Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA
Ver todosCertificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação
Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo
NOVO
As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio
Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada
Serviço de entrega parceira será descontinuado em fevereiro, deixando responsabilidade do frete para os restaurantes
99Food (Fonte: divulgação)
, conteúdo exclusivo
5 min
•
7 jan 2023
•
Atualizado: 7 jan 2023
O aplicativo de entrega de comida 99Food, da 99, fez uma mudança importante na sua operação. A companhia anunciou o fim de seu serviço de entrega por meio de profissionais parceiros, deixando a responsabilidade do frete para os restaurantes. Desde que começou a operar, no fim de 2019, o aplicativo oferecia duas opções. Restaurantes podiam escolher se usavam sua própria estrutura de entregas, tendo no aplicativo apenas a ponte com clientes. Eles também podiam deixar as entregas a cargo da rede oferecida pelo 99Food – pagando por isso, obviamente.
Em nota divulgada esta semana, a companhia declarou que o encerramento deste serviço acontecerá no dia 28 de fevereiro. Para dar tempo dos restaurantes se adequarem à nova realidade, a companhia está comunicando os restaurantes e entregadores de sua rede sobre a data da mudança.
No dia 28/02, a 99Food irá encerrar a operação de intermediação de entregas com entregadores parceiros (modelo fullservice), e portanto, a entrega será de responsabilidade do próprio estabelecimento”, destacou a 99Food em comunicado.
Na visão da própria companhia, esta mudança já era algo previsto na estratégia do negócio, mudando de uma plataforma de entregas e apoio logístico para um foco mais concentrado no marketplace, sem o serviço de entrega.
O fullservice é uma comodidade oferecida pelos aplicativos aos restaurantes, mas é uma atividade que tem um custo mais pesado para as plataformas, perdendo dinheiro. Por isso, dentro de um cenário de busca por rentabilidade, o fim da modalidade parece fazer sentido.
O 99Food chegou ao mercado com uma estratégia de “comer pelas beiradas”, ganhando força em cidades menores, para despois entrar em grandes capitais, onde iFood e Rappi já têm presença. Resta saber se a mais nova manobra vai surtir efeitos positivos para a companhia, que conseguiu ficar na frente do Rappi, mas está muito atrás do iFood no market share dos apps de delivery de restaurantes no país. Segundo dados do Statista, o 99Food tem 2% do mercado, enquanto o Rappi tem 1% e o iFood domina com 76%. Detalhe: o iFood tem um sistema de logística própria via entregadores parceiros.
O quase monopólio do iFood no mercado nacional vem causando polêmicas e efeitos sensíveis no mercado nacional de apps de entrega. Um dos mais marcantes foi a saída do Uber Eats do Brasil no começo ano passado, mantendo apenas o suporte a entregas de compras de supermercado, pelo app Cornershop.
Os apps menores também sofreram com essa situação. Em agosto do ano passado, o Apptite, serviço que conectava consumidores de food delivery a chefs independentes cozinhando em casa, fechou suas portas. A empresa focava no apoio aos chefs que desejavam listar seus pratos em diferentes plataformas (iFood, Rappi, Uber Eats e 99Food), porém a tese não parou em pé. “Por que continuar apostando em multicanal se o iFood concentra tudo?”, disparou o CEO da Apptite, Guilherme Parente, em entrevista ao Startups na época.
(Por Leandro Miguel Souza, publicado originalmente em Startups.com.br)
Assuntos relacionados
, conteúdo exclusivo
O mais conceituado portal sobre startups do Brasil. Veja mais em www.startups.com.br.
Leia o próximo artigo
A StartSe é a plataforma de conhecimento do AGORA. Nossa missão é educar, informar e transformar lideranças e empresas do Brasil através do acesso às experiências mais bem sucedidas de negócios dos principais polos de inovação do mundo.
Fale Conosco
Horário de atendimento:
De segunda a sexta, das 10h às 18h
Atendimento exclusivo telefônico
+55 (11) 5039-5602
+55 (11) 97558-6880
+55 (11) 97244-8378
E-mails:
atendimento@startse.com
comercial@startse.com
dpo@startse.com
É um veículo de comunicação e quer receber nossos releases ou agendar uma entrevista conosco?
assessoria@startse.com
STARTSE TURISMO DE NEGOCIOS LTDA CPNJ: 32.291.526/0001-64 | STARTSE INFORMACOES E SISTEMAS S/A CNPJ: 24.554.736/0002-50
Política de Privacidade e Termos
Política Geral de Cancelamento e Remarcação
Todos os direitos reservados © startse.com
São Paulo, Brasil | Palo Alto, EUA | Shanghai, China