Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Carros elétricos: Nissan, Zletric, Movida e SIM desenvolvem rota de carregadores

Mobilidade com carros elétricos só é possível com rotas de carregadores em estradas, conectando cidades. A Rota Sul é a aposta de Zletric, Movida, Nissan e SIM, conheça.

Carros elétricos: Nissan, Zletric, Movida e SIM desenvolvem rota de carregadores

carros-eletricos-nissan-zletric-movida-sim-rota (Foto: Zletric/Divulgação).

, Head de Conteúdo na Captable

6 min

1 set 2022

Atualizado: 11 jan 2023

Por Victor Marques, da Captable Brasil.

Uma das primeiras iniciativas da Tesla quando começou a vender seus carros elétricos nos EUA foi criar uma rota de supercarregadores que conectasse cidades importantes e permitisse que donos de carros elétricos viajassem pelo país sem se preocupar em ficar sem onde recarregar seu veículo.

Outras redes também começaram a ser criadas no país e, assim, carros elétricos se tornaram viáveis para quem deseja, também, percorrer grandes distâncias.

No Brasil, montadoras, redes de postos de gasolina e startups também possuem suas iniciativas para criar pontos de recarga. 

Mas, até agora, não haviam se unido em torno de um projeto para pensar rotas entre cidades, cobrindo regiões e eliminando uma barreira importante para a adoção dos veículos elétricos: a possibilidade de viajar grandes distâncias.

A ROTA SUL

Uma parceria de peso busca começar a resolver essa barreira, implementando uma rota de carregadores na região Sul do país. Parceiros de peso embarcaram nessa jornada: além da Zletric, startup que produz carregadores de veículos elétricos no modelo Energy as a Service – e captou R$ 5 milhões em 1h30 na Captable –, se juntou a Nissan, Movida e a rede de postos SIM.

O projeto visa entregar conveniência e segurança para motoristas de carros elétricos nas rodovias. Serão nove pontos novos, com cinco carregadores rápidos (50 Kw) e conectores CCS e CHAdeMO – que já começarão a operar nas próximas semanas.

No Rio Grande do Sul, a implementação será em Gramado e Três Cachoeiras; em Santa Catarina, Laguna; e, até outubro, quatro cidades terão eletropostos operando: Caxias do Sul (RS), Bento Gonçalves (RS), Itajaí (SC) e Araquari (SC).

A REDE SIM

As estações de recarga ficarão localizadas em postos de combustível da Rede SIM, escolhidos para ficarem a menos de 200 km uma da outra, proporcionando distância adequada para a autonomia dos carros – especialmente do Nissan LEAF, que conta com 272km de autonomia.

A escolha da rede de postos foi baseada na segurança e estrutura da rede para oferecer opções de consumo de alimentos para aproveitar o tempo de recarga. Para carregar até 80% da bateria do veículo são necessários 40 minutos.

NISSAN E MOVIDA

A Movida, Nissan e Zletric já haviam se unido no lançamento de uma loja conceito em São Paulo e agora se juntam novamente para implementar uma rota de recarga. 

A parceria faz sentido: a Movida foi a primeira locadora de veículos do Brasil a avançar na eletrificação de sua frota e a disponibilizar carros elétricos e a Nissan fabrica o LEAF, veículo elétrico vendido no Brasil desde 2019.

Segundo Humberto Gomez, diretor de Marketing da Nissan do Brasil, "o compromisso da Nissan com a eletrificação vai muito além da simples oferta de veículos elétricos no país. Temos como missão desenvolver esta nova cultura da mobilidade, por meio de acordos que incentivem o uso dos elétricos e apoiem o estudo da tecnologia e soluções ligadas à eletrificação".

POR QUE IMPORTA?

A parceria das empresas demonstra que iniciativas do tipo demandam a união de diversas empresas em torno do objetivo de facilitar a adoção da eletromobilidade no Brasil. Se divididas, não aproveitariam o potencial de unir suas forças em torno do propósito.

A Zletric, startup que fornece os carregadores, nasceu em 2019 com o objetivo de resolver o problema da recarga de veículos elétricos e lançou seu conceito de rede de carregamento. Em 2021, captou R$ 5 milhões em apenas 1h30 na Captable, e, agora, uniu forças com três grandes empresas para criar a primeira rede privada de eletropostos com carregadores rápidos do Brasil – interligando capitais e cidades importantes da região Sul.

Pedro Schaan, CEO da Zletric, destaca que "a mobilidade elétrica já está no nosso dia a dia; ela não é mais o futuro, é o presente. A maioria das cidades já estão cobertas com carregadores para carros elétricos. Agora queremos oferecer essa tranquilidade também nas estradas do Brasil”.

Se você quer ser sócio de empresas inovadoras, conheça a Captable, plataforma de investimento em startups da StartSe. Se quer ficar sabendo em primeira mão de novas oportunidades e entrar na Nova Economia em 2022, participe do grupo exclusivo do Telegram para avisos de novas captações! Se você quer captar conosco, saiba mais e se inscreva no nosso processo de seleção.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Victor Marques é Head de Conteúdo na Captable, maior hub de investimentos em startups do Brasil, que conecta seus mais de 7000 investidores a empreendedores com negócios inovadores. Escreve há mais de dois anos sobre inovação. Formado em Letras e Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo

Mapa do site

Sobre Nós

CaptableDigitaliza.aiMorseSnaqStartSe UniversityStartups

Eventos

A StartSe é a plataforma de conhecimento do AGORA. Nossa missão é educar, informar e transformar lideranças e empresas do Brasil através do acesso às experiências mais bem sucedidas de negócios dos principais polos de inovação do mundo.

BAIXE O APP STARTSE!

Google Play BadgeApp Store Badge
Baixe o App Startse!

Cadastre-se e receba diariamente o resumo do que importa AGORA com a análise do time StartSe!


SIGA A STARTSE NAS REDES!

Fale Conosco

Horário de atendimento:
De segunda a sexta, das 10h às 18h

Atendimento exclusivo telefônico

+55 (11) 5039-5602


Atendimento exclusivo WhatsApp
Compras:

+55 (11) 97558-6880


Alunos e Ex-alunos:

+55 (11) 97244-8378

E-mails:
atendimento@startse.com
comercial@startse.com
dpo@startse.com

É um veículo de comunicação e quer receber nossos releases ou agendar uma entrevista conosco?
assessoria@startse.com

STARTSE TURISMO DE NEGOCIOS LTDA CPNJ: 32.291.526/0001-64 | STARTSE INFORMACOES E SISTEMAS S/A CNPJ: 24.554.736/0002-50

Política de Privacidade e Termos
Política Geral de Cancelamento e Remarcação

Todos os direitos reservados © startse.com
São Paulo, Brasil | Palo Alto, EUA | Shanghai, China