Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

AI pode elevar o valor do comércio global em quase 40% até 2040, diz OMC

Relatório da Organização Mundial do Comércio projeta que a inteligência artificial será peça-chave no crescimento do PIB e no salto das exportações de bens e serviços — mas alerta: sem infraestrutura digital, capacitação e políticas públicas adequadas, a tecnologia pode ampliar desigualdades em vez de reduzi-las.

AI pode elevar o valor do comércio global em quase 40% até 2040, diz OMC

Foto: Pexels

, redator(a) da StartSe

4 min

26 set 2025

Atualizado: 26 set 2025

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Um novo relatório da Organização Mundial do Comércio (OMC), World Trade Report 2025, projeta que a Inteligência Artificial (IA) tem potencial para aumentar o comércio global de bens e serviços entre 34% e 37% até 2040. Antes disso, o PIB mundial também poderia crescer de 12% a 13%. 

O relatório, intitulado “Making Trade and AI Work Together to the Benefit of All”, está disponível no site da OMC.  Ele mostra que os maiores ganhos ocorreriam nos serviços digitalmente entregáveis, inclusive serviços de IA, com crescimento estimado de ~42%. 


Contexto & condições

  • O documento destaca que esses ganhos dependem fortemente de políticas públicas adequadas, investimento em infraestrutura digital, capacitação, regulação coerente e acesso a insumos estratégicos como semicondutores. 
  • Países de baixa e média renda teriam benefícios maiores se reduzirem a lacuna digital. Num dos cenários apresentados, se esses países diminuírem pela metade a diferença em infraestrutura digital em relação aos países ricos, seus rendimentos poderiam aumentar ~14%-15%. 
  • O relatório também alerta para os riscos de desigualdades persistentes ou até acentuadas, caso não haja inclusão no acesso a IA, capacitação e regulação antes restrita. 
     

O que isso significa para empresas e líderes

Para quem dirige negócios, as implicações são enormes:

  • A IA não é mais só um diferencial — pode se tornar requisito para competir em mercados internacionais.
  • Investir agora em infraestrutura de dados, automação, e habilidades digitais pode render vantagem significativa no médio prazo.
  • Estratégias de internacionalização devem considerar como IA poderá diminuir custos de conformidade, logística, comunicação etc.
  • Empresas e governos precisam cooperar para evitar que o salto tecnológico aprofunde disparidades entre regiões ou classes.
     

Relatório completo

Você pode ler o relatório na íntegra aqui: Making Trade and AI Work Together to the Benefit of All – World Trade Report 2025 (WTO) 

E o sumário executivo está disponível aqui: WTR 2025 Executive Summary 


Se quiser mergulhar mais fundo nas fronteiras da IA que vão redesenhar comércio, tecnologia e governo, o AI Festival da StartSe é o lugar certo. Lá, reunimos especialistas, startups, executivos e pesquisadores para debater como as megatendências de IA estão desenhando o futuro — não só no papel, mas nos negócios reais.

👉 Participe do AI Festival da StartSe e fique à frente no horizonte da inovação global.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sócio da StartSe

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!