Mastercard, Visa e PayPal já testam agentes inteligentes que compram, pagam e interagem com sistemas em nome dos consumidores. Entenda por que essa revolução muda tudo no setor financeiro.
Foto: Pexels
, produtora de conteúdo
5 min
•
13 mai 2025
•
Atualizado: 13 mai 2025
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Você sabe o que todas as áreas do mercado têm em comum? A necessidade constante de se reinventar para manter a relevância. E isso não é diferente para o mercado financeiro.
Depois de inovações como o Pix, o Open Finance, a inteligência artificial em aplicativos e o boom das criptomoedas, todo o mercado financeiro parece estar olhando para o mesmo lugar: os agentes de IA.
Se todos estão olhando para a mesma direção, não é coincidência. É sinal de que o mercado está prestes a mudar mais uma vez.
Os agentes de inteligência artificial são uma aplicação mais avançada e autônoma da IA. Eles não apenas analisam dados ou respondem perguntas, mas agem de forma proativa para alcançar objetivos, podendo tomar decisões, interagir com sistemas, executar tarefas e aprender com os resultados.
Um agente de IA tem quatro características principais:
A Mastercard está desenvolvendo, em parceria com a Microsoft, o programa Agent Pay, que permite a agentes de IA (como o Copilot) pesquisar produtos, sugerir opções de compra e até realizar pagamentos em nome do consumidor.Embora a decisão final de compra ainda seja do usuário, o processo se torna muito mais ágil e personalizado. A empresa também trabalha com a IBM para aplicar agentes de IA em contextos B2B.
Já a Visa lançou o Visa Intelligent Commerce, uma solução que integra agentes de IA ao processo de compra, com tokenização, autenticação por API e monitoramento em tempo real.
Esses agentes poderão navegar, escolher, comprar e gerenciar compras de forma autônoma, seguindo regras definidas pelos consumidores. A promessa é de um comércio digital mais relevante, pessoal e seguro.
Além disso o PayPal também está avançando na digitalização da experiência de compra, embora ainda não tenha apresentado agentes de IA autônomos, ele começa a integrar funcionalidades como:
A empresa prepara o terreno para um ecossistema financeiro mais integrado entre online e offline, o que é um passo estratégico para a adoção futura de agentes de IA.
Estamos diante de uma nova fronteira no setor financeiro - onde decisões de consumo não são mais tomadas apenas por pessoas, mas por agentes autônomos programados para otimizar tempo, custo e conveniência. Quem liderar essa transformação, vai definir as regras do próximo ciclo de inovação.
Prepare-se para essa virada.
A StartSe está de olho na revolução dos agentes de IA há muito tempo - e você pode aprender com a gente. Participe da nossa imersão Multiagentes e entenda como aplicar essa tecnologia no seu negócio para sair na frente. Garanta sua vaga e lidere o futuro da automação inteligente.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, produtora de conteúdo
Produtora de conteúdo multimidia que escreve sobre carreira, negócios e tecnologia na StartSe.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!