Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Binance desiste de comprar a FTX: o que aconteceu?

Exchange de cripto não vai atender o “chamado de socorro” da FTX

Binance desiste de comprar a FTX: o que aconteceu?

Binance e FTX

, conteúdo exclusivo

5 min

9 nov 2022

Atualizado: 4 jan 2023

Depois de meses de animosidade, incluindo trocas de farpas entre seus CEOs, as exchanges de cripto Binance e FTX anunciou uma possível união. Pois é, em uma reviravolta surpreendente, a Binance havia anunciado nesta terça (8) que pretendia adquirir a FTX, em um negócio cujos termos não foram divulgados. 

A revelação veio após uma escalada na troca de provocações entre o fundador da Binance, Changpeng Zhao (mais conhecido como CZ) e o líder da FTX, Sam Bankman-Fried. Segundo CZ, a Binance disse ter resolvido fazer a fusão após um “chamado de socorro” feito pela corretora rival.

“A FTX pediu nosso auxílio. Eles enfrentam um problema de liquidez significativo. Para proteger os usuários, assinamos uma carta de intenção não vinculativa, com a intenção de adquirir totalmente a FTX e ajudar a cobrir a crise de liquidez. Faremos um due dilligence completo nos próximos dias”, disse CZ em um post no seu perfil do Twitter.

Mas a compra não vingou! Em comunicado, a exchange disse que desistiu da proposta de aquisição após revisar os dados da FTX e diante das notícias recentes envolvendo a empresa.


DE MAL A PIOR 

Na visão de Bankman-Fried, o negócio com a Binance resolveria os problemas de liquidez da FTX, cujo token nativo FTT só caiu durante os últimos meses – e despencou nas últimas semanas. Depois de perder mais de 30% do valor, a empresa chegou a travar temporariamente os saques de clientes para evitar mais prejuízos.

Segundo analistas, a guerra travada pelas empresas nas redes sociais poderia ter efeito sobre isso. Um dos principais gatilhos para a derrocada da FTX veio da própria Binance, que anunciou na última semana que iria liquidar todos os tokens FTT que ainda possuía.

Essa manobra fez com que os tokens FTT chegassem a cair de US$ 25 para menos de US$ 15. Segundo especialistas da área de cripto, a jogada da Binance “desidratou” a FTX e possibilitou a possível compra da corretora rival.

Segundo diversos analistas do mercado, a guerra travada por Bankman-Fried e CZ durante 2022 teve um grande impacto sobre a crise sofrida pelo cenário cripto este ano. Agora resta saber se este casamento realmente foi cancelado. 

(Por Leandro Miguel Souza, publicado originalmente em Startups.com.br)


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

O mais conceituado portal sobre startups do Brasil. Veja mais em www.startups.com.br.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo