Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


10 livros essenciais sobre Indústria 4.0 e Transformação Digital que você precisa ler

Rodrigo Portes, executivo e autor do livro “Como a indústria 4.0 tem revolucionado o século XXI”, faz um apanhado dos 10 livros essenciais sobre Indústria 4.0 e Transformação Digital.

10 livros essenciais sobre Indústria 4.0 e Transformação Digital que você precisa ler

Foto por: Unsplash

, Palestrante e Mentor de Vendas B2B

25 min

17 jun 2022

Atualizado: 27 jan 2023

por Rodrigo Portes, executivo e autor do livro “Como a indústria 4.0 tem revolucionado o século XXI”

Quando alguém me pergunta: "Qual foi o maior erro que você cometeu durante a sua carreira""Eu já respondo de bate-pronto "Ficar muitos anos sem estudar e sem me atualizar..."

Acredito que esse tenha sido o meu maior erro, mas também é o que eu mais me esforço para corrigir, todos os dias. Depois que entrei no mercado de trabalho, passei mais de uma década sem estudar, sem me atualizar, sempre ocupado demais com a pesada rotina das empresas em que atuei.

Foi só em 2017, quando tirei um período sabático, que me dei conta do quanto eu estava desatualizado. De lá para cá, fiz diversos cursos (marketing digital, indústria 4.0, vendas digitais) e estou sempre em busca de conteúdos que contribuam com minha evolução profissional.

Me tornei um leitor voraz. Adoro ler, principalmente livros que me ensinem algo. Nada contra romances e aventuras, mas o que eu gosto mesmo é de terminar um livro cheio de novos insights para o meu trabalho e para a vida como um todo.

Tornei-me adepto do lifelong learning, que prega o aprendizado constante ao longo da vida. 

Benefícios do Lifelong Learning - Fonte: Annelise Gripp

Além dos livros, estou o tempo todo ligado em lives, webinars e podcasts como os do Resumo Cast e GoEPIK

Se você é uma pessoa que não quer parar no tempo e continuar em constante atualização, separei essa lista com os 10 melhores livros sobre Indústria 4.0 e Transformação Digital que me ajudaram e marcaram muito a minha vida. Com certeza eles também vão te ajudar a adquirir novos conhecimentos e informações sobre um dos temas mais importantes e relevantes dentro do setor industrial na atualidade.

1- A Quarta Revolução Industrial

Escrito por Klaus Schwab, engenheiro e economista fundador do Fórum Econômico Mundial, este livro é destrincha a revolução industrial pela qual estamos passando atualmente. De forma resumida, ela é definida pelo conjunto de novas tecnologias que surgem em velocidade crescente e, quase sempre, utilizando as revoluções anteriores como base para a transformação.

Termos como nanotecnologia, drones, inteligência artificial e outros tantos que estampam as notícias de tecnologia diariamente são parte desse processo. No livro, Klaus tenta explicar por que nós temos todos esses avanços sob controle e como podemos utilizá-los para criar um futuro no qual a tecnologia existe com o propósito de melhorar a vida das pessoas.

Escrito por um dos maiores economistas atualmente vivos, é um livro essencial para entender que as mudanças vistas atualmente neste mercado são bem maiores do que muitos de nós davam conta.

2 - A Segunda Era das Máquinas

Os autores deste livro são Erik Brynjolfsson, diretor do centro do MIT para negócios digitais, e Andrew McAfee, também pesquisador do órgão e ex-professor de Harvard.

A dupla afirmava já em 2014, ano de lançamento do livro, que estávamos em “um ponto de inflexão: uma virada na curva onde muitas tecnologias que só eram encontradas na ficção científica estavam virando uma realidade cotidiana”.

Alguns exemplos: os carros sem motorista do Google, os softwares que conversam como humanos (como o Siri) e ferramentas que funcionam através de big data e inteligência coletiva (como o Waze) - e isso sem falar no boom da robótica.

Todas estas inovações chamavam a atenção exatamente por ocorrerem em áreas - como a da comunicação complexa - que pareciam definitivamente reservadas ao trabalho humano. 

Para os autores, o progresso tecnológico começaria lento e gradual até explodir, e é exatamente esse o momento que estamos vivendo: “os computadores estão fazendo para nosso poder mental o que o motor a vapor fez para nosso poder físico”. O resultado: a maior transformação na história desde a Revolução Industrial. 

3 - IoT: Como usar a "Internet Das Coisas" para alavancar seus negócios

IoT (Internet of things) ainda é um tema sobre o qual a maioria dos executivos não se sente confortável para discutir e tomar decisões.

Contudo, a IoT não é mais uma nova tendência ou modismo. É uma realidade que se impõe e, mais dia ou menos dia, vai chegar ao seu negócio ou setor. Principalmente com a chegada do 5G que vem para “turbinar”, de fato, a indústria 4.0 e a transformação digital.

Este livro de Bruce Sinclair fornece uma visão detalhada da IoT e de que forma ela está transformando a maneira como consumidores e empresas adquirem e usam os produtos. O autor analisa como a IoT vai impactar praticamente todas as cadeias de valor e o que você pode (e deve) fazer a respeito.

Além de conhecimento, esse livro te dará a segurança necessária para aprofundar a discussão sobre IoT na sua organização e como usá-la para alavancar seus negócios.

4 - Indústria 4.0: Princípios básicos, aplicabilidade e implantação na área Industrial

De uma maneira objetiva este livro escrito por Paulo Samuel de Almeida, contempla os conceitos fundamentais e os pilares da Indústria 4.0 para que estudantes e profissionais das áreas de manufatura, engenharia e qualidade tenham uma fonte de consulta para auxiliar na implantação e no gerenciamento de uma organização baseada nos conceitos da Indústria 4.0.

É livro que tem um viés bem mais técnico sobre o tema e que apresenta desde os conceitos básicos, tecnologias habilitadoras, recursos necessários para implementação e roadmap para a indústria 4.0

5 - Indústria 4.0: Fundamentos, perspectivas e aplicações

Este livro escrito por Sergio Luiz Stevan Jr, Murilo Oliveira Leme e Max Mauro Dias Santos, traz uma visão geral sobre a Indústria 4.0, buscando contextualizar a teoria à realidade brasileira, por meio de exemplos concretos de aplicação. Para isso, faz uma revisão bibliográfica, que também considera o desenvolvimento da eletrônica e das telecomunicações. Aborda as tecnologias correlacionadas à Indústria 4.0, como computação em nuvem, Internet das Coisas Industrial (IIoT), big data, inteligência artificial, entre outros.

Detalha, ainda, o modelo de arquitetura da iniciativa alemã Industrie 4.0, com foco na normalização e compreensão técnica dessa proposta. Ao final da obra, são explicadas as diferentes instâncias 4.0 no escopo industrial.

6 - Indústria 4.0: Conceitos e fundamentos

O Livro "Indústria 4.0: Conceitos e Fundamentos" é uma obra escrita por diversos autores, a sua maioria professores universitários, e tem como objetivo proporcionar uma melhor compreensão sobre a Indústria 4.0, estudando-a sob variados ângulos, abordando seus conceitos e fundamentos e abrindo espaço para que seja cada vez mais discutida e estudada.

O texto é apropriado para empresas, estudantes e profissionais da indústria e de outras áreas interessados no tema, e vem para auxiliar no aprofundamento sobre esta nova realidade da manufatura industrial.

7 - A Internet das Coisas

Este livro escrito por Eduardo Magrani visa esclarecer aspectos básicos sobre a IoT (Internet das Coisas), uma das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, porém sem a pretensão de esgotar todas as discussões sobre o assunto. Para atender a esse objetivo, o primeiro capítulo trata dos conceitos de tecnologia e inovação, buscando o correto enquadramento das funcionalidades da IoT nesse contetxo. Em seguida, o autor mergulha fundo sobre a origem do termo IoT, explicitando as características próprias da web 3.0 em contraposição às fases anteriores da web. No terceiro capítulo, é feita uma análise sobre a IoT no Brasil (à época do lançamento do livro) no tocante ao seu potencial econômico e social, ao passo que no capítulo final, trata-se, segundo o autor, dos aspectos negativos da IoT, tecendo reflexões críticas ao fenômeno.

8 - Transformação Digital: Repensando o seu negócio para a era digital

David L. Rogers é o responsável por este que é um dos livros essenciais para CEOs, empresários ou até mesmo entusiastas da área que estão tentando entender como as novas tecnologias afetam os seus negócios e o que eles podem fazer para não serem passados para trás durante esse período de mudanças.

Usando sua experiência ao ter trabalhado em empresas como IBM, Visa e Toyota e ajudado no processo de transformação digital dessas companhias, Rogers traz um apanhado do que é preciso fazer e em quais pontos os negócios do século passado devem focar para se adaptarem ao novo mundo conectado e cheio de concorrentes em potencial.

9 - Aperte o F5: A transformação da Microsoft e a busca de um futuro melhor para todos

A Microsoft teve Bill Gates como CEO até 2000, depois a função foi assumida por Steve Ballmer que, por sua vez, passou o bastão a Satya Nadella em 2014. Até então, o executivo, de origem indiana, não era muito conhecido. Mas ele tem uma longa trajetória na Microsoft e conta tudo neste livro "Aperte o F5", leitura recomendada para quem deseja empreender ou se interessa pelo mundo dos negócios.

Depois de passar pela Sun Microsystems (a companhia foi comprada pela Oracle e não existe mais), Satya Nadella começou a trabalhar na Microsoft em 1992. Ao longo da sua trajetória, ocupou diversos cargos de decisão.

Um dos papéis mais importantes de Nadella foi o de ajudar a Microsoft a montar as suas divisões de serviços nas nuvens, como a plataforma Azure. Hoje, elas respondem por boa parte da receita da companhia. Em meio a tudo isso, fala ainda da empolgante transformação tecnológica que estamos prestes a vivenciar: inteligência artificial, realidade mista e computação quântica não são mais conceitos restritos à ficção científica e prometem alterar completamente as relações entre pessoas e máquinas.

Como CEO, Nadella ajudou Microsoft a perder a imagem negativa que carregava há alguns anos e a se transformar em uma companhia completamente adaptada aos atuais cenários de internet e mobilidade. Como ele fez isso? Essa é umas histórias que Satya conta em seu livro.

10 - Inevitável: As 12 forças tecnológicas que mudarão nosso mundo

Este livro de Kevin Kelly aborda as tendências tecnológicas que irão ou já estão alterando as formas de trabalho e nossa forma de nos relacionar uns com o outros e com as máquinas e a tecnologia que nos rodeia - desde a realidade virtual em casa até a inteligência artificial presente em tudo o que fabricarmos. Algumas das tecnologias abordadas, considerando todo o seu potencial, ainda estão um pouco distantes da realidade da maior parte das pessoas, mas muitas delas já transformam o nosso dia a dia, como é o caso do compartilhamento cada vez maior de ideias, conhecimento e bens de consumo.

Cada capítulo descreve uma das tecnologias, mas a sequência de apresentação e o encadeamento de ideias e exemplos torna muito evidente a proposta de que tudo está essencialmente relacionado.

Kelly, no início de cada capítulo, contextualiza o tema e dá diversos exemplos de sua existência ou tendência para sociedade, muitas vezes colocando sua opinião pessoal sobre o tema, o que torna a narrativa muito mais interessante.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Executivo e autor de 2 e-books sobre indústria 4.0: "Como a indústria 4.0 tem revolucionado o século XXI" e "Como desmistificar a indústria 4.0 e aplicá-la ao seu negócio".

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo