Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Após anunciar cisão, GetNinjas demite um terço da empresa

Após anunciar cisão, GetNinjas demite um terço da empresa

Após anunciar cisão, GetNinjas demite um terço da empresa

, conteúdo exclusivo

4 min

28 jun 2024

Atualizado: 28 jun 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Desde o começo do ano, a GetNinjas tinha um futuro incerto. Em janeiro, a companhia teve a sua maior parte comprada pela Reag Investimentos em uma Oferta Pública de Aquisição (OPA), com a gestora passando a controlar 66% do negócio. Contudo, esta semana a história teve novos desdobramentos, com o anúncio na quarta (26) de uma cisão parcial da companhia e uma onda de demissões que veio na sequência essa sexta (28).

Os cortes no quadro foram confirmados pela GetNinjas em nota enviada ao Startups. De acordo com a empresa, 30 colaboradores foram desligados, mas a empresa não deu detalhes sobre quais as áreas atingidas.

Ex-funcionários afetados pelos cortes (mas que não quiseram ter seus nomes revelados), afirmaram à reportagem do Startups que as demissões afetaram praticamente um terço da companhia, já que nos últimos tempos a empresa operava com pouco mais de 120 colaboradores.

"Eles informaram para a gente que a empresa não está se pagando e que foi necessário fazer esses cortes", afirmou uma das fontes, relatando que funcionários de áreas variadas, como comunicação, dados, tecnologia, entre outras, foram dispensados.

Em nota enviada ao Startups, a GetNinjas afirmou que os cortes fazem parte de uma "reestruturação necessária para alinhar os recursos da empresa com seus objetivos de longo prazo". Segundo Rafaela Mengui, Diretora de Pessoas e Cultura no GetNinjas, a redução no time proporciona uma base robusta para -a empresa avançar com foco nas frentes de Produto, Tecnologia e Novos Negócios.

"Com a abertura para novos horizontes estratégicos, novas habilidades e experiências são necessárias para chegarmos lá. Estamos profundamente gratos pelas contribuições desses Ninjas e comprometidos em apoiá-los durante essa transição", destacou a executiva.

Essa foi a segunda onda de demissões na GetNinjas em pouco mais de um ano. Em maio de 2023, a companhia demitiu 20% de sua força de trabalho. Segundo a companhia, foi uma medida para "adequar as despesas e preparar o negócio para o futuro, mantendo seu crescimento com sustentabilidade".

Cisão e novo nome

Os impactos na força de trabalho são um reflexo de um redesenho maior que a GetNinjas vem passando após ser assumida pela Reag. Na última quarta (26), a companhia aprovou em assembleia a cisão parcial da empresa e incorporação do acervo cindido pela subsidiária Reag Trust, além da alteração da denominação social para GN. De acordo com a companhia, o objetivo é racionalizar a divisão das atividades operacionais entre as sociedades.

Toda essa mudança no quadro acionário tem como foco virar um negócio que vinha mal das pernas há bastante tempo. Após fazer o seu IPO em 2021 levantando R$ 550 milhões, a companhia viu sua receita cair e seu capital despencar no ano passado, chegando a pouco mais de R$ 250 milhões. Isso chegou a gerar uma disputa entre a Reag, uma das maiores acionistas, com o fundador e CEO Eduardo L'Hotellier.

A briga se arrastou por cerca de um ano, até ser concluída de forma dramática no fim do ano passado com a saída de Eduardo. Em novembro do ano passado, já com a Reag dando as cartas, a GetNinjas nomeou um novo CEO, o ex-Alvarez & Marsal Leonardo Meneses.

Ao atingir 25% do capital da GetNinjas, a Reag acionou o mecanismo de poison pill para a sua Oferta Pública de Aquisição no fim do ano, e concluiu o processo em janeiro. A Reag afirma que comprou tudo o que foi ofertado, e com isso chegou a 66% de controle acionário da GetNinjas.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

O mais conceituado portal sobre startups do Brasil. Veja mais em www.startups.com.br.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!