StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões Internacionais
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas
Consultoria

Saiba mais sobre os pagamentos offline, tecnologia que está sendo testada pela Caixa, Elo e Microsoft

Saiba mais sobre os pagamentos offline, tecnologia que está sendo testada pela Caixa, Elo e Microsoft

Caixa, Elo e Microsoft testam tecnologia de pagamentos offline

, conteúdo exclusivo

4 min

28 jun 2024

Atualizado: 1 jul 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

O uso de dinheiro em espécie é coisa do passado para a maioria das pessoas nos centros urbanos, mas há diversas cidades no interior do país onde as maquininhas de cartão não chegam porque há dificuldade de acesso à internet.

A solução pode estar no sistema de pagamentos offline que está sendo desenvolvido pela Caixa, em parceria com a Elo e a Microsoft, e que foi apresentado nesta quinta-feira (27) no Febraban Tech.

As três empresas já finalizaram a primeira rodada de testes da nova tecnologia. A próxima etapa está programada para agosto e será realizada nas duas agências-barco da Caixa, no Norte do país. A agência Ilha do Marajó, que atende às populações ribeirinhas do Pará, e a agência Chico Mendes, que navega pelo trecho entre Manaus e Coari, no Amazonas.

Leia também: 5 Minutos com Giancarlo Greco, CEO da Elo

Em nota, a Caixa informou que, na tecnologia que está sendo testada, o cliente faz o pagamento através de crédito dos valores em um cartão pré-pago. 

Ou seja, quando a pessoa utilizar o cartão em maquininhas de crédito ou débito, a máquina receberá as informações de forma offline e, quando estiver conectada à internet, o débito dos valores será automaticamente contabilizado no banco do vendedor e no saldo do consumidor.

O objetivo é facilitar o recebimento e a utilização dos benefícios sociais pagos pela Caixa, como Bolsa Família, FGTS e seguro-desemprego, em ambientes sem acesso à internet ou rede móvel. 

No entanto, a Caixa destaca que o pagamento offline também pode trazer vantagens comerciais, como a realização de transações sem depender da disponibilidade de dados em planos de telefonia; em eventos onde o número de pessoas aglomeradas no mesmo espaço prejudica a conectividade dos participantes; e a compra e venda de produtos e serviços em locais sem rede por motivo temporário (voos, barcos ou estacionamentos subterrâneos).

"Isso vai trazer um grande benefício para regiões mais remotas e pouco assistidas, o que facilitará significativamente o pagamento de benefícios sociais a essas localidades, por exemplo. A utilização da tecnologia também ajuda a criar novos produtos e oportunidades de negócios para todos os segmentos do banco, trazendo facilidades e benefícios aos clientes da Caixa", disse o vice-presidente de Finanças e Controladoria do banco, Marcos Brasiliano.

Além da parceria nesse projeto, a Caixa, a Elo e a Microsoft também formaram um consórcio para participar do projeto piloto do Real Digital, de iniciativa do Banco Central. As entregas, ainda em ambiente de testes, incluem a configuração da infraestrutura e conexão à rede DLT do piloto Real Digital, emissão do Real Digital e do Real Tokenizado e emissão de títulos públicos federais tokenizados.  

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

O mais conceituado portal sobre startups do Brasil. Veja mais em www.startups.com.br.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!