Sou Aluno
Sobre Nós
Para Você
Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Comunidades
Tools
Parcerias

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Comunidades

Amplie seu networking, encontre parceiros de negócios e discuta as maiores tendências e inovações com a alta liderança do mercado


"O mundo onde o líder escolhe seu time está começando a desaparecer”

CEO da Cateno, joint venture criada pela Cielo e Banco do Brasil, diz que o mercado de trabalho mudou e novos formatos surgem. Assim, com mais autonomia e flexibilidade, a próxima onda pode ser o do time escolhendo o líder. Entenda!

"O mundo onde o líder escolhe seu time está começando a desaparecer”

, Jornalista

4 min

20 jan 2023

Atualizado: 16 jun 2023

Receba conteúdos exclusivos do AGORA

Fique por dentro das últimas novidades e tendências do mercado com nossos conteúdos exclusivos!

Os formatos de trabalho mudaram. Agora, além da discussão envolvendo retorno aos escritórios, nômades digitais e a guerra por talentos, os gestores precisam preparar suas lideranças para um novo movimento: a escolha do líder pelo time

Como assim? Durante muito tempo, o modelo top down e hierárquico funcionou para trazer resultados. Agora, ele pode estar caminhando para o fim. A gente até falou aqui sobre o fim da gestão baseada em comando e controle, vale conferir.

TRABALHADOR ESCOLHE LÍDER: O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

Mas o que está acontecendo? Hoje, os números apontam que cerca de 58 milhões de americanos optam por trabalhos como freelancer ao invés de tempo integral, de acordo com a McKinsey.

Por isso, a transição da escolha do líder passa para o time. “Eu começo a acreditar que o mundo onde o líder escolhe seu time tá começando a desaparecer. O mundo atual e futuro, é um futuro onde o seu time escolhe o líder”, explica Luis Felipe, CEO da Cateno. 

“Para 2030, 60% dos americanos, segundo estimativas, vão ser freelancers”, diz ele.

 

O QUE É FREELANCER?

“É alguém que escolhe onde quer trabalhar, qual é o projeto, qual é o líder e faz isso de forma temporária por uma empreitada. Imagina 60% da força de trabalho nesse modelo. Você não escolhe mais, eles é que escolhem”, afirma o executivo.


Isso vai destacar as melhores empresas e melhores times

Para Luis, existe uma beleza por trás dessa mudança: ao passarem por diversas empresas, modelos de liderança e trabalho, o profissional vai se manter na organização onde ele mais se identifica e onde tem maior significado para ele. 

“E isso, em si, vai montar o melhor time, porque as pessoas vão se conectar, elas têm significados semelhantes, inclusive uma diversidade que gera inovação e crescimento pessoal, profissional, para cada um deles e aí forma-se um time.”

Por que importa?

As novas dinâmicas vão pedir rearranjos em como encaramos a liderança hoje. Mais encorajadora do que nunca, ela deve abrir caminhos para que o time se desenvolva, trazendo resultados de forma holística. Ou seja, tanto para a carreira, quanto para o negócio. Dessa forma, manter bons profissionais vai ficar mais fácil e, consequentemente, o trabalho vai fluir. 

E se você quer saber como Luis Felipe enxerga o papel de líder, basta conferir a conversa na íntegra:

Thumbnail do vídeo

Leitura recomendada

Quer ficar por dentro de outros movimentos no mercado de trabalho e descobrir qual é a melhor maneira em fazer gestão? Baixe gratuitamente o novo app StartSe e tenha acesso a conteúdos exclusivos: Android | iPhone
 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.

Leia o próximo artigo

Receba conteúdos exclusivos do AGORA

Fique por dentro das últimas novidades e tendências do mercado com nossos conteúdos exclusivos!