Sobre NósPara Você
Para EmpresasConteúdos
Eventos
Game Changers

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Eventos

Jornadas de conhecimento fomentando o aprendizado dinâmico e inovador em diversos formatos e intensidades

Ver todos

Ainda não temos eventos programados. Mas estamos preparando encontros repletos de inovação para você!

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Artigos

Como jogos estão popularizando aportes em NFT e criptomoedas

Entenda como funciona o Axie Infinity e como milhões de pessoas estão investindo em criptomoedas através de jogos na blockchain

Como jogos estão popularizando aportes em NFT e criptomoedas

Foto: divulgação/Axie Infinity

7 min

27 ago 2021

Atualizado: 24 nov 2022

Por Tainá Freitas

A busca pelo termo “Axie Infinity” no Google tem sido crescente desde junho deste ano. Trata-se de um jogo que funciona na blockchain e remunera os jogadores com criptomoedas.

Com mais de um milhão de jogadores, a novidade tem gamificado o investimento nas moedas criptografadas. O jogo foi criado pela empresa vietnamita Sky Mavis em 2018, mas apenas em 2021 está se popularizando – principalmente no Brasil, Estados Unidos e Venezuela.

O Axie Infinity é o mais famoso dos “criptogames”, como são chamados os jogos que rodam em plataformas das criptomoedas. “A blockchain é utilizada para criar uma economia real dentro de um mundo virtual. Se um personagem perde, acaba perdendo dinheiro real”, explica Vinicius Chagas, analista educacional na Blockchain Academy, em entrevista à StartSe.

 

COMO FUNCIONA O AXIE INFINITY?

O Axie Infinity é frequentemente comparado ao famoso jogo Pokemón. Isso porque os jogadores cuidam dos “Axies”, as criaturas, que são criadas para batalhar. Cada Axie possui características e habilidades próprias, descritas através de cartas.

São nas batalhas que os jogadores podem ganhar “Smooth Love Potion”, o SLP, uma moeda utilizada no jogo para reproduzir os Axies. Além disso, os participantes também podem ganhar AXS, a criptomoeda oficial do jogo, ao final de um período específico, de acordo com o desempenho de cada um.

É através da venda de SLP, AXS e dos próprios Axies que os jogadores podem investir em criptomoedas. Isso porque, para jogar, é necessário que eles comprem 3 Axies através da criptomoeda Ether (pois o jogo acontece na blockchain Ethereum). O valor em reais varia de acordo com a cotação do Ether -- atualmente, é cerca de R$ 5 mil.

“O jogo tem ajudado pessoas na Filipinas a enfrentar a crise da COVID-19. Diferente do que costuma ser comum em e-sports, em que os jogadores ganham dinheiro através de transmissões ao vivo ou competições (e são recompensados pelas plataformas), o retorno vem diretamente do jogo”, conta Chagas.

 

DESENVOLVIMENTO NAS FILIPINAS

Como famílias filipinas têm utilizado o jogo para ganhar renda extra ou até mesmo se sustentarem virou assunto de documentário. "À primeira vista, parece fácil porque há um Axie bonitinho, parecendo inocente. Mas quando você está no jogo, é como jogar xadrez, é um jogo estratégico", conta um jogador filipino no documentário.

O sucesso tem chamado atenção do governo local. Nesta semana, Antonette Tiono, vice-ministra das Finanças das Filipinas, disse que o rendimento dos jogos “play to earn” (jogue para ganhar) estão sujeitos à taxação no imposto de renda.

Foto: divulgação/Axie Infinity

O USO DE NFT

Sim, não são apenas as criptomoedas que estão envolvidas no jogo, mas também os NFTs! Cada Axie é um NFT, um token não fungível -- ou seja, uma criatura única que não pode ser substituída, destruída ou copiada e tem a autenticidade comprovada através de informações registradas na Blockchain. Entenda o que é NFT.

 

VALORIZAÇÃO ESTRATOSFÉRICA

A AXS, criptomoeda do jogo, pode ser convertida em Ether ou reais. A moeda é valorizada à medida que mais pessoas entram no jogo -- recentemente, essa valorização foi de mais de 1000%.

“O AXS é o token de governança e dá, inclusive, o direito de votar sobre o futuro do projeto. Não dá para saber porque o valor explodiu: se a grande adesão de jogadores, pessoas apostando no projeto ou especulação”, conta o analista educacional da Blockchain Academy. Na tarde desta quinta-feira (26), um AXS está sendo vendido por US$ 69,75.

 

CRIANDO JOGOS NA BLOCKCHAIN

Embora seja atualmente o mais popular, o Axie Infinity não é o único jogo que funciona na blockchain. Isso porque, além da plataforma de transações de criptomoedas, essa tecnologia é uma infraestrutura pública de criação de serviços.

“Assim como o Google criou o Google Meet dependendo da internet como plataforma, as empresas podem utilizar a blockchain como infraestrutura pública para construir aplicações -- seja um jogo, token, serviço de transferências de ativos e muito mais”, explica Vinicius Chagas.

O Planejamento Estratégico Tradicional se tornou um mecanismo "ingênuo" para acompanhar o ritmo da Nova Economia. Conheça o programa S4D - Strategy for Disruption e veja o inédito Planejamento Estratégico 4D StartSe, único no mundo e capaz de gerar Poder Competitivo e Adaptativo Real para seu negócio.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo