Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

ChatGPT é uma revolução de inteligência artificial, design ou produtividade?

Entenda o que transformou as inteligências artificiais generativas em um fenômeno

ChatGPT é uma revolução de inteligência artificial, design ou produtividade?

ChatGPT (Fonte: Getty Images)

, jornalista da StartSe

6 min

26 mai 2023

Atualizado: 26 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A inteligência artificial não é novidade. Essa tecnologia já está sendo pesquisada desde 1950, com Alan Turing (e nós te contamos toda a sua evolução até agora neste artigo). Mas o que a tornou um hype de meses para cá?

A resposta está no título deste artigo. O ChatGPT, Google Bard, MidJourney e outras inteligências artificiais generativas são uma revolução de inteligência artificial (como tecnologia em si), design E produtividade.

Inteligência artificial e a revolução no design e experiência do usuário

O uso de inteligência artificial em produtos e serviços da nossa rotina não é novo. É através da inteligência artificial que a Netflix recomenda conteúdos, por exemplo, mas as pessoas não estavam tãooo cientes disso. E ainda mais importante: elas não usavam a tecnologia para os seus próprios objetivos.

Foi a partir do lançamento dos chatbots que os usuários puderam ver os resultados da I.A na prática – e, como já sabemos, a facilidade em fazer acontecer mudou completamente o jogo.

“Pela primeira vez o usuário está sendo encorajado a falar da inteligência artificial como inteligência artificial”, disse Cassie Kozyrkov, cientista chefe de decisões do Google, no palco do Web Summit Rio 2023. “Essa revolução de inteligência artificial que as pessoas estão falando há alguns meses não é sobre inteligência artificial, mas é uma revolução de UX”.

Ela traçou uma linha do tempo importante: 1º Teoria > 2º Uso por empresas > 3º Uso pelos indivíduos.

Cassie Kozyrkov, Chief Decision Scientist no Google (Foto: Stephen McCarthy/Web Summit Rio via Sportsfile)

A inteligência artificial também é uma revolução de produtividade…

Mas agora que a democratização da I.A começou, qual será o maior impacto que ela trará em nossas vidas?

Vamos falar da ferramenta mais popular do cenário atual: o ChatGPT. Em reunião com desenvolvedores de I.A – em que Gustavo Bodra, CTO da StartSe esteve presente e trouxe detalhes nesta live –, Sam Altman, CEO da OpenAI, disse que o objetivo final é usar o ChatGPT como ferramenta de trabalho.

Não importa a área em que você trabalhe: a expectativa é de usar o ChatGPT de diferentes formas, seja auxiliando na revisão de textos, traduzindo palavras, ajudando em códigos e muito mais.

Altman revelou que não espera verticalizar o ChatGPT para um cenário específico. Então, para as startups e empresas estabelecidas que queiram se aventurar em I.A, este pode ser um caminho para que sejam bem-sucedidas neste setor cada vez mais concorrido, mas usando a tecnologia (via APIs) e sem virar um concorrente direto da OpenAI.


… E, por fim, de tecnologia

Mas, retornando aos primórdios da inteligência artificial, é claro que ela evoluiu ao longo do tempo. O prefácio do livro Organizações Infinitas, escrito por Junior Borneli (fundador da StartSe), Cristiano Kruel (líder de inovação) e Piero Franceschi (CEO), foi feito em 2021 e escrito pelo modelo de linguagem GPT-3 do ChatGPT.

Na época o serviço ainda estava em fase beta. Desde então, pudemos ver a evolução de suas capacidades. Agora, no GPT-4, o modelo de linguagem está ainda mais inteligente e passou a reconhecer até mesmo o que escrevemos de forma manuscrita em rascunhos.

A expectativa é que esse avanço não pare tão cedo, tanto para o ChatGPT como para os concorrentes. Como negócio, a OpenAI quer chegar até a AGI, a inteligência artificial geral, que promete realizar qualquer tarefa intelectual. Será?

LEITURA RECOMENDADA

Torne-se um líder que domina o ChatGPT e outras ferramentas A.I. para otimizar processos e tomadas de decisão. CONHEÇA SOBRE O CURSO AQUI.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!