Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


5 filmes de terror com lições valiosas para quem é empreendedor

Neste fim de semana, confira 5 filmes que a gente curte bastante e que podem trazer algum insight (ou não) para quem empreende

5 filmes de terror com lições valiosas para quem é empreendedor

Homem com as mãos na boca (Fonte: Getty Images)

, conteúdo exclusivo

5 min

13 jan 2023

Atualizado: 13 jan 2023

Nós aqui no Startups não somos escritores de texto motivacional no LinkedIn, mas também queremos brincar de pegar temas meio nada a ver com negócios e traçar alguns paralelos. Por exemplo, nossa equipe ama filmes de terror, e muitos deles podem carregar (mesmo que não intencionalmente), algumas críticas ou lições sobre negócios ou tecnologia.

Por isso, e aproveitando que o fim de semana está aí, separamos 5 filmes que curtimos bastante e que podem trazer algum insight (ou não) para quem é fundador, investidor ou entusiasta das startups. Alguns deles são bem fáceis de encontrar nos streamings da vida (outros nem tanto), mas a gente garante a diversão para quem quer ter um bom – e sangrento – momento de lazer.

Bora lá?

1- The Rental (disponivel no Prime Video)

Esse aqui é para quem tem suas ressalvas sobre serviços de aluguel de quarto como o Airbnb. Este filme de 2019 mostra um grupo de amigos que aluga uma luxuosa casa para passar o final de semana, mas descobre que talvez a oferta tenha sido boa demais para ser verdade. Para assustar aqueles que não checam muito as avaliações dos imóveis – e assustar mais ainda aqueles que checam.

2- Mutilados

Esse aqui pode ser um pouco mais difícil de encontrar, já que atualmente não está disponível em nenhum streaming brasileiro, mas é um dos melhores. Esta produção inglesa lançada em 2006 tem o pior título possível em português (o título original é Severance). Ela mostra um encontro de “team building”, no qual uma empresa com escritórios na Inglaterra e no Canadá resolve reunir seus funcionários em uma mansão na Hungria para um fim de semana de confraternização. Contudo, as coisas começam a dar muito errado, e isso é o ponto de partida para as tensões do trabalho virem à tona também.

Thumbnail do vídeo

3- Pesadelo no 13° Andar

Essa dica é da nossa editora Fabiana Rolfini, que dá a letra: “Neste clássico dos anos 90 temos um ‘CEO’ cujo método de trabalho não sustentou sua empresa: um hotel no estilo vitoriano em Los Angeles. Ele e os funcionários do hotel estão todos envolvidos em uma seita que rola no 13º andar do local – mas que na verdade “não existe” aos olhos dos hóspedes (no elevador não há botão que leve para esse andar). Sem dar muito spoiler, recomendo essa pérola. Garanto que a música que toca no corredor do andar fatídico vai te tirar o sono. Pesadelo no 13º Andar não está disponível em nenhum serviço de streaming, mas está completo no YouTube, em toda a sua glória dos anos 90, inclusive com direito a cópia de baixa qualidade (estilo VHS) e dublagem toscona. Então se você curte um um terror à moda antiga, taí um prato cheio”.

4- O Segredo da Cabana (disponível no Apple TV+)

Aqui temos um exemplo de empresa disruptora, mas que não soube gerir da forma segura o seu modelo (arriscadíssimo) de negócios. Não se engane pela primeira hora deste suspense aparentemente sobrenatural, com um bando de jovens que alugam um chalé nas montanhas. Este é um filme sobre uma corporação que encontrou um produto único, mas se perdeu na análise de risco. Não vou falar mais nada: apenas assistam que é demais.


Thumbnail do vídeo

5- Psicopata Americano (disponível no Star+ e Prime Video)

Simplesmente um clássico dos filmes de horror sobre trabalho. Estrelado por um ensandecido Christian Bale, o filme acompanha o icônico personagem Patrick Bateman, um inescrupuloso executivo de Wall Street que adora ostentar sua posição privilegiada e não tem problema nenhum em eliminar (literalmente) as pessoas que ameaçam seu caminho para o sucesso. Ultraviolento e absurdo, mas com um pinguinho bem ácido de verdade sobre o mundo dos negócios, este filme de 20 anos atrás segue bastante atual.

(Por Leandro Miguel Souza, publicado originalmente em Startups.com.br)


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

O mais conceituado portal sobre startups do Brasil. Veja mais em www.startups.com.br.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo