Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

A crise energética: a corrida pelo futuro da energia

Como a explosão do consumo de energia pode impactar a sustentabilidade das tecnologias modernas

A crise energética: a corrida pelo futuro da energia

Foto: Pexels

, Founder da StartSe

3 min

18 nov 2024

Atualizado: 18 nov 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Seu conteúdo em até 1 minuto*

O ponto de ruptura entre o consumo de energia e a capacidade de geração está cada vez mais próximo. É por isso que Google, Amazon, Microsoft, NVIDIA e outras empresas estão investindo pesado nisso.

A expectativa é de que o consumo de energia cresça cerca de 5% ano ano, até 2034. Porém, nesse mesmo período, a expectativa é de que a geração de energia, como é hoje, cresça 3% ano ano. 

A eletrificação das frotas, o uso intenso da inteligência artificial, a criação de centenas de data centers e a massificação dos robôs são exemplos de inovações e tecnologias que consomem muita energia.

O Google e a Microsoft estão investindo em energia nuclear, a Amazon já tem suas fazendas solares e campos de energia eólica, Bill Gates está investindo nas duas coisas e também na exploração de hidrogênio.

Lembra que recentemente Microsoft e Amazon anunciaram mais de R$ 20 bilhões de investimentos no Brasil, para construir data centers? Pois é... temos energia limpa e água em abundância...

Água, aliás, pode ser tema para uma outra conversa. O super computador de IA da Tesla consome 1 milhão de galões de litros de água por dia, para ser resfriado. Sim, a IA consome uma enormidade de recursos naturais.

Fique de olho: energia é o próximo gargalo.

Leitura recomendada 

Quer aprender mais sobre as transformações do mercado?

Participe do Executive Program e conecte-se diretamente com Junior Borneli. Inspire-se com quem já faz a diferença! Garanta sua vaga agora!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!