a olhar para as criptomoedas como um investimento importante, enquanto empresas também oferecem soluções para o uso no dia a dia. As possibilidades estão só começando a acontecer, e quem não acompanhar pode ficar pra trás rápido.

 

Entenda como está sendo traçado o Futuro do Dinheiro e a Revolução Digital dos Pagamentos no INNOVATION PAY, evento gratuito da StartSe que será realizado nos dias 6, 7 e 8 de abril, das 17h às 20h. Inscreva-se aqui e aprenda com as maiores referências do Brasil e do mundo!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Head de Conteúdo e Partner na Startse. Mais de 20 anos de experiência na coordenação e produção de conteúdo editorial e para marcas. Fala sobre estratégia, inovação, tecnologia e comunicação.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo