Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Quais são os 6 elementos que compõem os comportamentos de uma liderança

Ser um líder de alta performance não é uma tarefa simples e exige um grande comprometimento. Abaixo, Piero Franceschi, sócio da StartSe, lista os 6 elementos que na sua opinião compõem os comportamentos de uma liderança.

Quais são os 6 elementos que compõem os comportamentos de uma liderança

Liderança de alta performance (Infográfico Piero Franceschi)

, Partner na StartSe

4 min

16 abr 2024

Atualizado: 16 abr 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Outro dia, li por aí que tem um monte de gente que não quer mais ser liderança, que acha que todo esse "peso" não se justifica, prefere fica na sua, fazendo o seu trabalho.

Realmente, ser uma liderança não é uma tarefa simples, mas definitivamente ser um líder de alta performance exige sim um comprometimento que não é trivial. 

Uma coisa é acertar uma vez, outra coisa é manter-se performando em alto nível por muito tempo. Uma coisa é fazer sozinho, outra muito diferente é liderar um time para entregar resultados excepcionais. 

Nesse framework, listei os 6 elementos que, na minha opinião, compõem os comportamentos e atitude de uma liderança que está realmente comprometida em liderar um time que entrega resultados acima da média o tempo todo.

1. Cultive a abertura radical: crie a cultura onde todos falam abertamente sobre o que está bom e o que não está. Sem melindres. Esteja aberto a ouvir e mudar.

2. Separe esforço de resultado: estabeleça a separação entre o que é a entrega efetiva e o que é simplesmente o esforço. Todos tem que se incomodar de não atingir o objetivo.

3. Pratique erros inteligentes: coisas vão dar errado. Incentive os erros inteligentes, em que erramos e aprendemos rapidamente como fazer melhor.

4. Crie uma narrativa audaciosa: construa propósito e intenção nos desafios de forma que todos estejam engajados. Todos querem fazer parte de algo grande.

5. Busque comprometimento: ouça a todos, mas não se perca na tentativa de fazer todos concordarem. Foque em obter comprometimento irrestrito com um plano.

6. Seja claro nos entregáveis: seja específico naquilo que é o esperado. Se preciso for, seja repetitivo e mantenha a consistência. 
 

Leitura recomendada

Piero Franceschi, sócio da StartSe
e co-autor do bestseller “Organizações Infinitas”, tem 20 anos de experiência em Marketing, Estratégia e Inovação em posições de liderança de grandes empresas como Bauducco, Danone, Diageo e Pearson. Quer contratar a palestra do executivo para a sua empresa? Confira como aqui

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Experiente Diretor de Marketing, Inovação e Estratégia com um histórico comprovado em vários indústrias. Hábil em Gestão de Marketing, Planejamento de Mercado, Planejamento Estratégico, Customer Marketing, Inovação e Transformação Digital.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!