Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Cérebro por trás da OpenAI já tem nova startup de IA

Cérebro por trás da OpenAI já tem nova startup de IA

Cérebro por trás da OpenAI já tem nova startup de IA

, conteúdo exclusivo

4 min

19 jun 2024

Atualizado: 20 jun 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Faz pouco mais de um mês que Ilya Sutskever saiu da OpenAI e ele já está com uma nova startup. Ex-cientista chefe da badalada empresa de IA generativa e considerado um dos cérebros por trás de suas revolucionárias tecnologias, agora ele é um dos cofundadores da Safe Superintellgence.

Segundo reporta a Bloomberg, a nova companhia conta com outros nomes de peso entre seus fundadores. Ao lado de Ilya, o ex-sócio da Y Combinator, Daniel Gross, e outro ex-engenheiro da OpenAI, Daniel Levy, também fazem parte do negócio. Entretanto, ele não abriu informações sobre investidores ou sobre o quanto já foi investido na nova empreitada.

Em post na rede social X, Ilya destacou que a nova companhia vai trabalhar nos próximos passos da IA, endereçando desafios de segurança na criação das futuras superinteligências, o que segundo ele, está "dentro do alcance" dos desenvolvedores em um futuro não muito distante.

"Iniciamos o primeiro laboratório SSI direto do mundo, com um objetivo e um produto: uma superinteligência segura. Abordamos a segurança e as capacidades em conjunto, como problemas técnicos a serem resolvidos através de engenharia revolucionária e avanços científicos. Planejamos avançar as capacidades o mais rápido possível, garantindo que nossa segurança esteja sempre à frente", disse Ilya em seu post.

https://twitter.com/ssi/status/1803472825476587910

Segundo analistas, a Safe representa, em um certo grau, um retorno às origens sem fins lucrativos da OpenAI: desenvolver uma superinteligência artificial capaz de igualar ou superar a capacidade humana em diferentes áreas. Entretanto, à medida que mais poder computacional foi exigido, a OpenAI se deparou com a necessidade de transformar suas inovações em produtos, assim como buscou parcerias e investimentos com big techs como a Microsoft.

Resultado: na prática, e com o comando de Sam Altman, a OpenAI deixou de ser uma organização sem fins lucrativos, o que começou a gerar questionamentos de muitas pessoas - de Elon Musk até membros da própria companhia (segundo alguns, Ilya estaria entre os insatisfeitos). Vale lembrar que no ano passado, Sam Altman chegou a ser demitido do cargo de CEO da OpenAI, em meio à discussões do conselho sobre os rumos tomados pela startup.

Na OpenAI, Sutskever foi um dos nomes fundamentais no desenvolvimento da tecnologia por trás do ChatGPT, especialmente na parte de segurança e proteção dos dados no treinamento da IA, trabalhando em conjunto com Jan Leike, que co-liderou a equipe de superalinhamento da OpenAI.

No entanto, tanto Ilya Sutskever como Jan Leike deixaram a empresa drasticamente em maio, depois de se desentenderem com a liderança da OpenAI sobre como abordar a segurança da IA. Enquanto Ilya partiu pelo caminho de montar um novo negócio, Jan agora lidera uma equipe na rival de IA Anthropic.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

O mais conceituado portal sobre startups do Brasil. Veja mais em www.startups.com.br.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!