Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

BC retoma LIFT Lab com foco em projetos de blockchain e DeFi

BC retoma LIFT Lab com foco em projetos de blockchain e DeFi

BC retoma LIFT Lab com foco em projetos de blockchain e DeFi

, conteúdo exclusivo

4 min

11 jul 2024

Atualizado: 11 jul 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

O Banco Central anunciou nesta quarta-feira (10) que irá retomar as atividades do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT Lab) neste ano, com a aceleração de sete projetos para impulsionar o ecossistema de inovação financeira. A iniciativa, criada em 2018, havia sido interrompida no ano passado por "limitações operacionais e de recursos humanos".

Ao todo, na edição 2023/2024, foram submetidas ao LIFT Lab 256 propostas de projetos, sendo 82 selecionadas. Entre os 68 finalistas, 36% receberam investimentos do setor privado, durante ou logo depois da aceleração, totalizando mais de R$ 400 milhões, informou o BC.

Leia também: Como o Drex pode abrir novas possibilidades para startups?

O laboratório reúne academia, mercado, empresas de tecnologia e fintechs, e conta com o apoio de companhias como AWS, Cielo, Finansystech, Idwall, Microsoft, Multiledgers, R3 e Veritran.

Entre os projetos selecionados, estão soluções que operam com blockchain, tokenização e finanças descentralizadas (DeFi).  Ao longo do programa, serão realizadas reuniões de acompanhamento e entrega dos projetos, com foco na entrega final (LIFT Day) e no relatório com publicações dos artigos (LIFT Papers). Confira as sete iniciativas que serão aceleradas:

  1. Compliance e PLD Preventivos: soluções tecnológicas para a prevenção à lavagem de dinheiro e compliance.
  2. Gateway de Interoperabilidade: solução de interoperabilidade B2B que opera entre redes blockchain que não são compatíveis.
  3. GreenFi: Finanças Descentralizadas para a Sustentabilidade: solução que visa criar um ecossistema financeiro descentralizado para ativos verdes tokenizados. 
  4. KYC para Rating de Crédito em Blockchain: solução que busca desenvolver uma rede descentralizada para avaliação e concessão de crédito, seguindo os princípios do Open Finance.
  5. Score Chave PIX: desenvolvimento de uma pontuação para o sistema de pagamentos instantâneos Pix, monitoramento de safe zones e detecção de contas laranjas.
  6. SmartSafe: solução de carteira digital programável, segura e intuitiva para o armazenamento de criptoativos.
  7. Token do Agronegócio Garantido - TAG: tokenização de ativos para o agronegócio.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

O mais conceituado portal sobre startups do Brasil. Veja mais em www.startups.com.br.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!