Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Betterfly faz parceria com startup para acelerar carreiras femininas

Betterfly faz parceria com startup para acelerar carreiras femininas

Betterfly faz parceria com startup para acelerar carreiras femininas

, conteúdo exclusivo

4 min

22 mai 2024

Atualizado: 22 mai 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A diversidade de gênero é uma pauta cada vez mais importante para as companhias, mas basta olhar para os cargos mais altos para perceber que a equidade ainda está longe de ser uma realidade. Na América Latina, mulheres ocupam menos de 30% dos cargos de liderança nas empresas de tecnologia, segundo a pesquisa Women in Technology, realizada pela Michael Page. Para ajudar a mudar esse cenário, o unicórnio Betterfly firmou uma parceria com a Todas Group para aumentar a representatividade feminina em cargos decisórios.

A Todas Group é uma startup que oferece soluções para a construção de políticas e processos de diversidade, equidade e inclusão nas empresas, além de oferecer mentorias e formação para as profissionais alcançarem posições de liderança. Com clientes como L’Oréal, Johnson & Johnson, TIM e Janssen, a empresa alcançou o breakeven há cerca de um ano e agora quer expandir sua operação no mercado de tecnologia. O objetivo é dobrar o faturamento e o impacto neste ano.

Na L’Oréal, em um ano de trabalho, a Todas aumentou o número de mulheres promovidas em 41% e de lideranças femininas seniores em 50%. Ainda apoiou a companhia a promover sua primeira líder negra.

Para Tatiana Sadala, CEO e cofundadora da Todas Group, a parceria com a Betterfly mostra que a busca por mais participação feminina em cargos de liderança tem ido além das companhias tradicionais, que muitas vezes precisam apresentar dados de diversidade a acionistas e ao mercado, por exemplo. "Existe um nível de maturidade e desenvolvimento diferente de empresas centenárias para empresas digitais e mais recentes. Para mim, o mais interessante está sendo ver empresas nascidas digitais fazendo o trabalho de gigantes e buscando criar um ambiente propício para as mulheres prosperarem e assumirem posições decisórias", aponta a empreendedora, em entrevista ao Startups.

Compromissos

Fundada no Chile, em 2018, a Betterfly se tornou um unicórnio em 2022, após uma rodada de US$ 125 milhões. Em 2024, a empresa firmou os compromissos do Women's Empowerment Principles (WEP) com a ONU Mulheres, e, a partir do diagnóstico realizado, criou uma squad multidisciplinar com metas e objetivos claros para alcançar a igualdade de gênero, explica Sol de Cabo, Chief Human Resources Officer da Betterfly.

"Em 2023, conseguimos fortalecer pilares de DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão), implementar políticas e protocolos de gênero e evoluir com o programa de liderança feminina. Os números apontam avanços importantes, com a promoção de 32% do quadro feminino em nosso time global. Realizamos vários workshops ao longo do ano e rodas de conversa muito ricas", afirma.

Referências femininas

Para impulsionar carreiras de colaboradoras em tecnologia, a Todas Group oferece mentorias com profissionais como Mafoane Odara, ex-líder de recursos humanos para América Latina da Meta; Kim Farrell, líder global de criadores do TikTok; Beatriz Bottesi, CMO e líder de Marketing para América Latina da Meta; e Paula Paschoal, diretora de parcerias globais do Google Pay.

Tatiana Sadala, da Todas, explica que um dos principais desafios no setor é a falta de referências femininas em cargos estratégicos. Daí a importância da mentoria com mulheres com as quais as profissionais possam se identificar e se inspirar. "Metade das mulheres no Brasil hoje dizem que falta uma referência de liderança feminina inspiradora próxima na sua carreira para crescer", aponta.

A metodologia da Todas, desenvolvida após um estudo de cinco meses com 40 das principais líderes da América Latina, mapeou as 16 habilidades mais transformadoras para a liderança feminina. Entre elas, estão a autoconfiança, adaptabilidade, comunicação, protagonismo, alta performance emocional e posicionamento estratégico.

"No nosso programa, a gente faz um diagnóstico da empresa e um assessment individual e em grupo. O posicionamento estratégico é uma habilidade que a gente trabalha muito em todos os setores. É a capacidade de tomar decisões, de se posicionar ou não se posicionar. Ou, ainda, como se posicionar em situações especialmente delicadas. E do lado da empresa também observamos como são as políticas, se o ecossistema favorece as mulheres. Quanto mais fértil o terreno, mais as mulheres conseguem desenvolver habilidades que podem entregar resultados", diz Tatiana.

Leitura recomendada
Conheça a formação internacional com foco em desenvolver habilidades, competências e perspectivas necessárias para uma liderança feminina. Saiba mais aqui! 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

O mais conceituado portal sobre startups do Brasil. Veja mais em www.startups.com.br.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!