Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Agora você pode transferir dinheiro pelo WhatsApp

Após autorização do Banco Central, o app de mensagens vai permitir transferências. O que mais vem por ai?

Agora você pode transferir dinheiro pelo WhatsApp

, Head de Conteúdo

7 min

31 mar 2021

Atualizado: 1 jun 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Alberto Cataldi

Parece que hoje em dia tudo virou fintech. E quem não virou, está bem perto disso. É o caso do Whatsapp, que foi autorizado pelo Banco Central a permitir a transferência de dinheiro entre usuários pelo aplicativo. A autorização vale para as operadoras de pagamento Visa e Mastercard, que formaram uma parceria com o Facebook e o Whatsapp.

O pedido havia sido feito em junho do ano passado, quando o app de mensagens anunciou que teria uma nova função que permitiria usar cartões das duas bandeiras e dos bancos Nubank, Sicredi e Banco do Brasil para fazer transferências pelo sistema Cielo. Basta cadastrar um cartão de crédito, débito ou pré-pago para aproveitar.

Embora as transferências estejam autorizadas a função de compra – que permitiria a criação de lojas e vendas no app – ainda não foi confirmada pelo BC. 

Mas o que isso significa para os bancos?

Whatsapp (foto: Getty)

EXPECTATIVA

Com o movimento, o Whatsapp se torna mais uma empresa a oferecer facilidades e serviços que mesclam crédito, banco e carteira digital em um só lugar. Com ares de se tornar um superapp com mais funções para facilitar a rotina em breve.

"Recebemos com muita satisfação a decisão de hoje do Banco Central sobre a aprovação do nosso pedido de licença como iniciador de pagamentos, e estamos empenhados nos preparativos finais para disponibilizar esta funcionalidade do WhatsApp no Brasil assim que possível. Agora, mais do que nunca, pagamentos digitais seguros e convenientes oferecem uma solução vital para transferir dinheiro rapidamente para pessoas que necessitam e auxiliar empresas em sua recuperação econômica. Compartilharemos mais informações assim que a função de pagamentos estiver disponível no WhatsApp", afirmou a empresa em nota.

Já o Banco central afirmou que "acredita que as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos".

"Teremos na sociedade mais uma opção de transferências entre pessoas, muito importante nesta transformação digital e que promoverá a inclusão de uma grande quantidade de  brasileiros em meios de  pagamento", disse em comunicado Paulo Caffarelli, presidente da Cielo.

FUTURO FINTECH

O próximo passo do Whatsap deverá ser integrar seu sitema ao PIX, o que deixará o app com as principais funcionalidades de uma carteira digital. Mais um movimento que deve colocar os bancos (digitais ou não) um pouco mais perto do terreno de concorrentes.

O Whatsapp já havia prometido que as transferências entre pessoas físicas seriam gratuitas, mas empresas pagariam uma taxa de 3,99% sobre cada transação. O valor é competitivo e fica ainda mais interessante quando consideramos que o app está presente em 99% dos celulares do Brasil, segundo pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box. No ultimo dado divulgado pela empresa em 2019, eram mais de 130 milhões de pessoas.

Além do PIX, o Whatsapp deve se beneficiar de outras tecnologias financeiras que estão se fixando no Brasil, como o Open Banking, que permitirá uma integração maior dos serviços que cada usuário tem, não importa que sejam em bancos ou empresas diferentes.

 

Entenda como está sendo traçado o Futuro do Dinheiro e a Revolução Digital dos Pagamentos no INNOVATION PAY, evento gratuito da StartSe que será realizado nos dias 6, 7 e 8 de abril, das 17h às 20h. Inscreva-se aqui e aprenda com as maiores referências do Brasil e do mundo!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Head de Conteúdo e Partner na Startse. Mais de 20 anos de experiência na coordenação e produção de conteúdo editorial e para marcas. Fala sobre estratégia, inovação, tecnologia e comunicação.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!