Sobre NósPara Você
Para EmpresasConteúdos
Eventos
Game Changers

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Eventos

Jornadas de conhecimento fomentando o aprendizado dinâmico e inovador em diversos formatos e intensidades

Ver todos

Ainda não temos eventos programados. Mas estamos preparando encontros repletos de inovação para você!

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Artigos
Inovação

Carro autônomo da Apple em 2024? O que podemos esperar do lançamento

Projeto inovador de veículo sem motorista já é esperado há algum tempo, mas parece mais próximo de virar realidade. Confira o vídeo.

Carro autônomo da Apple em 2024? O que podemos esperar do lançamento

dono da apple atual

Por Tainá Freitas

Tesla, Google, Uber, Baidu, Toyota, Didi Chuxing e… Apple. Essas são algumas das empresas que têm (ou já tiveram) projetos de desenvolvimento de carros autônomos. Dessa lista, a Apple é a mais misteriosa.

Os rumores são de que o "Projeto Titã", como é nomeada a iniciativa, existe desde 2014, mas passou por algumas pausas e imprevistos. Agora a empresa parece ter voltado a ser  prioridade — e não é por acaso. A Apple adquiriu a startup Drive.ai, de carros autônomos, em 2019.

Engenheiro da Tesla

Desde então, a companhia continuou trazendo pessoas experientes do setor para dentro da operação. Em 2018, contratou Doug Field, ex-vice presidente de engenharia da Tesla (e que já havia trabalhado na empresa fundada por Steve Jobs antes). Ele permanece na companhia até hoje, atuando como vice-presidente de “projetos especiais”. 

Mais recentemente, em fevereiro deste ano, a empresa contratou Manfred Harrer, executivo de desenvolvimento de chassis na Porsche.  A Apple e Harrer não comentaram a contratação.

Thumbnail do vídeo

Construindo um veículo

Embora a Apple atue em hardware e software, há uma grande diferença entre construir smartphones e carros. Por isso, o esperado é que ela conte com uma fabricante de veículos experiente — e alguns nomes já foram cotados. No início deste ano, a companhia negociou com a Hyundai, mas os planos não se mostraram frutíferos…

Já em fevereiro, a especulação foi de que a marca da vez fosse a Nissan. Mas, de acordo com o Financial Times, as negociações também não foram para frente. Agora, Toyota e Honda são dois nomes que podem estar nas conversas.

Embora a ideia de um carro autônomo da Apple pareça animadora, não há qualquer expectativa que essa seja uma realidade para todos os consumidores em um futuro próximo. Os rumores são de que o desenvolvimento do carro autônomo seja para a venda e uso de empresas.

Carro sem volante e pedais?

A Apple é conhecida por tomar decisões polêmicas e retirar de projetos elementos antes considerados essenciais. Um exemplo é o cabo P2, o mais comum de conexão de fones de ouvido. Outro exemplo é que os novos celulares da “maçã” agora não são vendidos com a fonte dos carregadores, apenas os cabos.

Agora, essa mudança pode chegar aos veículos. Existem rumores de que o carro autônomo da Apple não irá possuir volante ou pedais — algo que tem permanecido no projeto de carros autônomos dos concorrentes. A iniciativa invibializa a presença de um motorista de segurança atrás do volante, algo que tem sido plenamente utilizado nos testes desses veículos nas ruas.

Projeto Titã

O mais misterioso projeto da Apple ainda não possui uma data para ser anunciado ao público. De acordo com a Reuters, a produção pode ter início em 2024. Já o analista especialista em Apple Ming-Chi Kuo acredita que este prazo irá de 2025 a 2027 — no mínimo!

Já a Bloomberg, o “Apple Car” está em estágio inicial e não deverá ser lançado antes de 2028. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos…

O Planejamento Estratégico Tradicional se tornou um mecanismo "ingênuo" para acompanhar o ritmo da Nova Economia. Conheça o programa S4D - Strategy for Disruption e veja o inédito Planejamento Estratégico 4D StartSe, único no mundo e capaz de gerar Poder Competitivo e Adaptativo Real para seu negócio.


Assuntos relacionados

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo